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Meio Ambiente 30 de junho de 2015

Logística e Meio Ambiente – Logweb Ed. 160

Marcos & Farina Arquitetos aposta na construção sustentável como oportunidade de negócios

A Marcos & Farina Arquitetos (Fone: 11 5071.0360) presta serviços nas áreas de projetos e gerenciamento técnico e financeiro de obras de engenharia para os setores industrial e de logística, apostando também seus investimentos em uma tendência mundial e que tem ganhado cada vez mais espaço: o mercado de construção sustentável. Um dos destaques dessa tendência é o Retrofit. Oriunda do termo inglês, a palavra se refere a uma técnica construtiva que traz como conceito popular “reformar”, sendo que na área assume o sentido de customizar, adaptar e melhorar os equipamentos, conforto e possibilidades de uso de um antigo edifício. A Marcos & Farina também tem direcionado parte de seu trabalho para o processo de certificação de obras dos seus clientes com o Selo LEED Green Building, tanto que, no momento, estão em processo de certificação LEED algumas obras desenvolvidas pela empresa, com destaque para dois projetos de galpão logístico que utilizam tecnologia de ponta e dentro de padrões internacionais. Uma delas é a Global Logistic Properties (GLP), empreendimento que conta com mais de 100.000 m², localizada em Gravataí, RS, e a outra é a GR Properties 1, cuja obra abrange mais de 20.000 m², situada em Campinas, SP. Ambas as construções apresentam em seu projeto telhado branco para menor aquecimento interno; reuso de água, tanto na coleta de água de chuvas, como reuso da água da estação de tratamento de efluentes; especificação de materiais com menor consumo de água e energia; utilização de plantas nativas no paisagismo e outros recursos urbanísticos que promovam interação das pessoas com a edificação.

 

Reciclanip retirou do meio ambiente 445 mil  toneladas de pneus inservíveis em 2014

A Reciclanip, entidade ligada à ANIP – Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Fone: 11 5503.5400), coletou e destinou de forma ambientalmente correta mais de 445 mil toneladas de pneus inservíveis durante o ano passado – um incremento de 10,15% quando comparado ao mesmo período de 2013, quando o número foi de 404 mil toneladas. Esta quantia equivale a 89 milhões de unidades de pneus de carros de passeio retirados das ruas, estradas e rios das 27 capitais brasileiras. Um pneu é considerado inservível quando não há mais condição de ser utilizado para circulação ou reforma. “A previsão de investimento para 2015 é de R$ 105 milhões, valor superior ao investido no ano passado, que foi de R$ 99 milhões. Esses recursos são utilizados para os gastos logísticos, que hoje representam mais de 60% dos nossos pagamentos, e também para todos os investimentos na destinação correta. Temos hoje mais de 834 pontos de coleta e uma média de 70 caminhões transitando diariamente, em todos os dias do ano. Toda essa complexa operação logística é comandada pela Reciclanip, que já tem experiência acumulada desde 1999, quando começou a coleta pelos fabricantes”, explica Alberto Mayer, presidente da ANIP. Os 834 pontos de coleta atuais estão distribuídos em todos os estados e Distrito Federal e foram criados em parceria, em princípio com prefeituras de municípios com mais de 100 mil habitantes ou um consórcio de municípios que possibilite atingir esse número mínimo. As prefeituras cedem os terrenos dentro das normas específicas de segurança e higiene para receber os pneus inservíveis vindos de origens diversas. O responsável pelo Ponto de Coleta comunica à Reciclanip sobre a necessidade de retirada do material quando atinge a quantidade de 2 mil pneus de passeio ou 300 pneus de caminhões. A partir daí, a Reciclanip programa a retirada do material com os transportadores conveniados.

 

Rota das Bandeiras inaugura central de triagem  de material reciclável em Itatiba, SP

O município de Itatiba, SP, passou a contar com uma moderna central de triagem de material reciclável para destinação correta dos resíduos gerados na cidade e, também, nas rodovias do Corredor Dom Pedro. O espaço foi construído a partir das ações do programa Rota Reciclável, desenvolvido pela Concessionária Rota das Bandeiras (Fone: 11 4894.8500), e é resultado de uma parceria entre a empresa, a Prefeitura de Itatiba, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Agência de Transportes de São Paulo (Artesp). A central de triagem será operada pelos membros da Cooperativa Reviver pelos próximos 25 anos e tem capacidade para processar 220 toneladas de recicláveis por mês. A nova sede possui moderno pátio de manejo e áreas para recebimento e armazenamento do material, com três esteiras mecanizadas. Construído em um terreno de 6.000 m², o galpão também possui sede administrativa, vestiários com acessibilidade e área de lazer. A Rota das Bandeiras investiu R$ 2,5 milhões no programa. Além da construção da central de triagem, o programa Rota Reciclável propiciou a capacitação dos cooperados. Desde setembro de 2013, foram 400 horas de cursos sobre gestão, organização da produção e visitas técnicas a outras centrais. Uma CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes também foi criada. Outro destaque foi o forte trabalho de conscientização realizado com toda a população de Itatiba, para que a coleta seletiva fosse aplicada de forma correta na cidade. Hoje, a coleta seletiva é realizada em todo o perímetro urbano da cidade.

 

Patrus Transportes passa a usar veículo elétrico para fazer entregas

A Patrus Transportes (Fone: 31 2191.1000) investiu na compra de um veículo elétrico para entregas – o furgão Kangoo ZE da Renault –, que é alta- mente sustentável, pois não emite poluentes na atmosfera e consome 3 KVA/16A de energia para rodar 120 km. Segundo informações da empresa, este é primeiro veículo elétrico a fazer entregas em Minas Gerais. O tempo para o carregamento máximo do veículo é de 8 horas. Além de ter um motor com potência de 60 cavalos e sistema antirruído, o veículo também possui regulador e limitador de velocidade de 130 km/h, sistema antirroubo comandado por chave a transponder e capacidade de 3.000 litros (3m³) para carregamento, podendo transportar até 800 quilos. O Kangoo ZE será utilizado nas Entregas Porta a Porta (EPP) em Belo Horizonte, MG.

 

 

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