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Tendências 11 de março de 2021

Mercado de startups cresce na pandemia e a Qargo vislumbra um ano promissor

Qargo

Apesar dos inúmeros desafios enfrentados pelo mercado em razão da pandemia, as startups encontraram promissoras oportunidades e, mesmo diante da crise, destacaram-se positivamente. Tais resultados contribuíram para que 2021 já chegasse com boas perspectivas.

Os números, que retratam o crescimento do setor em 2020 – e que alavancam um futuro promissor –, vêm sendo divulgados. E uma das perguntas que vem à tona é: como foi possível alcançar tão bom rendimento em momento de crise e adversidade?

A Qargo, logtech que oferece serviços de transporte de cargas, foi uma das startups brasileiras que se destacou no ano passado: alcançou 120% de crescimento, somente com recursos próprios. As verticais de serviços aumentaram consideravelmente e a empresa passou a oferecer transportes de longa distância nas modalidades expressa e cargas completas. Com a ampliação do leque de serviços, houve um crescimento vegetativo dos atuais clientes, além de maior potência comercial na busca de novos negócios.

Para o fundador da Qargo, Iltenir Junior, um dos fatores que impulsionou as startups foi justamente o que elas trazem em seu DNA: a capacidade de inovar. “Conseguir inovar em uma empresa mais tradicional, com dezenas de milhares de funcionários e dezenas de anos de operação, não é algo muito elementar. As rotinas e os processos internos não estão preparados para mudanças ágeis. E adaptar tudo isso de forma disruptiva e inovadora é o papel diferencial das startups”, explicou Iltenir Junior, acrescentando que a Qargo nasceu para oferecer uma nova experiência ao consumidor, com entregas de última milha (Last Mile) rápidas, rastreáveis e, principalmente, seguras.

Na visão do fundador da Qargo, para superar momentos de crise, é fundamental não transformá-los em obstáculos. Os problemas precisam ter a sua devida importância, mas o profissional deve seguir apoiando-se em quem pode contribuir, mantendo os seus planos e traçando alternativas de atingi-los. “É preciso pensar lá na frente, em como será após a crise. Isso te tornará ainda mais capaz de superá-la, pois conseguirá enxergar oportunidades. Além disso, é importante tirarmos bons aprendizados, sempre se preparando para situações inesperadas, de modo especial, nos ambientes que possam sofrer maior impacto”, pontuou.

A crise, de acordo com ele, ensina muito para o empreendedor brasileiro. “Às vezes, no otimismo, as pessoas esperam que coisas boas aconteçam, porém, ter ideia do pior cenário possível pode ser a solução para encontrar uma saída. Você se exercita para enxergar os ajustes que precisam ser feitos em todos os cenários. Isso traz alívio, pois consegue se preparar para o pior e, com isso, se manter inspirado no momento que a crise chegar – um exercício que precisa ser diário”.

Crescimento

Sobre o que, de fato, foi feito para que a Qargo conseguisse crescer 120% durante a pandemia, Junior contou que a empresa passou a atuar de maneira híbrida, mas fez questão de agregar tecnologias que permitiram a otimização de recursos operacionais, tanto na expansão de frota, quanto na roteirização de eventos. Com isso, ficou flexível para atendimento de novas demandas de maneira imediata, sem comprometer os volumes recorrentes.

“Isso permitiu, inclusive, que pudéssemos oferecer a nossa estrutura e expertise de maneira voluntária para atendimento em prol da pandemia. A General Motors se dispôs voluntariamente a oferecer sua mão de obra para o reparo de respiradores mecânicos hospitalares, encalhados em hospitais por todo o país. Adaptou suas instalações fabris e, com o auxílio de voluntários do SENAI, disponibilizou recursos para, a título gratuito e por prazo determinado, cooperar mediante a realização de serviços de revisão, limpeza e manutenção”, contou.

Nesse momento, o time da Qargo entrou em campo – todo equipado com luvas, máscaras e álcool 70 – para atender a logística reversa dos aparelhos quebrados até o centro de reparos e, após as adequações necessárias, devolvê-los aos hospitais de maneira dedicada e emergencial. “Em um momento de caos e retração, precisávamos doar aquilo que tínhamos de melhor”, observa Iltenir Junior.

Ao olhar para trás e analisar o desempenho da Qargo no ano que passou, ele constatou que toda a expectativa do seu negócio é real e próspera. “Temos potencial de crescimento em nossas próprias mãos. No entanto, uma injeção de investimentos pode encurtar esse caminho”, observou.

Expectativas

Após os resultados colhidos em um ano fatídico, o que esperar de 2021? Para o fundador da Qargo, a principal expectativa para o setor de logística é a consolidação do uso de soluções tecnológicas por empresas – tanto para venda, quanto para entrega de produtos. “Estimo um crescimento no número de empresas que migraram ou estão migrando suas vendas para o online, dentre elas a indústria, que sofreu um grande impacto no período de quarentena”, estimou.

De acordo com ele, aparecerão alternativas cada vez mais diversificadas de entrega, com o uso de plataformas de compartilhamento de veículos e de entregas colaborativas, cada vez mais adaptadas à demanda e às necessidades reais do cliente.

Com a redução de custos e melhoria na qualidade de serviço, na visão de Iltenir Junior, o mercado tende a receber cada vez mais soluções inovadoras e disruptivas, não apenas em relação ao produto final, mas também em toda a cadeia logística, desde a gestão de estoques, até a chegada do produto para o consumidor.

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