Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Logística e Meio Ambiente 24 de maio de 2023

Kuehne+Nagel, LATAM Cargo e Elite Group investem na compra de SAF para reduzir emissões no Dia das Mães

Como parte das comemorações do Dia das Mães, a Kuehne+Nagel, a LATAM Cargo, e a Elite Group se uniram para comprar mais de 25.000 litros de combustível sustentável de aviação (SAF). A quantidade permitiu reduzir o equivalente ao total de emissões geradas em um voo cargueiro na rota Bogotá – Miami, período em que se transporta uma grande quantidade de flores, principalmente rosas.

O SAF é um combustível proveniente de matérias-primas alternativas como resíduos, gorduras e óleos, entre outros. Quando usado em voo, é misturado ao tipo convencional para produzir uma operação com menores níveis de CO2.

Nesta aquisição, o combustível foi produzido a partir de óleo de cozinha usado e depois tratado. O SAF é capaz de reduzir em aproximadamente 80% as emissões de CO2 durante seu ciclo de vida quando comparado ao combustível convencional. Por este motivo, é possível dizer que as empresas adquiriram uma quantidade de combustível sustentável capaz de reduzir o total das emissões em um voo na rota Bogotá – Miami.

Para Kuehne+Nagel, a aquisição representou mais um passo em direção ao seu objetivo de reduzir as emissões de CO2 e o impacto ambiental nas cadeias de abastecimento. Para Ingo Goldhammer, presidente da empresa para América do Sul e Central, “como indústria, precisamos liderar o caminho para frear o aquecimento global. Esta aliança junto a Elite Group e LATAM Cargo reflete nosso entendimento de que a colaboração é a melhor forma de implementar ações, com cada um contribuindo com sua experiência em prol de um objetivo que diz respeito a todos”.

O CEO da LATAM Cargo, Andres Bianchi, enfatiza que: “Esta iniciativa é mais um passo do grupo LATAM em nossos esforços contra as mudanças climáticas. Queremos dar uma contribuição significativa para o desenvolvimento sustentável da região e, para isso, nos comprometemos, entre outras coisas, a sermos neutros em carbono até 2050. O investimento está alinhado com a meta, na medida em que nos permite avançar em nossa agenda de SAF, ao mesmo tempo em que reflete nossa convicção na importância da colaboração em toda a cadeia logística para alcançar grandes mudanças. Nesse sentido, esperamos que exemplos como esse ajudem a capitalizar o potencial da América do Sul na geração de SAF”

A Elite Group, uma das líderes mundiais no mercado de flores frescas, acrescenta que “a sustentabilidade está no centro dos valores do Grupo Elite, em cada uma das nossas frentes de negócio, e é assim que entendemos a urgência de enfrentar os desafios ambientais no frete aéreo para o transporte de flores a partir da Colômbia e do Equador para os Estados Unidos, Canadá e Europa. Essa iniciativa está alinhada à nossa estratégia de sustentabilidade mais ampla, na qual exploramos soluções inovadoras para alcançar uma cadeia de suprimentos mais sustentável”, afirma Galo Sanchez, vice-presidente executivo.

De acordo com a IATA, atualmente o uso do SAF faz uma grande diferença na descarbonização do setor aéreo. Entretanto, as quantidades de SAF disponíveis globalmente são limitadas, principalmente, devido à falta de condições para pesquisa, desenvolvimento e produção. Por este motivo, é necessário um trabalho colaborativo entre os diferentes atores envolvidos na indústria.

Compromisso com a sustentabilidade

Em Março, a Kuehne+Nagel comunicou em março sua nova estratégia de negócios para os próximos quatro anos e, para atingir seu objetivo, estabeleceu os seguintes pilares prioritários: Experiência Kuehne+Nagel, Ecossistema Digital, Potencial de Mercado e Living ESG. Este último tem foco no desenvolvimento de ações concretas que contribuam para a redução do impacto ambiental, juntamente com o trabalho em nível social com as comunidades, com o apoio de uma estrutura de governança consolidada. Em seu compromisso com a descarbonização do setor, a empresa firmou importantes acordos em nível global para poder oferecer SAF nos 100 países em que opera.

Além disso, a Kuehne+Nagel tem plataformas para seus clientes como a myKN e SeaExplorer, que fornecem visibilidade das emissões de carbono das operações, bem como relatórios que buscam medir, evitar e reduzir a pegada de carbono em torno dos processos logísticos.

Por sua vez, o grupo LATAM lançou, em maio de 2021, sua renovada estratégia de sustentabilidade, na qual estabeleceu metas desafiadoras: SAF será responsável por 5% de todo o consumo de combustível em suas operações até 2030; alcançará a neutralidade de carbono até 2050; eliminará os plásticos de uso único até 2023; e se tornará um grupo com zero resíduos em aterros sanitários até 2027.

Enersys
Volvo
Savoy
Retrak
postal