Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Logística 17 de maio de 2017

Operações Logísticas – Ed. 179

Hidrovias do Brasil anuncia novo contrato de movimentação de grãos no Arco Norte
A Hidrovias do Brasil (Fone: 11 3905.6000) anuncia a celebração de contrato de dez anos com a Aliança Agrícola do Cerrado e com a Sodru Trading para prestação de serviços de transbordo de cargas, transporte fluvial e operação portuária, respectivamente – o que envolve a movimentação de até 400 mil toneladas de grãos ao ano na região Norte do Brasil.
Com o objetivo de fornecer soluções logísticas mais competitivas para o agronegócio na região Norte do País, a operação da Hidrovias do Brasil conta com uma Estação de Transbordo de Cargas (ETC) em Miritituba, PA, comboios de barcaças e um Terminal de Uso Privado (TUP) nas proximidades de Vila do Conde, em Barcarena, PA, e deverá alcançar a capacidade operacional de movimentação de 6,5 milhões de toneladas de grãos ao ano até 2020.

Luft Healthcare inaugura CD em Cabreúva, SP, para logística farmacêutica, cosmética e hospitalar
A Luft Healthcare (Fone: 11 4774.8700), segmento da Luft Logistics dedicada ao atendimento e desenvolvimento de logística especializada para os setores farmacêutico, cosmético e hospitalar, inaugurou seu mais novo Centro de Distribuição em Cabreúva, no interior do Estado de São Paulo.
O CD conta com mais de 33.000 m² (Primeira Fase) de área construída, mais de 170.000 m² de área total e mais de 36.000 posições-paletes. O parque logístico foi desenvolvido pela TRX e está localizado na Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto (SP-300), na altura do quilômetro 84.
O novo polo é todo climatizado para receber produtos farmacêuticos, com capacidade para manter a temperatura interna controlada, equalizada em todo o ambiente, para garantir a integridade dos produtos armazenados. Para garantir a precisão na climatização, foi aplicada lã de vidro não somente na cobertura, como também nas paredes laterais. Além disso, a Luft instalou mais de 5.000 sensores que monitoram ininterruptamente a temperatura do ambiente.
Esta unidade se junta aos outros polos de saúde da Luft Heathcare localizados em Itapevi, SP, Cabreúva, SP, Itajaí, SC, Rio de Janeiro, RJ, Miami e Jacksonville (EUA).

Correios e Bling concluem integração para o novo serviço de logística voltado para o comércio eletrônico
Os Correios (Fone: 0800 725.7282) e o ERP Bling concluíram a integração tecnológica entre os dois sistemas, para automatização da nova solução de logística integrada (e-fulfillment) voltada para o comércio eletrônico. Com essa integração, as lojas virtuais que aderirem à utilização deste novo produto logístico de e-fulfillment poderão, por exemplo, enviar automaticamente suas solicitações de atendimento de pedido e realizar consultas de estoque dos itens armazenados pelos Correios.
A empresa Bling (Fone: 54 3449.0294) é a primeira plataforma de ERP online a concluir essa integração com os Correios. “O projeto de e-fulfillment dos Correios é voltado especialmente para os empresários que atuam no comércio eletrônico, setor muito relevante para o Bling, que tem cerca de 60% dos clientes atuando no e-commerce”, afirma Sidney Zynger, diretor de marketing da empresa.
Para José Furian Filho, vice-presidente de logística dos Correios, a integração irá facilitar o dia a dia do micro e pequeno empresário, que além de transferir custos como aluguel, mão de obra e insumos para preparar os pedidos vendidos, permitirá uma automatização na operação logística. Basta vender pela internet, pois desde a armazenagem até o envio dos pedidos, os Correios entregam e cuidam de tudo.
O Bling é um sistema de gestão empresarial (ERP) para micro e pequenas empresas. Sua plataforma permite que empresários organizem a gestão do seu negócio com segurança e facilidade. São diversas ferramentas que possibilitam o controle total sobre vendas, finanças, estoque, produtos, clientes, pedidos, comissões de vendedores, dentre outros. O sistema permite ainda emissão de notas fiscais eletrônicas, geração de boletos bancários e de cobranças e de propostas comerciais. Além disso, é integrado com os Correios e com as maiores plataformas de e-commerce e marketplace do país.
Já o novo serviço de e-fulfillment permite que as lojas virtuais armazenem seus produtos nos armazéns logísticos dos Correios, que se responsabilizará por atender aos pedidos vendidos, fornecer embalagens gratuitas para cada encomenda, preparar, expedir e distribuir diretamente para todo o Brasil. Além de precificação simplificada e sem cota mínima mensal de faturamento, este produto oferece acesso exclusivo a preços altamente reduzidos para SEDEX e PAC, o que reduz os custos logísticos com armazenagem e frete para os lojistas. O armazém Correios em São Paulo já está funcionando desde setembro de 2016 e nos próximos dois meses, os Correios já anunciaram o lançamento de mais cinco fulfillment centers: RJ, PE, MG, PR e Brasília.

