Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Alimentos e Bebidas 22 de março de 2017

Novo caminhão VW para distribuição de bebidas carrega até 5% a mais

Especificamente para atender ao segmento de transporte de bebidas, a MAN Latin America (Fone: 11 5016-1852) lançou o VW Worker 17.230 6×2/4 Distributor, que adota, de forma inédita no segmento, segundo a empresa, solução derivada de um modelo 17 toneladas na versão 4×2 com a instalação de um segundo eixo direcional de fábrica, com todas as garantias da montadora. Com capacidade para carregar até 630 quilos a mais, permite ao frotista levar até 5% a mais por viagem. Desenvolvido numa parceria com a BMB e a Randon, o modelo inclui implemento em alumínio para diminuir o peso total do veículo, enquanto a nova configuração dos eixos abre mais espaço rebaixado na carroceria, facilitando a operação de carga e descarga, além de diminuir a quantidade de pneus demandados – são dois a menos. O rebaixamento do chassi e a instalação do segundo eixo direcional são realizados na BMB, centro de customizações exclusivo da MAN Latin America, com todas as garantias da montadora. A solução permite um maior número de baias rebaixadas: são seis, duas a mais que na configuração tradicional. Ideal para aplicações mistas de entregas diárias urbanas e intermunicipais, o Worker 17.230 Distributor pode transportar até 13.060 quilos de carga líquida, o equivalente a cerca de 390 caixas de bebidas.

TRX desenvolve parques logísticos para armazenar alimentos e bebidas

A TRX (Fone: 11 4872.2600), empresa que desenvolve, adquire e financia ativos reais, por meio da gestão de produtos de investimento, está construindo dois novos parques logísticos que serão dedicados ao armazenamento de alimentos e bebidas. Em Itaitinga, no Ceará, a empresa está desenvolvendo a fase final de um empreendimento para o armazenamento de alimentos, com área total de 90.000 m² e 23.000 m² de área construída. No espaço haverá um galpão refrigerado e um prédio de escritórios. A previsão é que a obra do empreendimento, localizado às margens da BR 116, km 24, seja finalizada em dezembro. Já em Embu das Artes, em São Paulo, a TRX entregou a primeira fase de um parque logístico para armazenamento de cervejas e outras bebidas. A segunda fase será desenvolvida ainda este ano. O espaço, localizado no Rodoanel Mário Covas (SP-021), km 30, tem 340.000 m² de área total e 15.000 m² de ABL (Área Bruta Locável) potencial em um galpão. O empreendimento contará também com um edifício de apoio operacional, área de lazer, área de manutenção, oficina para empilhadeiras e caminhões, área para abastecimento a diesel e gás, estações para tratamento de esgoto, cabine primária e geradores.

Em SC, Trebeschi inaugura nova unidade para a seleção e distribuição de tomates

Uma das principais produtoras e distribuidoras de tomates do país, a Trebeschi (Fone: 34 2109.9000), acaba de inaugurar um novo packing house – ou unidade de beneficiamento – no município de Lebon Régis, no oeste de Santa Catarina.  O centro será responsável pela distribuição de frutos a todo o Brasil e a alguns países da América do Sul, com a utilização das tecnologias modernas para o controle de qualidade. A empresa já conta com um packing house em Araguari, MG, e pontos de distribuição no Ceagesp, em São Paulo, SP. “Rastreamos nossos frutos desde a colheita até a entrega aos supermercados. Eles são classificados eletronicamente de forma rigorosa e embalados de maneira a atender diferentes públicos e exigências. Depois de passarem pelo packing house, são transportados sob refrigeração, garantindo qualidade em todo o ciclo”, explica Edson Trebeschi, presidente da companhia. Na unidade de beneficiamento, os frutos são analisados por máquinas importadas, que realizam classificações por sensores de fotocélulas capazes de identificar 120 tonalidades diferentes de cores.

Chiquinho Sorvetes assume operação logística e  otimiza processos

A Chiquinho Sorvetes (Fone: 17 3211.8200), considerada líder no segmento e a maior rede de sorveterias do Brasil – a empresa tem 35 anos de experiência no mercado de sorvetes e possui três modelos de negócios, loja em shopping, loja de rua e quiosque –, encontrou desafios na distribuição de seus insumos para a rede de franquias, que hoje conta com mais de 380 unidades em todo o Brasil. Uma empresa terceirizada era responsável pelo processo, mas ainda havia casos de desabastecimento na rede por conta de problemas na entrega. Por isso, a CHQ Companhia de Franchising, holding responsável da marca Chiquinho Sorvetes, resolveu criar a própria operação logística, e nasceu a OLP Logística e Armazém. Em meados de 2015, a rede alugou um galpão na cidade de Mirassol, SP, e abriu seu primeiro Centro de Distribuição. “No começo foi bastante difícil para atender todas as necessidades da rede, mas aos poucos os problemas foram sendo sanados e atualmente este trabalho é um dos mais precisos dentro do grupo, já que agora vamos direto ao nosso franqueado, sem ter gastos com empresas terceirizadas”, afirma Abner Alouan, responsável pela área de logística da empresa. Após seis meses de experiência, a OLP se mudou para um local mais apropriado para suas necessidades e para atender a uma futura expansão para até 1.000 lojas. Com investimento inicial de R$ 600 mil, a empresa atualmente está instalada num galpão de 9.000 m² de área total, contando com cerca de 50 funcionários que gerenciam os insumos recebidos de 27 fornecedores, e com distribuição direta de suprimentos para todos os franqueados em território nacional.

Enersys
Savoy
Retrak
postal