Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 13 de setembro de 2010

Itajaí persegue meta de movimentar 800 mil TEUs em 2010

Tendo registrado uma movimentação de 594,41 mil TEUs de janeiro a agosto deste ano, o Complexo de Itajaí quer superar a projeção para 2010, que é de movimentar 800 mil TEUs até o final do ano. Segundo o diretor comercial do Porto de Itajaí, Robert Grantham, o objetivo deverá ser alcançado e superado.

Em agosto último, Itajaí registrou 90 atracações, totalizando um total de 86,52 mil TEUs, superando a movimentação do mês anterior, que foi de 84,13 mil TEUs, embora o número de atracações tenha sido um pouco maior em julho: 95.

De acordo com Grantham, considerando todos os terminais do Complexo, as exportações sofreram uma pequena retração de 2,64 mil TEUs, nada que abale as expectativas de movimentação para 2010.

As importações, conforme relato do diretor comercial, ficaram estáveis, sendo que a maior variação aconteceu na movimentação de contêineres vazios, a qual teve um aumento de 4,11 mil TEU entre dois terminais, em partes iguais.

Grantham explica que esse número está relacionado à reposição de contêineres vazios, principalmente para a Ásia, devido ao grande volume de cargas que Itajaí importa de lá.

Sobre as nove atracações de navios de carga geral registradas em Itajaí em agosto último – em julho houve quatro –, Grantham afirma que há enormes possibilidades de uma retomada deste segmento, liderado agora pela demanda de produtos siderúrgicos, tanto na importação quanto na exportação.

Segundo o superintendente do Complexo, Antonio Ayres dos Santos Júnior, a liberação das alíquotas para a importação de até 200 mil toneladas de aço para ser empregado na produção da linha branca é outro fator que tende a ampliar a movimentação de navios de carga geral em Itajaí, juntamente com o anúncio da instalação da empresa IESA em Navegantes, na área portuária, para produzir módulos para plataformas de petróleo.

 

Enersys
Savoy
Retrak
postal