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Conteúdo 14 de setembro de 2010

LOG Fashion inicia atuação em segmento que cresce a cada dia

Tendo ingressado no mercado em julho deste ano, com o objetivo de atender ao varejo e à indústria têxtil, a LOG Fashion (Fone: 11 4169.5278), empresa nascida da TecniExpress, operadora logística com seis anos de atuação no setor têxtil, aposta que nos próximos anos a terceirização de serviços logísticos será um diferencial estratégico para as empresas deste segmento.

De acordo com Marcelo Flório, CEO da LOG Fashion, a demanda por serviços logísticos para o segmento têxtil está crescendo muito, principalmente por conta da profissionalização do setor. Ele destaca que as fusões e aquisições de grifes nacionais, assim como a vinda de grifes internacionais para o Brasil, geraram necessidade por eficiência logística, foco no core business e redução de custos, características em evidência no setor de moda.

Com esta tendência – segundo Flório –, atrelada às perspectivas de crescimento econômico do Brasil e o consequente aumento do consumo, a procura por serviços logísticos no segmento têxtil é bem maior do que a oferta. "Identificamos, então, esta demanda e decidimos investir mais, buscando oferecer um serviço diferenciado, com profissionais do mercado, tecnologia e muita transparência nos processos", comenta, justificando a entrada da empresa no segmento.

O CEO da LOG Fashion está certo de que em um curto prazo o mercado buscará a terceirização logística por conta de uma estratégia de crescimento de médio e longo prazo, já que o aumento do volume e dos pontos de vendas serão uma consequência natural dos varejistas.

Portanto, garante que sem o suporte logístico necessário, o crescimento será prejudicado. "A eficiência logística está diretamente ligada ao planejamento estratégico dos varejistas de moda. Sendo assim, é impossível planejar e crescer neste segmento sem ter uma logística eficiente", assegura. "Diante desse panorama, temos que estar preparados agora, para atendermos a demanda de nossos clientes no futuro", explica.

Para estar preparado para atender a este mercado é preciso que o Operador Logístico conheça a fundo as particularidades da cadeia logística do mundo da moda, desde o desenvolvimento da coleção, sua sazonalidade, fornecedores de matéria-prima, fabricantes de produto acabado, armazenagem, controle dos estoques e distribuição para os pontos de venda, geralmente centros comerciais e shoppings centers, locais que também possuem características próprias.

Do ponto de vista de Flório, somente com este conhecimento é possível prestar um serviço com valor agregado aos clientes, tendo em vista que a moda é perecível. "O Brasil é imenso, com variações climáticas e costumes de consumo bem diferentes, de acordo com cada região. Além disso, existe também a questão de controles de cores e grades (tamanho das roupas), detalhes que fazem toda a diferença quando se trata de logística têxtil", acrescenta, buscando ilustrar o quão complexa é a logística do setor.

Foi pensando nas especificidades exigidas pela logística da moda que a LOG Fashion buscou a expertise de Flório, profissional que atuara a frente das operações logísticas de grandes grifes como Triton, Forum, Siberian e Crawford. Ao longo de sua carreira, ele buscou criar formas de agilizar a gestão por meio de uma inteligência capaz de integrar o lojista com fornecedores e consumidores.

Agora, contando com o executivo na linha de frente de seus negócios, a LOG Fashion entende que terá destaque no mercado de logística têxtil graças a uma gama de novos serviços criados, como o controle de acervo de estilistas ou marcas; logística para desfiles e feiras de moda; logística reversa de produtos, cabides, alarmes de segurança, embalagens retornáveis, etc.; reabastecimento automático de lojas; consolidação de fornecedores e distribuição; operação especializada para bazares, lojas de temporada e outlets; e armazenagem de material de Visual Merchandising e uniformes de vendedores.

Todos estes serviços se juntam aos outros já existentes e tradicionais para compor o portfólio da empresa. Embora os serviços possam ser contratados individualmente, geralmente a LOG Fashion é responsável pela gestão completa da logística de seus clientes, dentre os quais estão marcas como La Martina, Zorba, Hanes, Kendal, Tensor, Fatal Surf, Caedu, Menta & Mellow, Gangster, Havaianas, Besni, Typs Jeans, Jezzian, entre outros.

Estrutura

A empresa conta com um Centro de Armazenagem localizado na Granja Viana, em Cotia, SP, o qual dispõe de segurança interna e externa. Já a frota de veículos é equipada com rastreadores, monitoramento, gerenciamento de risco e apólice de seguros para cargas.
 
Atualmente, entre frota própria e terceirizada – sendo que os terceiros trabalham exclusivamente para a LOG Fashion –, a empresa dispõe de 100 veículos que atuam na distribuição rodoviária, além de contar com uma parceria para entregas emergenciais no modal aéreo.

Apesar de atender a todo o Brasil, o maior foco de atuação da LOG Fashion é na região sudeste, principalmente no eixo SP-RJ, onde existe a maior concentração de grifes e do mercado -consumidor.

Investimentos

Segundo Flório, a empresa investe pesado constantemente, buscando as melhores práticas e inovações do mercado. "Nossos investimentos são sempre direcionados para nossos colaboradores, em tecnologia e em equipamentos. A expansão de nossa empresa é uma consequência natural, tendo em vista que crescemos a cada entrada de um novo cliente", argumenta.

Nos últimos meses, a LOG Fashion inaugurou um novo CD, implementou um software de gestão corporativa com WMS, TMS e CRM, além de ter adquirido equipamentos de armazenagem e caminhões. Com isso, de acordo com o CEO, em pouco tempo a empresa dobrou o faturamento, já que a nova estrutura possibilitou otimizar recursos e aumentar a capacidade de armazenagem e distribuição.

Para o futuro, o executivo diz que há muitos projetos em andamento e que exigirão novos investimentos, os quais já estão programados com base no planejamento estratégico da LOG Fashion. O principal deles é a expansão do CD, prevista para 2011.

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