Prosegur lança caminhão homologado para Rodotrem
Como parte de seus investimentos de R$ 4,3 milhões para o desenvolvimento de soluções no transporte de cargas com alto valor agregado, como joias, relógios, papel moeda, mercadorias de luxo, barras de ouro, ingressos para eventos e cargas com alto índice de sinistralidade, como eletroeletrônicos, celulares, medicamentos e cigarros, a Prosegur (Fone: 11 3611.6788) está lançando o caminhão MB 2644 AXOR, traçado, com suspensão deslizante, homologado para Rodotrem. O veículo de grande porte, indicado para o transporte de cigarro, eletroeletrônicos e celulares, é composto por um cavalo mecânico – capaz de puxar 32 toneladas – e de um baú, sendo possível acoplar mais uma carreta em sua estrutura. Outro veículo que faz parte do portfólio da companhia é o caminhão plataforma, ideal para o transporte de contêiner. “Ao contratar qualquer um dos serviços da Prosegur, além do caminhão, que possui a tecnologia necessária para um transporte seguro (tecnologia híbrida de rastreamento por GPRS e via satélite durante todo o trajeto, sistema de vídeo monitoramento, botão de pânico, fechadura randômica, sensores de portas e sirenes), o cliente passa a contar com uma solução completa de logística, que vai desde a equipe de segurança até o monitoramento e o seguro da carga”, salienta Alessandro Abrahão, diretor geral da Prosegur Cash – divisão responsável pelos serviços de logística de valores e gestão de numerário.

Intecom inaugura operação em Centro de Distribuição no Nordeste
A Intecom Logística (Fone: 11 3627.5300) acaba de inaugurar seu novo Centro de Distribuição na Paraíba – localizado na BR -101. Por meio deste armazém, com estrutura de mais de 28.000 m², a empresa já atende a grandes clientes, como a rede de farmácias Walmart, realizando o transporte de cargas e a armazenagem de produtos farmacêuticos, perfumaria e higiene pessoal para diversos pontos do Nordeste. Entre os setores que a Intecom Logística pretende expandir atuação na região estão vestuário, calçadista, cosmético, higiene e beleza.

Aplicativo Brasil Fretes conecta embarcadores, transportadoras e motoristas
A Brasil Fretes (Fone: 11 3842.6585) é uma plataforma digital que facilita a negociação entre transportadores e embarcadores. Operando desde o início de 2016, “é a única do País que inclui as transportadoras na busca por fretes, ou seja, integra toda a cadeia logística (embarcadores, Operadores Logísticos, empresas de transporte e caminhoneiros) através de uma ferramenta de última geração, que atende as necessidades dos clientes do setor de transporte e logística”, comenta Adriano Del-Vecchio, CEO da Brasil Fretes.
Ele continua: “o grande diferencial da Brasil Fretes é que ela também funciona como um braço comercial dos Operadores Logísticos e das transportadoras, aumenta a eficiência dos processos logísticos dos embarcadores e ainda faz a ligação com o caminhoneiro autônomo”.
Com a solução, é possível realizar negócios através do aplicativo, disponível para download gratuito na App Store e Google Play, como também em qualquer computador conectado à internet. O serviço oferece combinação inteligente entre cargas e caminhoneiros, compartilhamento da localização do motorista por geolocalização, notificações, integração para postagem de carga em massa através de planilhas, nova tecnologia para reduzir o consumo de internet e espaço de memória dos celulares, além de um design amigável e intuitivo. A Brasil Fretes oferece negócios para qualquer tipo de veículo e mercadoria, atua em todo o território nacional e ainda tem planos de expansão. Com quase 13 mil motoristas, 800 transportadoras e 500 embarcadores cadastrados, o carro chefe da plataforma ainda é o transporte de cargas provenientes do agronegócio.

