Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 10 de maio de 2002

Informática a serviço da logística

Há um consenso de que o uso da informática em todos os segmentos da logística é fundamental para proporcionar a velocidade na tomada de decisões e no atendimento das necessidades dos clientes que o mercado hoje impõe.

Seria praticamente impossível imaginar um controle efetivo de todas as etapas da logística sem o apoio de um sistema de informática.

Veja algumas das inúmeras alternativas disponíveis no mercado para auxiliar nesta árdua tarefa.

Custos

A Startrade Assessoria fornece uma ferramenta que visa agilizar e reduzir os custos na logística de transporte, diminuindo as perdas no embarque. Trata-se do MaxLoad, um software que faz toda a cubagem e otimização de carga por computador em qualquer tipo de veículo, palete ou caixa, de maneira rápida.

“O Maxload gera várias alternativas de carga, permitindo editar os resultados manualmente, e ainda gera relatórios da carga. Ele também leva em conta o centro de gravidade do veículo, peso máximo por eixo e peso total, bem como a prioridade de embarque e desembarque das mercadorias soltas ou paletizadas”, diz Fabiano F. C. Studzinski.

Outro produto oferecido pela empresa é o TOPS, uma ferramenta que busca o desenvolvimento ótimo de embalagens e paletizações. Ele cria novos produtos, calcula a embalagem ótima – ou busca a melhor dentro de sua base de dados -, desenha diferentes padrões de paletização e carrega tudo de forma otimizada em diferentes tipos de veículos. Além disso, gera testes de resistência em embalagens de papelão e emite relatórios com sugestões da melhor opção de caixa.

Também na área financeira opera um dos softwares oferecidos pela Modallport, só que este atende às empresas do segmento portuário. Ele executa o controle de faturamento, o gerenciamento de contas a receber e a pagar, os pagamentos a fornecedores e recebimentos de clientes.

A mesma empresa fornece um software de controle de operações e gestão de terminais portuários, atendendo às necessidades de acompanhamento das operações de movimentação de importação e exportação de contêineres em terminais portuários. Através deste sistema é possível gerenciar os movimentos de carga e descarga de navios, incluindo os movimentos de remoções e transbordos, e as operações de pátio também podem ser gerenciadas de forma direta.

A Modallport também fornece software de controle de agências marítimas, controles comerciais, documentais e financeiros, que supre as necessidades de agentes marítimos que prestam serviços para armadores e atendem às rotinas comerciais, documentais e financeiras.
Entrega de produtos

Por sua vez, a Sisgraph está lançando o GeoMedia WebEnterprise, uma solução que permite gerenciar a entrega de produtos.

Baseada em sistemas de informações geográficas, associa mapas digitais inteligentes ao banco de dados ou a qualquer outro tipo de informação disponível na empresa. Desta forma, permite uma análise gráfica de rotas que pode incluir impactadores como cargas perecíveis ou urgentes que requerem um tempo menor de entrega. Ou ainda produtos que são transportados por veículos que só podem trafegar em determinadas vias ou determinados horários.

Por seu lado, a Inovatech acaba de lançar mais dois produtos: o Fretes Inovatech, para gestão de fretes por parte do embarcador, contemplando cálculos, simulações e performance; e o Sistema de Administração de Pátio de Contêineres Inovatech, para gestão de operações com contêineres.

A Softway/Softcomex está lançando o EV Sys (Entreposto Virtual), que viabiliza a instalação de estabelecimentos industriais no interior de recintos alfandegados.

O novo sistema, que é exigido pela Receita Federal, contribui para a viabilidade da instalação dos aeroportos industriais, plataformas portuárias industriais e portos secos industriais no território brasileiro, permitindo o controle rígido de toda a sua operação. “O EV Sys é um software que possibilita o acompanhamento de todo o processo dentro dos aeroportos, portos e EADIs, assegurando a qualidade exigida pelas empresas na chegada de matérias-primas, na movimentações das mercadorias e no controle da produção”, ressalta o gerente de sistemas de regimes especiais da Softway/Softcomex, Menotti Franceschini.


Rastreamento

Por último, vale destacar o lançamento da Custom, o software Papillon, capaz de monitorar todas as operações de comércio exterior. Resultado de uma pesquisa de três anos, o Papillon funciona integrado ao ERP – Enterprise Resource Planning das empresas/clientes e dá status de cada fase das operações logísticas. O sistema permite média histórica de prazos por diferentes modais e rastreamento do desembaraço aduaneiro com status do processo, além de gerar relatórios personalizados, fornecer informações contábeis e fiscais, saldo de mercadoria no entreposto e taxa de câmbio e eliminar a necessidade das várias digitações que exigem os processos logísticos convencionais. “Disponível na Internet, o sistema agrega valor aos nossos serviços, trazendo para o cliente, além da redução nos prazos estipulados, a automatização total do processo burocrático” , afirma Milson Januário, diretor de marketing da Custom.

Enersys
Volvo
Savoy
Retrak
postal