Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Entregas 24 de junho de 2022

Maestro, da RoutEasy, faz orquestração de entregas no mesmo dia, sem depender de ação humana

A startup RoutEasy acaba de lançar módulo com o qual espera ‘mudar para sempre” o mercado de entregas no Brasil.  Trata-se do Maestro, que já roda em um dos maiores e-commerces de alimentos do Brasil, o do Grupo Pão de Açúcar. 

A nova solução utiliza inteligência artificial e aprendizado de máquina no planejamento, controle operacional e gerenciamento de rotas de entregas, coletas e serviços de campo. 

“Acreditamos que o lançamento do Maestro transforma o mercado de entregas brasileiro, pois ele automatiza 100% da operação, algo nunca visto em nenhuma solução de roteirização no mundo”, diz Caio Reina, CEO da empresa

Ele lembra que o Maestro é um módulo de orquestração que utiliza inteligência artificial e aprendizado de máquina para automatizar fluxos de trabalho, criando rotas de entrega otimizadas e atribuindo pedidos para frota própria, terceirizada ou de parceiros crowdshipping. “Sem interferência humana. Basta configurar alguns padrões e predefinições para que o sistema execute todas as tarefas de forma automática e otimizando todos os processos.”

Ao se adotar um fluxo de trabalho totalmente automatizado, cria-se condição para entregas mais rápidas e com o menor custo possível, segundo Reina. “Todos os pontos de distribuição ficam centralizados em um único ambiente em nuvem, pois o sistema é capaz de realizar, automaticamente, a gestão, a roteirização e a atribuição de pedidos, considerando um cenário complexo, que pode envolver lojas físicas, dark stores e Centros de Distribuição. Para o analista, fica somente a tarefa de gerenciar os casos que fogem às regras predefinidas.”

Same-day delivery

Inteligência artificial, programação de alto nível e aprendizado de máquina são as principais peças da solução pensada para possibilitar o same-day delivery e até mesmo entregas na mesma hora. O Maestro permite que empresas de qualquer tamanho possam atender à crescente demanda do e-commerce.

Em logística, a orquestração é uma camada de tecnologia aplicada ao planejamento otimizado de rotas e à seleção inteligente de veículos. Em termos práticos, uma inteligência artificial analisa informações de diversas origens e, automaticamente, as utiliza para impulsionar ações inteligentes e sincronizadas em todas as etapas da entrega. E tudo isso em questão de segundos”, explica Reina.

A orquestração é o gerenciamento automatizado e coordenado de tarefas complexas, substituindo a necessidade de intervenções manuais para aumentar a fluidez e a escalabilidade das operações. Isso significa que, quanto mais etapas e variáveis envolvidas na execução de uma tarefa, maior a necessidade de diminuir a interferência humana para combinar automatizações e ter um fluxo de trabalho orquestrado, que aumente a eficiência dos processos. 

Prova de foto Como prova de fogo, o CEO da RoutEasy comenta que o Grupo Pão de Açúcar aceitou ser um early adopter do Maestro. Hoje, a solução já foi implantada em cerca de 200 lojas do grupo e segue em rollout. “O grande desafio, nesse caso, é a quantidade de lojas implantadas em um tempo recorde, cada uma com sua regra específica de operação e todas sendo geridas de forma integrada, sem a necessidade de aumentar custos fixos operacionais de planejamento.”

Enersys
Volvo
Savoy
Retrak
postal