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Evento 26 de janeiro de 2017

Mais três empresas apontam benefícios de participar do “Programa de Excelência em Transportes Ypê”

Conhecida pela marca Ypê, a Química Amparo (Fone: 19 3808.8000) está promovendo o “Programa de Excelência em Transportes Ypê”, do qual a Logweb é a divulgadora oficial.

Este programa abrange as transportadoras que são responsáveis pela distribuição nacional da Ypê em suas cinco unidades de expedição (saiba mais na matéria “Ypê lança Programa de Excelência em Transportes, que abrangerá quarenta e oito transportadoras”, publicada à página 40 da edição 168, de abril de 2016). Tim Transportes, Trans Kothe Transportes e Valerini & Valerini participam deste Programa.

Melhorias rápidas
“Após a implantação do ‘Programa de Excelência em Transportes Ypê’, conseguimos uma grande melhoria em nosso lead time/Otif, com a implantação da ferramenta de acompanhamento. Tivemos uma melhoria de 30% no primeiro mês de utilização da ferramenta.”

A análise, sobre a importância do Programa Ypê para a empresa, é de Wagner Jordão de Carvalho Júnior, diretor geral da Tim Transportes de Cargas Eireli (Fone: 62 3248.1344).

Ele também aponta as medidas que a empresa tomou e/ou está tomando para ser eleita a melhor transportadora: “envolvemos todos os nossos colaboradores da célula de atendimento da Ypê em um programa de ‘Otif 100%’, onde participam de uma premiação pelos objetivos alcançados na melhoria do Otif. Os prêmios para a equipe vão de bicicletas a viagens”.

Mas, seja qual for o resultado, Carvalho Júnior diz que várias mudanças terão ocorrido na Tim Transportes em razão de participar do Programa: melhor integração da equipe; maior produtividade de frota e agregados; melhoria no fluxo de caixa; e maior satisfação de clientes.

Mudanças são necessárias
“As mudanças sempre são bem vindas e necessárias para uma empresa, precisamos estar melhorando todos os dias, seja qual for o resultado, as mudanças trarão maior comprometimento. É olhando para dentro da empresa que a cada dia podemos melhorar e atender melhor nosso cliente”, completa Alex dos Santos de Souza, gerente comercial da Trans Kothe Transportes Rodoviários (Fone: 11 4525.2629).

Souza também lembra que o Programa se tornou muito importante para a Trans Kothe, pois ele visa avaliar as atividades dos fornecedores de transportes, garantindo a melhora continua na prestação de serviços. “Buscamos a cada dia melhorar nossos processos e atendimentos para, juntos com a Ypê, sermos sempre os melhores, garantindo nível de serviço e ganhando novas oportunidades.”

Para que tudo isto seja alcançado, o gerente comercial diz que várias medidas foram tomadas pela empresa: “investimos em frota, sendo a nossa frota com idade média de quatro anos. Investimos, também, em pessoas, nossos colaboradores são o carro chefe do nosso negócio. Para que nosso cliente seja atendido da melhor forma possível, dedicamos uma pessoa para cuidar exclusivamente da conta Ypê, a fim de criar, além do comprometimento profissional, o pessoal, assim temos sempre um canal de comunicação direto com o cliente, garantindo as tratativas rápidas e segura de todos os assuntos. Temos visita marcada em nossa agenda a cada três meses para alinhamento operacional e comercial, garantindo a satisfação do cliente no atendimento”, completa.

Gerenciamento operacional
Gilson Antônio Valerini e Adilson Valerini, diretores, além de Douglas Fernandes, gerente administrativo, todos da Valerini & Valerini (Fone: 16 3721.1484), também falam sobre as medidas tomadas pela empresa para ser eleita a melhor transportadora. “Entendemos que todos os processos de gerenciamento de gestão devem sempre passar por avaliações periódicas para medir sua efetividade. Com a implantação do ‘Programa de Excelência em Transportes Ypê’ identificamos a necessidade de criarmos um gerenciamento operacional exclusivo para tratar das operações do embarcador. Percebemos que com a troca de experiências poderemos expandir essa experiência para melhorar nossas operações internas e externas, objetivando maior satisfação dos nossos clientes. Como medidas diretas, estamos com pessoal com dedicação exclusiva para cuidar das operações, desde a contratação até o desembarque no cliente. Criamos também controles internos para medição do lead time e ocorrências e estratégias para aumento do on time e diminuição de no show de carregamento.”

Os representantes da Valerini & Valerini ressaltam, ainda, que uma das principais ações do Programa é a maior interação entre embarcador e transportador, proporcionando maior proximidade, além de propiciar a troca de experiências e reflexões, minimizando, assim, desvios e ocorrências dentro da operação, resultando em um processo eficiente e eficaz que, consequentemente, de forma direta, maximiza o resultado final, que é a satisfação do cliente que irá receber seus produtos dentro do prazo contratado.

“Independente do resultado, as mudanças estruturais ocorridas na nossa empresa serão avaliadas em momento oportuno e vamos dar continuidade e aperfeiçoar o que for necessário às medidas implantadas que tiveram resultados de eficiência e eficácia em nosso processo”, concluem os representantes da empresa.

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