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Negócio Fechado 15 de outubro de 2015

Negócio fechado – Ed. 164

Bertolini assina projeto logístico da Empório Bahamas em Minas Gerais

O Grupo Bahamas (Fone: 11 4439.2852), quarto no ranking mineiro de supermercados e líder do ramo no interior do Estado, inaugurou em Uberlândia sua primeira loja de bandeira Empório Bahamas. O formato, com um mix de produtos diferenciados e voltados para a linha gourmet, não deixa de lado a linha tradicional de varejo.  O grupo também abriu uma loja Empório em Uberaba, dando continuidade ao plano de investimentos no Triângulo Mineiro. Para contribuir com a gestão de expansão, o Grupo Bahamas escolheu a Bertolini Sistemas de Armazenagem (Fone: 54 2102.8500) para estruturar o processo logístico das duas lojas inauguradas em maio. Para suprir a necessidade da logística da Empório Bahamas, a Bertolini instalou o portapaletes: com abastecimento rápido e eficaz, a estrutura permite acesso rápido e individualizado durante as operações, assegurando 100% de seletividade ao processo de estocagem. O Empório Uberlândia ocupa uma área superior a 5.700 m², sendo mais de 2.500 m² de área de vendas, de um total de 11.000 m² de área construída. Será a quinta loja da Rede no Triângulo Mineiro: no total foram aplicados investimentos na ordem de R$ 30 milhões entre aquisição de terreno, construção, montagem e comunicação visual.

ABRE e CETESB assinam protocolo de cooperação técnico-científica

A ABRE – Associação Brasileira de Embalagem (Fone: 11 3060.5510) e a CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Fone: 11 3133.3000) assinaram o Protocolo de Intenções que tem por objetivo regular a cooperação técnico-científica entre a ABRE e a CETESB e vai promover a identificação e divulgação da função da embalagem para toda a cadeia de produção de bens de consumo não duráveis. Visando apoiar o atendimento à Lei 12.305, de 2 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a cooperação técnico-científica irá promover o esforço conjunto na realização de pesquisas e levantamentos, elaboração e publicação de documentos conjuntos; organização de seminários, workshops e encontros com participação de especialistas, acerca das boas práticas ambientais para o projeto de embalagens de bens de consumo não duráveis. As boas práticas às quais se refere a Cláusula Primeira deverão considerar o atendimento a critérios que valorizem: a função da embalagem ao longo de toda a cadeia de valor do produto; a otimização do ciclo de vida do produto com o mínimo consumo de recursos e geração de resíduos; a comunicação, orientação e educação ambiental do consumidor quanto ao uso do produto e descarte da embalagem; e a eficiência na revalorização da embalagem, considerando os sistemas e infraestrutura atuais e futuros para sua reutilização, remanufatura e reciclagem, promovendo uma transição para o modelo de economia circular. “Buscamos unir esforços para trabalhar o entendimento da embalagem como ferramenta de sustentabilidade para a sociedade, contribuindo para reduzir perdas e desperdício, educando o consumidor e incentivando a revalorização de seu material após o consumo integral do produto”, considera Gisela Schulzinger, presidente da ABRE.  A partir desta assinatura terá início o projeto que reúne membros do Comitê de Meio Ambiente e Sustentabilidade da ABRE e Flávio Ribeiro, assessor da vice-presidência da CETESB, para estabelecer o plano de trabalho. A expectativa é que no primeiro semestre de 2016 seja disponibilizado o primeiro documento referência decorrente desta cooperação técnica.

Elog desenvolve novo projeto de logística integrada para a Life Fitness

A Elog (Fone: 11 3305.9999), Operador Logístico controlado pelo grupo Ecorodovias, está trabalhando em um novo projeto de logística integrada. A Life Fitness, principal marca do mundo em equipamentos de ginástica, é o mais novo cliente da companhia nesse segmento. Importadas, as peças chegam aos terminais portuários em Santos. De lá, são levadas pelo sistema de transporte da Elog para o Porto Seco Barueri, onde ficam em regime de entreposto aduaneiro. Os equipamentos são nacionalizados de acordo com a demanda e o estoque está todo concentrado no Centro de Distribuição que também fica em Barueri, anexo ao Porto Seco. A Elog também é responsável pela gestão do estoque. Entre os produtos manuseados, estão esteiras, bicicletas, equipamentos de musculação e peças de reposição. “O maior desafio está na gestão de produtos compostos”, afirma Mauricio Leonel, gerente de negócios do segmento de bens de consumo. Várias das peças estocadas pela Elog são comuns a diversos equipamentos, o que aumenta o nível de complexidade da operação. Para a Life Fitness, a gestão integrada da logística resultou em ganho de produtividade. A empresa passou de uma gestão manual para uma gestão automatizada, o que melhorou a sua performance. O próximo passo para evolução do projeto de logística integrada desenvolvido para a Life Fitness é chegar à porta do cliente. Por mês, são movimentados cerca de 30 contêineres.