Hamburg Süd apresenta tecnologia XtendFRESH para transporte de frutas, legumes e vegetais
A Hamburg Süd (Fone: 11 5185.3100) está apresentando uma das mais sofisticadas tecnologias para o transporte de frutas, legumes e vegetais para fora do País. Batizada de XtendFRESH, a tecnologia consiste no controle da atmosfera dentro de um contêiner de carga refrigerada (reefer), de forma que a fruta entre no estado de “hibernação” e chegue ao destino exatamente com a mesma qualidade que deixou o Brasil. “O sistema tira proveito da respiração das frutas e converte o oxigênio (O2) em gás carbônico (CO2), garantindo que o cliente receba exatamente o que contratou – produtos de uma determinada cor, tamanho e com alto padrão de qualidade. Os gases ficam na proporção adequada para que a fruta mantenha o mesmo padrão de qualidade durante toda a viagem”, explica Rodrigo Gomes, Reefer Sales Manager da Hamburg Süd.

Brink’s conta com armazém geral de alta segurança
A novidade da Brink´s (Fone: 11 3321.3000) é o Armazém Geral de Alta Segurança, localizado em Indaiatuba, SP, próximo do aeroporto de Viracopos, e que conta com uma área de 2.700 m², e mais de 2.000 posições-paletes. Ali são oferecidos serviços de cross docking, pick and pack, consolidação e distribuição de cargas na exportação e importação e armazenagem. Já o Terminal de Carga da Brink’s, no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, SP, conta com uma área exclusiva de 1.600 m² destinada à armazenagem de cargas de alto valor, tanto na exportação quanto na importação, dentro de caixas-fortes com estruturas porta paletes. A unidade também possui condição de armazenagem de produtos que necessitam de controle de temperatura, como medicamentos, já que conta com duas câmaras frias.

Hapag-Lloyd oferece 11 serviços semanais do Brasil para diferentes mercados
Com uma frota de 166 navios porta-contêineres modernos e uma capacidade de transporte total de 963.000 TEU, a Hapag-Lloyd (Fone: 11 3306-9002) oferece 11 serviços semanais do Brasil para diferentes mercados, cobrindo todos os mercados exportadores brasileiros, sendo alguns dos mais importantes destinos à Costa Sul Oeste Americana, América Central, América do Norte, Norte e Sul da Europa, Caribe, Ásia e Oriente Médio. Todos os serviços têm capacidade disponível para carga geral e carga refrigerada de e para o Brasil.

LATAM Cargo aumenta capacidade de aeronaves para atender crescimento da demanda
A LATAM Cargo Brasil (Fone: 11 5091.3200) está aumentando a capacidade de transporte de suas aeronaves para atender o crescimento da demanda no trecho Manaus-Guarulhos-Manaus. A empresa passará a operar o transporte de cargas em aviões para passageiros modelos Boeing 777 e 767, com capacidade para 30 toneladas em seus porões, para algumas frequências semanais, em substituição aos atuais A320, com capacidade para 2,5 toneladas. Além dos porões das aeronaves comerciais, a LATAM Cargo opera com aeronave cargueira uma frequência diária, somada a uma frequência extra às terças, quintas e aos sábados.
Desde 2013, a companhia investe R$ 94 milhões num plano de negócios que envolve reforma e construção de novos terminais, bem como em segurança e tecnologia. Neste ano também estão previstas as inaugurações dos terminais de Curitiba, PR, com investimentos de R$ 2,6 milhões, Belo Horizonte/Confins, MG, R$ 500 mil, e Imperatriz, MA, R$ 390 mil.
Outra estratégia considerada acertada pela empresa foi de investir no transporte de produtos de maior valor agregado, como fármacos, autopeças e peças industriais para reforçar a rentabilidade das operações. O resultado foi tão positivo que essas mercadorias já são as mais transportadas pela companhia nas rotas domésticas, representando 50% do total de cargas movimentadas.
A empresa também realizou investimentos em produtos que são reflexo ao crescimento da demanda: o “perishable”, destinado ao mercado Internacional, e o “porta-a-porta”, para o mercado doméstico Brasil. O primeiro refere-se ao transporte de perecíveis, especificamente frutas, vegetais, pescados e flores, enquanto o segundo é um serviço prestado em solo pela LATAM Cargo para entrega de produtos na localidade indicada pelo cliente.
O perishable oferece atendimento especializado no transporte de perecíveis para o mercado internacional, com a utilização de equipamentos especiais, como mantas térmicas, além de tempo reduzido de entrega e ajuste de temperatura nos compartimentos da aeronave para esse tipo de carga. Aproximadamente 40% do volume transportado pela LATAM Cargo nos últimos anos se enquadra no perfil de cargas perecíveis. O transporte dos produtos é realizado tanto em aeronaves comerciais quanto cargueiras, com controle de temperatura nos compartimentos de carga. Em sua maioria, os produtos perecíveis são exportados pelos países da América Latina aos do hemisfério norte.
Outro serviço que a companhia vem apostando, no mercado Brasil, é o porta-a-porta, um sistema de entrega de mercadorias monitorado via satélite a partir de aplicativos instalados nos celulares dos motoristas responsáveis pelas entregas. Adotado em outubro de 2015, o porta-a-porta recebeu investimentos de R$ 140 mil e realiza cerca de 180 mil entregas e coletas por mês em todo o Brasil, tendo como boa parte de seu portfólio clientes de e-commerce. Ao todo, são mais de três mil cidades atendidas em todo o país, dentre as quais São Paulo responde por 60% do total movimentado. Atualmente, a empresa dispõe de mais de 280 veículos em todo o Brasil para entrega porta-a-porta, incluindo carros e motos.

