Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube
Artigo 27 de fevereiro de 2020

IA oferece infinitas possibilidades na logística

AInteligência Artificial deixou de ser somente uma ficção presente nos filmes ou romances e passou a fazer parte da vida real das pessoas. Em um simples aplicativo de celular já é possível interagir com alguma modalidade de IA.
Para os negócios, esse recurso oferece infinitas possibilidades, principalmente quando integrado a outros sistemas e conceitos, como Internet das Coisas (IoT) e Machine Learning (Aprendizado de Máquina).
O relatório da IBM e DHL – Um relatório da DHL e da IBM analisou o potencial da Inteligência Artificial na logística, revelando como ela pode ser aproveitada na inovação industrial, gerando modelos operacionais e uma nova classe de ativos inteligentes.
Os líderes que gerenciam a Supply Chain podem aproveitar as vantagens que a IA proporciona, como redução de custos, maior desempenho e acessibilidade. O relatório concluiu, acertadamente, que ela tem capacidade para ampliar o potencial humano de forma relevante.
O rápido desenvolvimento da Inteligência Artificial favorece seu uso no setor logístico. Ela ajuda os provedores a tornarem mais ricas as experiências dos consumidores, por exemplo. Isso ocorre por meio de interação verbal (conversação eficaz) e atuação com proatividade, fazendo entregas de um produto antes que o consumidor tenha solicitado.
As novas tecnologias permitem alterações nos modelos tradicionais para operações logísticas dedutivas e proativas. Consequentemente, esses processos se tornam muito mais estratégicos.
Inteligência Artificial e a Indústria – Existem diversas indústrias que já adotam a Inteligência Artificial em seus sistemas de produção. Por meio da interface interativa e da identificação de imagens, a IA ajuda a acelerar tanto a produção quanto a manutenção.
Na indústria automotiva, esta tecnologia vem sendo utilizada para otimizar a autoaprendizagem de veículos autônomos. Os principais setores industriais que recorrem a esse recurso são: o automotivo, o de manufatura e o de engenharia.
As vantagens da Inteligência Artificial na Logística – Veja, abaixo, as diferentes vantagens que a Inteligência Artificial na logística pode oferecer.

1. Redução de falhas – Uma das mais destacadas características da Inteligência Artificial é a capacidade de simular o raciocínio do ser humano, tomando decisões a partir de análises cuidadosas. A IA é encontrada não somente em robôs, mas em softwares ou outros sistemas de gestão e controle.
Devido à sua alta tecnologia, a Inteligência Artificial pode prever e evitar falhas. Isso gera menos prejuízos, reduzindo as necessidades de retrabalho e correções, que podem consumir muito tempo e capital.
2. Aumento da Produtividade – O aumento da produtividade é resultado direto da redução de falhas. Um sistema de produção precisa ser ampliado a partir da detecção dos mínimos erros e da aplicação de ações eficazes para evitá-los ou corrigi-los antes que causem maiores transtornos.
A IA tem potencial para ajudar na manutenção de uma produção padronizada, levando em conta os objetivos definidos pelo gestor. Ela é capaz de ler dados, analisá-los cuidadosamente e identificar se existe algo errado.
Utilizar a Inteligência Artificial de acesso remoto também favorece a produtividade, pois não é preciso que certos líderes e gestores permaneçam o tempo todo no ambiente de trabalho. Assim, o tempo gasto dentro da empresa fica mais bem organizado.
3. Redução de Custos – A redução de perdas, otimização do transporte e automatização de processos geram uma enorme redução nos custos operacionais. Com isso, a empresa se torna mais competitiva, pois consegue direcionar seus recursos para aumentar a qualidade dos seus serviços e conquistar fatias maiores do mercado.
4. Melhoria nos Processos de Armazenagem – Os efeitos positivos da Inteligência Artificial na logística também são confirmados nas operações de armazenamento, estocagem e inventário. Muitas atividades no setor podem ser realizadas por máquinas e gerenciadas por softwares inteligentes.
Uma palavra chave no desenvolvimento da IA é o algoritmo. Não é tão simples entendê-lo, mas a partir do momento em que os desenvolvedores de softwares trabalham com ele, têm a chance de personalizá-lo de modo a atender às necessidades mais específicas de determinada organização.
A IA pode analisar as mercadorias armazenadas, realizar uma contagem minuciosa, prever demandas e calcular quantidades. Todas essas ações contribuirão para deixar os estoques mais enxutos, reduzir os desperdícios e evitar a imobilização de uma quantia muito alta do capital de giro.
O sistema de gestão de armazenamento (WMS) já é um sistema que pode aproveitar os benefícios das ferramentas de IA.
5. Otimização do Transporte – A Inteligência Artificial também contribui para controlar o transporte de mercadorias. Essa coordenação pode ser feita de forma bem simples (a partir de um aplicativo, por exemplo).
O dispositivo favorece uma comunicação rápida entre a empresa e o motorista durante toda a rota entre a origem e o destino da encomenda. O controle de frota, por meio de um painel (computador de bordo), já é aplicado em muitas gestões logísticas.
A IA ainda promove melhorias no processo de entrega, permitindo inclusive que o comprovante de recebimento seja assinado eletronicamente.
6. Monitoramento – O monitoramento da frota em tempo real ganhou muito com a tecnologia digital. São usados algoritmos de aprendizado da máquina para identificar, com segurança, o motorista que está guiando determinado veículo naquele exato momento.
Tal tecnologia faz isso analisando a maneira como o profissional dirige o caminhão. Usando um software adequado, o gestor detecta falhas na condução e quem é responsável por elas. Dessa maneira, fica mais fácil controlar os gastos com combustível e manutenção, evitando erros recorrentes na condução do veículo.
Um sistema de automação chamado TMS, tal como o ERP e o WMS, pode aproveitar recursos de IA e Machine Learning para aprimorar seus processos de administração de veículos.
Como vimos, a Inteligência Artificial na logística é uma realidade e uma tendência que se consolida cada vez mais.
Veículos autônomos, guiados por IA, são possibilidades concretas para um futuro próximo. Os drones já estão cotados como “entregadores” alternativos para mercadorias e distâncias menores, no entanto acredito que no Brasil há muito ainda a ser explorado antes desta modalidade de transporte se tornar real.

Newsletter
Cadastre-se aqui

Top do Transporte
Top do Transporte
Fronius Patrocinador
Nimbi Patrocinador
Volkswagen Patrocinador
Mercedes Patrocinador
Top do Transporte
Top do Transporte
JLL
Savoy
Sds
Retrak
4K