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Conteúdo 21 de novembro de 2008

Michelin lança modelo XTE2 Série 70, pneu mais baixo e mais leve exclusivo para semi-reboques

O forte crescimento nas vendas de semi-reboques – aumento de 30% em 2007 -, impulsionado pelo aquecimento do mercado, e as novas configurações e tecnologias disponibilizadas pelos fabricantes para o transporte rodoviário de carga levaram a Michelin a desenvolver um pneu específico para este tipo de veículo: o XTE2 Série 70, que introduz no mercado o conceito do justo perfil.

Por “justo perfil” entende-se um pneu com dimensões e peso exatos para uma determinada aplicação, sem sobras e excessos de matéria-prima. Assim como o justo necessário para o transporte em semi-reboques, evitando o subaproveitamento do produto na sua aplicação. Trata-se de um pneu com o justo perfil dimensional, que atende os mais diversos tipos de carga.

O novo pneu 275/70 R22.5 XTE2 Série 70 é mais baixo e mais leve que as dimensões atualmente utilizadas no semi-reboque, que seguem o padrão 295/80 R22.5, e oferece a mesma capacidade de carga. A principal proposta desta nova oferta é quase revolucionária. O XTE2 Série 70 possui um preço competitivo frente às principais marcas, proporcionando a melhor rentabilidade por quilômetro durante a 1ª vida e na vida total do pneu. Ou seja: custo atrativo a curto prazo e redução do custo operacional a longo prazo.

Mas o impacto da novidade sobre uma frota pode ser grande. Utilizado com o mesmo tipo de roda e nos atuais semi-reboques disponíveis no mercado, já apresenta vantagens econômicas consideráveis. Entretanto, caso o mercado compre a idéia e passe a adotar até mesmo implementos desenvolvidos para maximizar o aproveitamento de pneus série 70, a rentabilidade pode crescer ainda mais.

Segundo Nour Bouhassoun, diretor de Marketing e Vendas Pneus para Caminhões e Ônibus Michelin América do Sul, já foram feitas apresentações para fabricantes como Randon e Guerra, que mostraram interesse em adotar de imediato essa solução. “Não esperávamos uma aceitação tão imediata pelos fabricantes de implementos e teremos de adequar nossa produção a essa demanda a partir de janeiro”, diz. A Randon acenou com a possibilidade de equipar toda sua produção de semi-reboques com pneus série 70, caso tenha garantias de entrega do produto.

Na ponta do lápis

O XTE2 Série 70 possibilita uma maior produtividade no transporte devido ao menor tamanho e peso do produto, em relação à Série 80. Com essas características, o usuário pode transportar mais carga por viagem, seja pela redução do peso total do veículo (10 Kg por pneu), ou pelo aumento da capacidade volumétrica (redução de até 10 cm na altura), permitindo ganho significativo de volume no semi-reboque (até 3,8 m3). Esses atributos garantem ao frotista maior eficiência do transporte, reduzindo o número de viagens necessárias e aumentando sua rentabilidade.
 
A altura do pneu influencia ainda na segurança do veículo, já que o centro de gravidade é diminuído em relação às dimensões atuais, característica que garante mais estabilidade no conjunto cavalo-mecânico e semi-reboque.

Já a banda de rodagem, com ombros maciços e quatro sulcos longitudinais, distribui de maneira mais equilibrada a área de contato com o solo, gerando uma boa forma de desgaste do pneu e uma excelente aderência em solos secos e molhados. O desenho da escultura é específico para eixos de semi-reboque que geralmente sofrem fortes esforços nos ombros durante as manobras.

Aplicações

Diversos segmentos de transporte poderão se beneficiar com o uso do XTE2 Série 70, particularmente quem usa veículos carga seca e graneleiros, que são favorecidos pela redução de peso morto do veículo. Já o segmento de baús, siders, frigoríficos e tanques não somente podem aumentar o peso da carga transportada, como também se beneficiam pelo aumento no volume transportado por viagem. Imagine-se, aqui, a oferta de caixas de carga com maior altura.

Para os cegonheiros (transporte de veículos), a aplicação do XTE2 Série 70 pode oferecer uma redução significativa na altura do veículo, o que representa maior facilidade de acesso em rodovias – uma das grandes dificuldades encontradas neste tipo de transporte. O baixo centro de gravidade faz com que o produto seja também uma solução mais adequada e segura para aplicação em semi-reboques, sobretudo no transporte de cargas perigosas (segmento tanque).

Coletivamente, este novo produto proporciona benefícios à comunidade em geral, por empregar menos petróleo na sua fabricação, diminuir a emissão de CO2 (dióxido de carbono) em toda a sua vida útil, além de menos tonelagem de pneu no meio ambiente durante o seu descarte. O uso do XTE2 também reduz os riscos de um caminhão atingir copas de árvores, viadutos e até placas de sinalização.
 

 Fonte: www.transpooline.com.br

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