Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Logística Farmacêutica 20 de janeiro de 2023

Indústria farmacêutica movimenta quase R$ 90 bilhões no Brasil

A indústria farmacêutica brasileira é um mercado em crescente ascensão. Para termos ideia da dimensão desse setor, em 2021, o mercado farmacêutico no Brasil movimentou cerca de R $88,28 bilhões, de acordo com dados da consultoria especializada IQVIA. O país ocupa, atualmente, o 6o maior mercado farmacêutico do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China, Japão, Alemanha e França. 

Diante de números tão robustos, a segurança dessa indústria tornou-se fundamental e primordial a fim de oferecer um ambiente seguro para os colaboradores e os clientes. A segurança eletrônica tornou-se uma grande aliada para o setor farmacêutico ao oferecer soluções eficazes e complementares.  

Como todos sabem, a segurança eletrônica é definida como um conjunto de serviços e tecnologias, integrados por um sistema eletrônico, que tem como objetivo principal monitorar ambientes e pessoas para que, dessa forma, tenha um aumento da segurança tanto do patrimônio quanto dos indivíduos. 

“A segurança eletrônica na indústria, em especial a farmacêutica, observa cada uma das etapas, desde o recebimento da matéria prima, seu fracionamento, sua conferência por todos os setores e a finalização para entrega ao destinatário”, explica Claudio Gaspari, CEO da Veolink, uma das principais integradoras de soluções em segurança eletrônica e gestão do Brasil.  

Para que todo o processo seja bem-sucedido, também é de extrema importância o acompanhamento do funcionamento dos maquinários e as movimentações de pessoas responsáveis e o controle de acesso a ambientes autorizados.

“Considerando o alto valor agregado de seus produtos e equipamentos, bem como a facilidade que criminosos encontram de revender medicamentos roubados no mercado “paralelo”, é essencial pensar em um planejamento adequado e estratégico de segurança eletrônica”, afirma Gaspari.

As tecnologias essenciais para o setor da indústria farmacêutica disponíveis, atualmente, no mercado são o Circuito Fechado de TV (CFTV); controle de acesso; proteção perimetral; RFID sistemas de identificação via rádiofrequência; SDAI, entre outros. “Todos esses processos estão disponíveis na Veolink, que hoje tem se destacado nesse mercado”, diz o CEO da Veolink. 

Volvo
BR-101
Mundial Express
Savoy
Globalbat
Retrak
postal