Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 9 de fevereiro de 2009

IFECAP de janeiro registra melhora nas expectativas de curto prazo

O IFECAP – Índice FECAP de Expectativas nos Negócios apresentou em janeiro 114,70 pontos, alta de 3,72 pontos em relação ao mês anterior, quando havia registrado 110,99 pontos. O resultado interrompe uma seqüência de quatro quedas consecutivas.

Com esse resultado, o IFECAP retorna aos mesmos patamares verificados em novembro do ano passado. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o Índice demonstrou nova queda, de 9,47 pontos, sendo a oitava consecutiva nessa comparação. Apesar do aumento verificado em janeiro na comparação com dezembro, o resultado deve ser interpretado mais como um ajuste às expectativas de curto prazo do que como uma mudança de tendência nas expectativas de longo prazo. A expressiva queda na comparação anual sinaliza que os empresários do comércio continuam preocupados com os efeitos da crise sobre seus negócios.

Quanto ao porte das empresas, a alta no IFECAP, na comparação com dezembro, é puxada pelas microempresas (alta de 5,49 pontos). Do ponto de vista regional, a alta é decorrente das expectativas dos empresários do interior (4,30 pontos), ao passo que, na capital, houve alta de 2,78 pontos.

O IFECAP é calculado mensalmente pela FECAP – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. O índice é composto pela compilação de informações sobre o desempenho atual das vendas e das encomendas, bem como da avaliação sobre a situação atual das empresas do comércio varejista. Consideram-se ainda informações sobre a expectativa dos empresários quanto ao desempenho das vendas para os próximos três meses.

Enersys
Volvo
Savoy
Retrak
postal