MaxRental fornece 60 plataformas aéreas para a construção da nova fábrica da Honda em Itirapina, SP

A MaxRental (Fone: 11 3911.7833) foi escolhida pelas empresas que estão construindo a fábrica da Honda para a locação de 60 plataformas aéreas. Com alturas variáveis entre 7 e 20 metros, os equipamentos estão sendo utilizados nas obras da nova fábrica da montadora de carros em Itirapina, SP. O diferencial para conquistar os clientes foi oferecer atendimento técnico full time na obra, evitando assim atrasos por causa de eventuais problemas com os equipamentos. As plataformas aéreas foram usadas na fase inicial da obra, com a montagem da estrutura metálica, até a parte elétrica. A nova fábrica deve começar a produzir no início de 2016 e será capaz de dobrar a capacidade de produção da Honda no país, passando de 120 mil automóveis por ano para 240 mil. Da nova linha de montagem de Itirapina vai sair o Honda Fit.

DHL escolhe a Santos Brasil para concentrar seu armazenamento de cargas

A Santos Brasil (Fone: 13 2102.9000), prestadora de serviços portuários e logísticos completos, do porto à porta, foi escolhida pela DHL como sua provedora oficial de serviços de infraestrutura portuária e logística no Porto de Santos, SP. O acordo concentra exclusivamente nas unidades portuárias e logísticas da Santos Brasil o armazenamento de todas as cargas da multinacional alemã movimentadas no Porto de Santos. O contrato vai até 2016 com possibilidade de renovação. A Santos Brasil atende a DHL há mais de 10 anos e respondia por 30% da carga armazenada pela empresa no Porto de Santos. Agora, como provedora oficial do serviço, responde por 100% das armazenagens portuárias. As cargas fracionadas de importação da DHL descarregadas no Porto de Santos também serão transportadas pela Santos Brasil, via modal rodoviário, até os destinos desejados pelo cliente. No sentido contrário, para exportação, a DHL envia suas cargas até o Tecon Santos. No caso de itens não conteinerizados, a Santos Brasil realizará ainda os serviços de estufagem. Para viabilizar o novo modelo de parceria, a Santos Brasil criou uma estrutura de atendimento especial para a DHL, com sistemas de informação desenvolvidos por seus especialistas em TI e de acordo com as necessidades particulares da empresa.

Auto Sueco vende seis caminhões Volvo FH para  a Transportadora Sider

A Auto Sueco São Paulo (Fone: 11 4347.6665) realizou mais uma venda de veículos pesados para sua parceira comercial, a Transportadora Sider, companhia especializada em transporte para grandes grupos como Ambev e Casas Bahia. Nesta oportunidade de negócio, a transportadora Sider comprou seis caminhões do novo Volvo FH da concessionária e aumentou ainda mais sua frota, que já contava com 34 modelos da versão anterior deste caminhão, todos adquiridos nos últimos três anos. Somente em 2015, a transportadora comprou oito unidades da Auto Sueco e prevê mais aquisições até o final deste ano como tendência da expansão de seus negócios.

Movicarga fornece empilhadeiras para a Givaudan

A Movicarga (Fone: 11 5014.2477), especializada em soluções sob medida para logística e intralogística e locação de equipamentos, acaba de fechar um contrato com a Givaudan, fabricante suíço especializado na criação de aromas e fragrâncias, presente no Brasil desde 1927. O contrato prevê o fornecimento de empilhadeiras com full service, isto é, com manutenção preventiva e corretiva incluídas no contrato de locação. Segundo Guilherme Pereira Osório, diretor-geral da Movicarga, “trata-se de um contrato com duração de 36 meses e que apresenta grande potencial de crescimento.  A locação de equipamentos para movimentação de cargas em indústrias e armazéns se torna a cada dia o modelo mais adotado pelas empresas, em comparação com a aquisição. O mercado de locação cresceu, nos últimos anos, mais de 10% ao ano, deixando evidente a tendência de opção por parte dos clientes finais”.