Kuehne + Nagel apresenta solução digital para cotar serviços de exportação e importação para embarques aéreos e marítimos LCL
A Kuehne + Nagel (Fone: 11 3468.8000) está apresentando o KN FreightNet, solução digital global que permite cotar serviços de exportação e importação para embarques aéreos e marítimos LCL, realizar bookings online e que também disponibiliza o monitoramento das cargas através do próprio sistema. “O mercado brasileiro conta agora com uma solução que permite, em cerca de dois minutos, cotar e solicitar embarques para qualquer localidade no globo”, diz Adriana Martins, diretora de Marketing e Vendas da Kuehne + Nagel Brasil. As cotações, realizadas no próprio site da Kuehne + Nagel, são baseadas em informações básicas dos embarques como origem, destino, peso e volume. Os clientes recebem os valores com todos os custos e taxas, assim como o tempo estimado de trânsito, através de uma proposta comercial clara e estruturada. A partir deste momento, o booking pode ser realizado no mesmo instante ou o cliente pode salvar a proposta, que estará válida por um período determinado pelo sistema.

Fibria investe R$ 54,4 milhões na modernização do transporte marítimo de madeira
A Fibria (Fone: 0800 283.8383), empresa de base florestal e maior produtor mundial de celulose de eucalipto, está investindo R$ 54,4 milhões na modernização do transporte marítimo de madeira, realizado entre o sul da Bahia e o norte do Espírito Santo. A madeira, proveniente de florestas plantadas de eucalipto e com certificados internacionais de manejo florestal, irá abastecer a unidade industrial da Fibria em Aracruz, ES.
Dos R$ 54,4 milhões investidos na modernização dos dois Terminais Marítimos, R$ 31,3 milhões são para obras civis e R$ 23,1 milhões nas novas máquinas portuárias – quatro guindastes: dois para o Terminal de Caravelas, BA, onde a madeira é embarcada, e dois para o de Barra do Riacho, ES, onde é feito o desembarque. Eles substituirão a operação de seis máquinas carregadeiras que atualmente fazem a movimentação de madeira nas barcaças. Em maio de 2017 entram em operação os dois primeiros guindastes – um em Barra do Riacho e outro em Caravelas. E no mês de agosto de 2017 entram os outros dois.
Os equipamentos que vão operar em Barra do Riacho têm uma particularidade: serão movidos à eletricidade, produzida na própria unidade industrial da Fibria, que é autossuficiente em geração de energia. A empresa está investindo em linhas de transmissão ligando sua fábrica ao Portocel, onde está instalado o Terminal de Barcaças. A alternativa vai representar economia em combustíveis, além de contribuir para a redução da emissão de CO2.
“Com essas máquinas, vamos reduzir em 42% o tempo de carga e descarga das barcaças que transportam madeira”, afirma Luiz Geraldo Micheletti Goessler, gerente de Logística Florestal da Fibria. Atualmente, o ciclo de viagem da barcaça que transporta madeira entre o Terminal de Caravelas e o de Barra do Riacho é de 12 horas.

