Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Veículos 19 de janeiro de 2022

Novo caminhão DAF CF semipesado tem como diferencial o conforto da cabine

DAF

Ampliando sua atuação no segmento de semipesados, a DAF Caminhões Brasil lançou ontem, 18 de janeiro, nas redes sociais, o novo DAF CF com motor PACCAR GR-7, de 6,7 litros, em chassi rígido. Disponível nas versões 6×2 (com PBT de 23 toneladas) e 8×2 (com PBT de 29 toneladas), o caminhão foi produzido na fábrica de Ponta Grossa, no Paraná, e chega às concessionárias a partir de fevereiro.

O modelo foi especialmente desenvolvido para atender ao setor de distribuição, oferecendo a cabine mais confortável deste segmento, segundo a empresa, além de robustez, alto desempenho e baixo consumo de combustível. O público-alvo são os profissionais autônomos e os pequenos produtores, com foco na distribuição de até 35 toneladas.

“O novo CF chega ao mercado brasileiro elevando o conceito de conforto da categoria, oferecendo segurança e design com foco nos motoristas. Além disso, é um caminhão multifuncional, com manutenção fácil e acessível, equipado de série com diversos recursos importantes, que atendem às necessidades específicas de cada cliente, garantindo um ótimo custo-benefício”, disse Luis Gambim, diretor comercial da DAF Caminhões Brasil, durante a apresentação.

O novo caminhão conta com novos eixos trativos Méritor MS-155 20T, com relação de diferencial de 3,73:1 ou 4,10:1, com design simples e robusto, que auxilia na redução do consumo de combustível e no baixo custo operacional, devido ao menor índice de manutenção. Possui, também, eixo de apoio Suspensys, com suspensor pneumático e eixos direcionais DAF modelo 133N, tipo viga de aço forjado, ideal para o segmento, assim como mantém o segundo eixo direcional na versão 8×2.

O tanque de combustível, com capacidade para 650 litros de diesel, e o tanque Arla 32, de 42 litros – que contribui para reduzir as emissões de gases poluentes – são feitos de plástico de alta resistência, o que auxilia na redução de peso do veículo.

Conforto

 

O caminhão será comercializado com três opções de cabine. A cabine Day é uma novidade na linha DAF e exclusiva para a configuração 6×2. É uma sugestão para uso diurno, com 1,60 m de altura interna, e não dispõe de leito. A cabine Sleeper possui a mesma altura, mas vem com cama de 2,23 m nas versões 6×2 e 8×2. Já a cabine Space, a maior da categoria, tem 2,23 m de altura e 2,10 m de comprimento e possui leito beliche com escada para acessar a cama superior. As cabines que possuem leito dispõem de colchões de alta qualidade, para um descanso de qualidade do motorista, e camas com medidas de 2045 x 680 mm.

O novo CF também oferece cortinas blackout, para maior privacidade do motorista, tendo como opcional a cortina central, assim como a função maleiro. A iluminação interna é acionada e controlada por botões digitais, com três níveis de regulagens.

Entre os opcionais, oferece: quebra sol verde translúcido com acabamento prateado; buzina pneumática de teto; faróis em led; faróis auxiliares com função cornering; aviso sonoro de marcha à ré; espelho de aproximação frontal; climatizador de teto; suporte fixo para estepe; airbag; rodas de alumínio; e ar-condicionado com função auto.

A geladeira interna, item opcional em todas as versões, possui sistema elétrico projetado para um funcionamento otimizado e capacidade para 33 litros, permitindo o transporte de alimentos, bebidas ou medicamentos.

Resultados e expectativas

 

A DAF Caminhões Brasil fechou 2021 com recorde de vendas e se consolidou como uma das principais fabricantes de caminhões pesados e extrapesados do Brasil. No total, a empresa teve 5.600 veículos emplacados, com crescimento de 46,2% sobre as 3.381 unidades alcançadas em 2020. Já são quase 19 mil caminhões das linhas XF e CF rodando pelas estradas do Brasil.

Segundo Lance Walters, presidente da DAF Caminhões Brasil, o Brasil é um mercado potencial muito grande que vem apresentando uma evolução contínua, impulsionando as novas estratégias da companhia. “Em 2022, vamos continuar investindo no país e na fábrica de Ponta Grossa, visando melhorias para impulsionar ainda mais o crescimento da marca, a satisfação dos nossos clientes e, consequentemente, a participação no mercado nacional, mantendo o DNA de excelência e atendimento premium.”

Mais um marco importante neste ano é o início das exportações para a América do Sul, a partir da fábrica em Ponta Grossa, de forma gradativa. Em dezembro de 2021, foi exportado para o Chile o primeiro caminhão DAF CF Off-Road. O Grupo PACCAR já está presente em países como Colômbia, Chile, Equador e Peru, com modelos DAF e Kenworth importados da Europa e do México. Com isso, ocorre também a expansão das operações da PACCAR Parts, e ainda, do Centro de Distribuição para a América do Sul, acompanhando o início das exportações.

Enersys
Volvo
Savoy
Retrak
postal