Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 14 de setembro de 2010

Logweb e ILOG marcam presença na Expo Logisti-K

Organizada pela Expotrade, foi realizada, no período de 10 a 13 de agosto último, na La Rural Predio Ferial Buenos Aires, na Argentina, a nona edição da Exposición Internacional de Logística y Movimiento de Mercaderías – Expo Logísti-K 2010, considerada uma das principais fontes para a troca de informações e compartilhamento de experiências entre os profissionais de logística, principalmente da América do Sul.

Segundo a organização do evento, a exposição é de fundamental importância para o desenvolvimento logístico e de transportes da Argentina, por se tratar de um ponto de encontro entre expositores nacionais e internacionais e, consequentemente, uma oportunidade para a criação de uma forte base de contatos, sobretudo no mercado latino-americano.

Bem abrangente, a Expo Logisti-K contou com mais de 250 expositores que apresentaram novas tecnologias nas áreas de transporte, equipamentos para movimentação de materiais, acessórios, sistemas de armazenagem, soluções para manuseio de carga, softwares de automação e embalagem, entre outras relacionadas à logística.

De acordo com estimativa da organização, que ainda não divulgou números oficiais, a Expo Logisti-K, que na edição anterior, em 2008, teve cerca de 18 mil visitantes, neste ano recebeu um público de mais de 20 mil pessoas. Em meio aos milhares de visitantes estavam profissionais das indústrias de cosméticos, farmacêutica, automotiva, alimentícia, metalúrgica, mineradora, petrolífera e empresas de logística e transporte.

Fabia Helena Pereira, vice-presidente e diretora-executiva do ILOG – Instituto Logweb de Logística e Supply Chain, esteve presente ao evento e afirma que a condição portuária da Argentina favorece o desenvolvimento logístico local e já se observa isso pelo entorno do Porto de Buenos Aires, que vem sendo ocupado pelas empresas prestadoras de serviços logísticos.

Segundo Fabia, em paralelo à feira, a ARLOG – Associação Argentina de Logística Empresaria realizou um ciclo de conferências, tratando, entre outros, de assuntos como: a incidência da logística no desempenho das pequenas e médias empresas, investimentos em parques logísticos, cases na indústria farmacêutica, produtividade e custos em operações logísticas.

Além disso, a diretora-executiva do ILOG ressalta que foi perceptível a grande a presença de brasileiros na Expo Logisti-K. "Há diversas possibilidades de serem concretizados negócios entre os países", projeta.

Valéria Lima, diretora-executiva da Logweb Editora, que também marcou presença, entende que a Expo Logisti-K é um evento importante não só para a Argentina, mas também para toda a América Latina. Ela relata, também, que a feira contou com a participação das mais importantes empresas do segmento e o congresso, realizado em paralelo, discutiu temas relevantes, com destaque especial para o resultado de um estudo local que foi apresentado.

"Antes de viajar para visitar a exposição, eu fiz uma breve pesquisa junto ao público do mesmo segmento aqui no Brasil, e o que pude apurar, com unanimidade, é que existe grande interesse pelo mercado argentino", revela Valéria. "Acredito que na próxima edição da feira, em 2012, teremos mais fabricantes brasileiros expondo seus produtos. Com certeza, a Logweb estará lá novamente para apoiar esse importante acontecimento", acrescenta, aproveitando, na sequência, para parabenizar os organizadores e realizadores da edição deste ano.

Supply Chain Summit

No segundo dia de evento, simultaneamente à exposição, no auditório da ARLOG, aconteceu o lançamento oficial do relatório final do estudo ao qual Valéria se refere, o Supply Chain Summit 2009, produzido e promovido pela Expotrade e que é uma espécie de raio-x do atual cenário logís-tico e de gestão de cadeias de abastecimento da Argentina, tendo como base um estudo abrangente, seguido da análise dos resultados obtidos e discussões com fornecedores de equipa-mentos e prestadores de serviços logísticos. O trabalho contou com a participação de cerca de 180 profissionais do setor.

Além de representantes da ARLOG, estiveram presentes na cerimônia de apresentação do estudo, membros de entidades como CEDOL – Câmara Empresarial de Operadores Logísticos, ALL – Associação Latinoamericana de Logística, MHIA – Material Handling Industry of America e Centro de Navegação, além de empresas como a Gefco e o Correio Argentino, entre outras.

Enersys
Savoy
Retrak
postal