Grupo Tracker lança rastreador para caminhões que identifica jammers automaticamente
O Grupo Tracker (Fone: 0300 400.5000) acaba de lançar o Tracker LBS Caminhão, rastreador inteligente que, além de rastreamento, tangibiliza a operação. “O produto é um sistema que combina radiofrequência e LBS em um só dispositivo. Ele otimiza o processo de localização de um caminhão roubado ou furtado e ainda oferece recursos extras que ajudam o cliente a desenvolver estratégias para aumentar a rentabilidade”, diz o coordenador de Marketing & Produtos do Grupo Tracker, Rodrigo Rufca.
A tecnologia de Radiofrequência (RF) é extremamente eficiente em caso de roubo e furto, uma vez que é imune a ação dos inibidores de sinais. Já a tecnologia LBS, utilizada na transmissão de dados por celular, possibilita a visualização em mapas e otimiza o processo de rastreamento. “Além do sinal de RF, agora será possível identificar em um mapa o local aproximado onde o roubo/furto ocorreu, facilitando as buscas pelo caminhão”, explica Rufca.
Outro diferencial do Tracker LBS Caminhão é permitir a ativação automática do RF, caso seja detectada a presença de inibidores de sinais. Rufca conta que “mesmo que um jammer seja capaz de bloquear o sinal LBS, que gera tangibilidade, ele não será capaz de impedir a transmissão de sinais de radiofrequência, que serão ativados de forma inteligente, no momento em que a comunicação LBS for desativada”.
O coordenador de Marketing & Produtos também informa que o Tracker LBS Caminhão oferece recursos extras que possibilitam diminuir a chance de acidentes ou de situações que coloquem o caminhão em risco; saber a localização aproximada de caminhões; planejar estrategicamente a utilização de um caminhão ou frota; e evitar fraudes. “Este dispositivo permite uma análise detalhada do comportamento dos caminhões e, com isso, é possível melhorar a gestão. O cliente pode configurar e criar cercas eletrônicas e rotas personalizadas para exercer um controle logístico mais eficaz”, finaliza.

TRX desenvolve empreendimento para armazenar medicamentos
A TRX (Fone: 11 4872.2600), empresa brasileira que desenvolve, adquire e financia ativos reais, por meio da gestão de produtos de investimento, investiu R$ 100 milhões para o desenvolvimento de um parque logístico dedicado ao armazenamento de medicamentos, em Cabreúva, no interior de São Paulo.
A construção da primeira fase do empreendimento, considerado um dos mais modernos do País para o armazenamento dos medicamentos, com temperaturas controladas que variam entre 21º C e 23º C, já foi finalizada.
Além da primeira fase já pronta, com 33.000 m², o parque tem espaço para mais 95.000 m² em novos galpões, que podem ser desenvolvidos sob medida para atender a demanda de grandes empresas. O restante do terreno já está terraplenado e o projeto já foi aprovado junto à prefeitura. O parque inteiro conta com 293.796 m² de área total de terreno e 128.013 m² de área construída.

Grupo Protege lança o Titanis, caminhão blindado de cargas
O Grupo Protege (Fone: 11 3156.0882) amplia a sua frota de caminhões blindados que atendem ao serviço de Carga Segura com o lançamento do veículo pesado Titanis, considerado o maior da categoria no Brasil. O caminhão foi projetado para atender a demanda de transporte de eletrônicos – notebook, celulares, circuitos integrados, entre outros –, medicamentos, cartões, documentos sigilosos, formulários de cheque em branco e mercadorias de alto valor agregado em geral em grande escala. Além da capacidade de transportar 28 paletes PRB, contra 14 paletes do modelo Troodon, para trajetos de médias e longas distâncias, o veículo, de 18,6 metros, foi projetado para melhor dirigibilidade e manobra facilitada para carga e descarga em portos, aeroportos e Centros de Distribuição. O novo caminhão é equipado com conjunto cavalo mecânico da MAN modelo 25-420 – 8×2 e com semirreboque tipo furgão de três eixos. O terceiro eixo na tração e um segundo eixo direcional têm a função de distribuir melhor a carga. Conta com transmissão automatizada e capacidade para transporte de carga de até 28.000 kg. O cavalo mecânico e o semirreboque possuem blindagem que atende o nível mais alto de homologação estipuladas pelas autoridades brasileiras. O valor da apólice do seguro total da carga transportada é também um dos mais altos do mercado, gerando economia na hora de contratação do frete e maior segurança para os clientes. O serviço de Carga Segura com o caminhão Titanis será realizado em todo o país, com as coletas centralizadas no Estado de São Paulo, em um primeiro momento, e entregas para todo o território nacional. O serviço conta com o embarque de quatro vigilantes armados e treinados e o monitoramento e rastreamento permanente em tempo real. As aberturas do baú de cargas, por exemplo, são realizadas remotamente pela central de inteligência da Protege.

Enersys
Savoy
Retrak
postal