Porto seco da Wilson Sons em São Paulo fecha contrato com a Ambev

A Estação Aduaneira de Interior (EADI) Santo André, operada pela Wilson Sons Logística (Fone: 11 4976.9529), fechou contrato com a Ambev para realizar a tropicalização das cervejas importadas por Santos, SP. Boa parte da operação envolve adequar os rótulos das bebidas para o português, seguindo as normas brasileiras. “O escopo do trabalho para Ambev envolve desde a remoção dos contêineres no Porto de Santos, passando pela etiquetagem dos produtos, a unitização das cargas e a entrega das bebidas às fábricas da Ambev de acordo com a cadência de abastecimento necessária”, explica Thiago Vasconcelos, gerente geral da Plataforma São Paulo da Wilson Sons Logística. Com ativos próximos a importantes elos logísticos, como o Porto de Santos e os aeroportos de Guarulhos e Viracopos, a Plataforma Sudeste da Wilson Sons Logística conta com a EADI Santo André e o CL São Paulo, mais as operações de transporte de remoção, transferência e distribuição.

Maior porto seco do Estado de São Paulo, o EADI Santo André realiza as operações de importação e exportação integradas às demais unidades da empresa e do Grupo Wilson Sons. O terminal foi expandido em 2012 e atualmente possui 33.000 m² de armazéns, em uma área total de 92.000 m².

Atuando em sinergia, o CL São Paulo, em Itapevi, também atende ao fluxo logístico de indústrias, importadores, exportadores e realiza a distribuição para o mercado interno.

Adimax Pet adota solução Linker da Zatix e moderniza gestão de frota

A Zatix (Fone: 0800 604.4014), especializada em sistemas de rastreamento e telemática para controle de veículos e gestão de frotas, anuncia que a sua solução Linker está sendo utilizada pela Adimax Pet, no transporte da ração Magnus. A Adimax Pet é fabricante de alimento para cães e gatos com sede na cidade de Salto de Pirapora, SP. Com o crescimento da frota e de sua vasta atuação no território nacional, a empresa necessitava modernizar a gestão e monitoramento da frota da Magnus, que conta com 98 veículos (caminhões e automóveis), bem como realizar o seu planejamento logístico. A modularidade e escalabilidade da plataforma Linker permitiram realizar configuração específica e adaptável, instalando 26 rastreadores duplo chip sem teclado nos veículos leves e 74 rastreadores híbridos com teclado multimídia nos veículos pesados. “Com o Linker, tornou-se possível para a Adimax agilizar a emissão de relatórios, roteirizar as notas fiscais do dia, localizar e melhorar a comunicação com os motoristas. Ganhamos em produtividade e controle”, afirma Adriano Domingues, supervisor de frota da empresa. O processo de instalação dos 98 equipamentos está na fase final, e os treinamentos sobre funcionalidades, operação e parametrização do Linker estão sendo realizados pela Zatix na Adimax.

Usina Uberaba compra 12 Trakker  para o transporte de cana

A Usina Uberaba adquiriu, recentemente, 12 caminhões Iveco (Fone: 0800 702.3443) modelo Trakker para o trabalho pesado na unidade que fica na cidade de Uberaba, MG. Com uma frota composta por 87 caminhões, dessa vez, o grupo escolheu os modelos Trakker Off Road 740T48T, de cabine simples, para a ampliação de seu parque de máquinas. Com 480 cavalos de potência, tração 6×4 e transmissão automática, os veículos foram equipados com rodotrem para as atividades do transporte de cana picada e tanques de vinhaça – resíduo da destilação do caldo de cana-de-açúcar que é utilizado como fertilizante nas lavouras canavieiras. Wilson José Balbo Junior, gerente de Manutenção Automotiva da Usina Uberaba, comenta sobre os caminhões Iveco que a empresa adquiriu. “A ampliação e renovação da frota fazem parte do projeto de investimentos da usina. No caso dos  caminhões Iveco, serão utilizados para as atividades de transporte em um raio de 40 km, e uma distância média de 20 km.”

Coopercarga iniciou operação junto à  Ambev no Espírito Santo

A Coopercarga (Fone: 49 3301.7000) iniciou uma nova operação junto à Ambev, no Estado do Espírito Santo. Desde maio, a empresa opera a primeira rota para transferência de malte, saindo do porto de Vitória, ES, para a fábrica da Ambev no Rio de Janeiro, RJ. A parceria entre Coopercarga e Ambev teve início em 2003 e já contava com operações de puxada e distribuição urbana. Nesta nova operação, são transportadas entre 10 a 15 cargas diárias da matéria prima para a produção de cerveja. “Estamos atuando em um novo nicho junto à Ambev, uma vez que já os atendemos em operações de puxada de bebidas e distribuição urbana. Certamente esta expertise com o negócio do cliente acaba gerando boas oportunidades de expandir esta parceria de longa data”, explica Paulo Simioni, diretor comercial da Coopercarga.

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