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Conteúdo 2 de dezembro de 2008

Ministra Dilma prioriza TAV e Viracopos

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, garantiu em Campinas que tanto o projeto de ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos quanto a implantação do Trem de Alta Velocidade (TAV), que ligará a região às cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, vão sair do papel mesmo com a crise econômica internacional. “A crise não compromete esses projetos, eles vão ser mantidos. Inclusive, Viracopos, junto com o trem-bala, será talvez o maior aeroporto do País”, afirmou ela. Dilma participou do seminário Transformações Estruturais, Crise Mundial e o Brasil, realizado para celebrar os 40 anos do Instituto de Economia (IE), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

“Nós vamos fazer o trem-bala. A crise não atrapalha o trabalho. Todos os projetos que são visivelmente rentáveis, importantes e estruturantes vão ser mantidos”, reforçou a ministra, já apontada pelo próprio presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, como a sua candidata à sucessão em 2010. “O governo tem todas as condições de, junto com o investidor privado que ganhar o processo licitatório, construir o trem entre Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro”, disse, ressaltando que o projeto estará pronto até 2014. “A obra leva, pelo menos, uns quatros anos e meio para ser concluída”, comentou Dilma.

Em sua palestra na Unicamp, ela afirmou que o Brasil conta atualmente com uma reserva de US$ 205 bilhões (R$ 475,6 bilhões) e mais créditos internacionais já disponibilizados na casa dos US$ 30 bilhões (R$ 69,6 bilhões). “É uma situação, eu diria, bem confortável”, apontou Dilma. Com essas declarações, a ministra contradisse os rumores de que a crise poderia “engavetar” os dois projetos que serão realizados com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

Além da evidente falta de dinheiro no mercado para qualquer grande empreendimento, outro obstáculo para que finalmente saia do papel os dois projetos que dariam à região de Campinas o lugar de protagonista no desenvolvimento do País para os próximos anos seria uma pressão dentro do governo para a suspensão dos processos de concessão à iniciativa privada de Viracopos, Galeão, no Rio de Janeiro, e do aeroporto JK, em Brasília. Em seu blog, o jornalista Cláudio Humberto — ex-assessor de imprensa do ex-presidente da República, e atual senador por Alagoas, Fernando Collor de Mello — noticiou na semana passada que Lula havia supostamente suspendido todos os processos de concessão depois que “um estudo do Comando da Aeronáutica mostrou que esses aeroportos — e outros nove — compartilham espaço e pistas com bases aéreas estratégicas e que a construção de novas bases custaria muito caro ao cofres públicos e comprometeria a segurança nacional”. Essa informação não foi confirmada por ninguém no governo nos últimos dias.

 

Fonte: Revista Ferroviária

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