Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Reconhecimento 30 de junho de 2023

IFOY AWARD 2023: “Oscar da Intralogística” premia seis empresas por inovações

Foi realizada na noite do dia 22 de junho último, em uma cerimônia glamorosa, com cerca de 200 convidados ligados às áreas de negócios, ciência, política e mídia, no Dortmunder U.Ismaning, perto de Munique/Dortmund, na Alemanha, a cerimônia de entrega do IFOY AWARD 2023. O Prêmio Internacional de Intralogística e Empilhadeira do Ano (IFOY), realizado sob o patrocínio do Dr. Robert Habeck, Ministro Federal de Economia e Proteção Climática da Alemanha, é conhecido mundialmente.

O IFOY AWARD homenageia os produtos e as soluções de intralogística mais inovadores do ano. Estabeleceu-se como um indicador de custo-benefício e inovação e é considerado o prêmio de inovação internacional de destaque em intralogística devido ao seu conhecimento técnico. A base da decisão é a auditoria em três etapas – consistindo no protocolo de teste IFOY que compreende cerca de 80 critérios, o IFOY Innovation Check científico e o teste do júri. O fator decisivo é que os indicados não sejam comparados entre si, mas sim com seus aparelhos concorrentes no mercado.

O júri, internacional, é composto por jornalistas especializados. Vale destacar que a Logweb é a única jurada das Américas. 

Ganhadores

Em 2023, 21 empresas com 23 produtos e soluções foram finalistas na décima primeira rodada do prêmio. “O júri tomou uma de suas decisões mais difíceis em abril, sinalizando por mais tecnologia em logística. Já durante o IFOY TEST DAYS, ficou evidente o excelente nível dos finalistas deste ano, alguns dos quais estão muito à frente de seus concorrentes no mercado em termos de inovação e benefícios para o cliente. Seus produtos e soluções serão a referência futura para Centros de Distribuição modernos”, disse Anita Würmser, presidente executiva do júri do IFOY, durante o evento.

Agilox, Crown, DS Automotion, Hunic e Still receberam, cada uma, um dos cobiçados prêmios de intralogística, enquanto a Jungheinrich venceu em duas categorias.

O IFOY AWARD na categoria “Automated Guided Vehicle (AGV/AMR)” foi ganho pela Agilox com o Agilox ODM. O dolly, que se move de modo omnidirecional, é um robô de logística inteligente para transporte de cargas pequenas. Graças à tecnologia X-Swarm, a solução encontra, de forma autônoma, a rota mais rápida através do ambiente de produção ou logística. Entre outras coisas, o júri destacou as funções autônomas para evitar obstáculos no percurso de forma muito positiva.

A vencedora na categoria “Warehouse Truck highlifter” foi a Crown, com a selecionadora de pedidos completamente redesenhada com alcance de 11,2 metros e capacidade de carga de até 1,25 tonelada SP 1500, que pontua em performance, eficiência e ergonomia. O IFOY Innovation Check enfatiza a “ergonomia única com muitas opções de configuração desenvolvidas a partir de estudos diretamente nas instalações dos clientes”. Ele também destaca “a utilização em diferentes larguras de corredor, uma operação única ajustável individualmente, bem como o excelente campo de visão”.

Na categoria “Software Intralogístico”, a DS Automotion levou para casa um troféu pelo seu software Arcos, para veículos. A TI torna possível pela primeira vez ter frotas AGV e AMR dirigindo com base em zona variável entre orientação de faixa fixa, orientação de faixa com prevenção flexível, bem como navegação livre com um único software de veículo flexível (autonomia programável). Segundo o júri, em combinação com a navegação cooperativa, que permite aos robôs realizar ações evasivas coordenadas, o fabricante oferece uma solução muito eficiente que também pode integrar veículos de outros fabricantes por meio da interface VDA 5050.

Um total de cinco jovens empresas concorreram a um prêmio na categoria “Startup do ano” deste ano. Na disputa acirrada, o Hunic convenceu os jurados na final com o SoftExo Lift. O exoesqueleto passivo é um auxiliar de levantamento e transporte extremamente leve, mas eficaz. Trabalhadores qualificados são apoiados por até 21 por cento ao levantar e transportar cargas. O corpo é aliviado em até 50 por cento. Além disso, movimentos incorretos são apontados ao usuário. Segundo os jurados, o grande salto inovador está no desenho do exoesqueleto exclusivamente de materiais elásticos.

A Jungheinrich venceu na categoria “Especial do Ano” com sua “câmera de garfos addVIEW”. A câmera totalmente digital com leitura de código de barras reduz os erros de armazenamento e recuperação. Evita mercadorias registradas incorretamente ou locais de armazenamento no WMS e, portanto, tempos de busca não planejados, devoluções ou perda de mercadorias.

A câmera lê os códigos de barras diretamente no local de armazenamento, compara com as especificações do WMS e marca os compartimentos corretos e incorretos em cores conforme o veículo passa. O reconhecimento é feito no volante. Embora as tecnologias individuais não sejam novas em si mesmas, “a combinação nesta implementação exemplar deve ser considerada altamente inovadora”, de acordo com o veredicto do júri.

A Jungheinrich também levou para casa um segundo troféu com o PowerCube, na categoria “Robô de Intralogística”. Neste sistema de armazenamento compacto e automatizado, flexível, rápido e eficiente, o acesso é possível por baixo, permitindo uma manutenção mais fácil e alturas de teto variáveis. O júri destacou várias inovações, incluindo o peso de carga de 50 quilos e uma função de carregamento rápido para operação ininterrupta dos robôs sem tempo de inatividade.

O fornecedor de intralogística STILL ganhou um dos cobiçados prêmios para a transpaleteira para operador a pé EXH 16 na categoria “Empilhadeiras para armazém”. O modelo faz parte da série EXH 14-20 Plus – elevadores guiados manualmente e derivados com elevação adicional para aplicações de separação de pedidos. O design compacto, juntamente com o novo cabeçote funcional e as melhorias resultantes em termos de operação e características de direção, são classificados como “indubitavelmente novos” pelo IFOY Innovation Check. A EXH mostra assim que as inovações ainda não chegaram ao fim nesta classe de veículos.

A fase de candidatura ao IFOY AWARD 2024 começa em 1 de agosto de 2023.

Patrocinadores

Os patrocinadores do IFOY AWARD são a VDMA Materials Handling and Intralogistics Sector Association e a VDMA Robotics + Automation Sector Association. Os parceiros da IFOY são a Messe Dortmund e a Cascade, fabricante líder mundial de implementos para empilhadeiras. O parceiro de paletes da IFOY é a CHEP, líder global de mercado em pooling de paletes. Parceiro de logística é LTG. O parceiro do trailer é Fliegl Fahrzeugbau.

A sede da organização IFOY fica em Ismaning, perto de Munique. 

Veja todos os indicados ao IFOY AWARD 2023 em: https://tinyurl.com/43twmtyw

Veja o vídeo com lances da premiação em: https://tinyurl.com/nhuxahux

Enersys
Savoy
Retrak
postal