Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Modal Marítimo 6 de julho de 2021

Laboratório experimental simula Porto Industrial em Santos

fachada-leip

A ABTRA (Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados) está montando, na área do Porto de Santos, um laboratório de Entrepostagem Industrial Portuária, à Rua Conselheiro Nébias, 447, Santos.

Durante os próximos meses ele vai simular na prática a atividade de um porto industrial. Vai mostrar como os recintos alfandegados podem funcionar como pequenas indústrias, juntando peças importadas e nacionais para transformá-las em produtos, antes mesmo do pagamento dos impostos de importação, uma vez que cada componente e etapa dessa produção ocorrem sob controle aduaneiro.

As empresas associadas da ABTRA participantes do projeto – Bandeirantes-Deicmar, Marimex, Santos Brasil e Transbrasa – vão utilizar esse espaço físico experimental para treinar suas equipes sobre a nova atividade e apresentar o novo serviço aos seus clientes industriais.

Os fiscais da Receita Federal no Porto de Santos também poderão comprovar a eficiência e credibilidade no controle aduaneiro das cargas nesse tipo de instalação, facilitando a homologação do novo negócio.

O projeto de Entreposto Industrial Portuário se justifica porque o Brasil, como todos os países do mundo, está desburocratizando e agilizando o fluxo de cargas nos portos. Com isso, cada vez menos as cargas precisarão ficar armazenadas nesses locais, aguardando a liberação pelos órgãos fiscalizadores. Até hoje, as empresas administradoras de recintos alfandegados prestaram um importante serviço ao comércio exterior brasileiro, garantindo a segurança aduaneira dessas cargas armazenadas, mas agora o serviço de armazenagem deverá diminuir bastante.

Nesse novo cenário, o Entreposto Industrial Portuário poderá oferecer aos recintos alfandegados a alternativa de ampliarem e diversificarem seus serviços para além da armazenagem de cargas. As indústrias também poderão aproveitar a logística dessas instalações alfandegadas próximas do porto para otimizar suas linhas de produção e montagem dos itens armazenados sob controle aduaneiro, isentas de imposto de importação até que o produto final seja nacionalizado ou siga para exportação.

O projeto conta com a parceria da Fivercel, desenvolvedora do software Logistic Information Suite (LIS), que faz a governança de todos os insumos e das etapas de manufatura, armazenagem, controle aduaneiro e distribuição das mercadorias, permitindo o rastreamento e o controle pela Receita Federal, pelo operador logístico e pelo dono da mercadoria.

O Entreposto Industrial Portuário cria uma nova oportunidade de negócios para os terminais e recintos alfandegados, além de atrair indústrias e gerar novos empregos para a Baixada Santista e toda a região do Porto de Santos.

webinar
alperseguros
Jamef
Jamef
fronius
Kivnon
Geotab
Retrak
savoy
postal