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Veículos 4 de abril de 2016

Novos caminhões Ford são equipados com transmissão automatizada

A Ford (Fone: 11 4174.9000) amplia a sua linha de caminhões com o lançamento de seis novos modelos Cargo Torqshift equipados com a inédita transmissão automatizada de 10 ou 16 marchas.

Com uma série de recursos avançados, os veículos são destinados a diversos segmentos e foram desenvolvidos para atender a todos os tipos de clientes de caminhões: tanto o frotista, que busca tecnologia para obter economia e rentabilidade, como os autônomos, que priorizam o conforto ao dirigir, informa a empresa.

O Cargo 1723 é um modelo médio com peso bruto total de 16.000 kg e capacidade máxima de tração de 32.000 kg, com motor de 230 cv e transmissão de 10 marchas. Na versão Kolector, chega praticamente pronto para implementação como coletor/compactador, com transmissão reforçada de 10 marchas e peso bruto total de 23.000 kg com terceiro eixo instalado.

Já o médio 1729R, com peso bruto total de 16.000 kg, tem motor de 290 cv e transmissão de 10 marchas, com as opções de cabine simples e leito. O 2429, um dos destaques da linha, tem transmissão de 10 marchas, tração 6×2, peso bruto total de 23 toneladas e capacidade máxima de tração de 38.000 kg.

Por sua vez, o 1729T é um cavalo-mecânico com cabine leito, transmissão de 10 velocidades e capacidade máxima de tração de 38.000 kg. O 1933T com suspensão a ar é um cavalo-mecânico com transmissão de 16 marchas e capacidade máxima de tração de 45.150 kg.

“Eles representam uma grande inovação de engenharia com a transmissão automatizada mais avançada do segmento. É um lançamento importante que virá acompanhado de outros modelos para a Ford continuar crescendo no mercado com soluções focadas na rentabilidade do frotista”, afirma João Pimentel, diretor de Operações de Caminhões.

Além disso, a montadora oferece outro diferencial importante para o transportador: os modelos chegam como linha 2017, que permite ao cliente aumentar o tempo de permanência do veículo na frota – já que a maioria dos contratos no setor exige caminhões com até três anos de uso –, sem contar a sua valorização na hora da revenda. Com a Torqshift, a linha 2017 cresceu de 26 para 34 modelos. Em abril deste ano, a empresa apresentará quatro novas versões com configuração de transmissão manual: Cargo 1419, 1519, 3129 e 3129 Mixer.

Tecnologia

A nova transmissão, desenvolvida pela Eaton em parceria com a Ford e a Cummins, tem construção robusta e funcionamento contínuo e suave, sem solavancos. Conta, ainda, com recursos avançados que otimizam o desempenho, o rendimento e a segurança do caminhão, trazendo uma nova sensação de dirigir para o motorista.

O piloto automático inteligente mantém a velocidade constante em subidas e descidas, e a assistência de partida em rampa segura o caminhão por até 3 segundos em inclinação superior a 3%. Tem também a função “Low” para descidas, indicador de marcha no painel e dois modos de direção, Performance e Economia, com escalonamento que garante alto torque em subidas e inclinações.

Comparada às transmissões automáticas, a automatizada Eaton tem como vantagens menor custo de aquisição e reparo, maior economia de combustível e facilidade de manutenção, informa a empresa. E também é mais econômica que a transmissão manual. Para proteção contra superaquecimento, possui disco com revestimento sinterizado de cerâmica que aumenta em quatro vezes a vida útil da embreagem.

Devido ao ganho de conforto e economia, o uso do câmbio automatizado em veículos comerciais é uma tendência que vem crescendo em todo o mundo. “Hoje, esse tipo de transmissão representa cerca de 20% do mercado e a expectativa é crescer para 50% em 2017, chegando a 70% nos próximos cinco anos. Em alguns segmentos, como os extrapesados, deve chegar a 100%”, declara Antonio Baltar, gerente geral de Marketing e Vendas.

Crescimento

Em 2015, a Ford foi a marca que mais cresceu na indústria de caminhões, com um ganho de 3,7 pontos porcentuais – de 14,3% para 18%, segundo informações da empresa. Consolidou também a liderança no segmento de caminhões semileves – com o modelo F-350 e 42% de participação – e no segmento de leves, com os modelos Cargo 816, Cargo 1119 e F-4000, com 31% das vendas. Na avaliação de vendas, 91,9% dos clientes deram alto nível de aprovação à marca, enquanto 88,4% registraram o mesmo grau de satisfação com os serviços nas pesquisas realizadas em 2015. Por isso, a empresa vem investindo no pós-venda, que se tornou um de seus focos principais de inovação nos negócios.

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