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Espaço Instituto Logweb Entrevista 13 de julho de 2023

Paulo Saez, sócio e cofundador da OK ENTREGA, fala dos desafios da distribuição no Brasil e no Mercosul

O Portal Logweb disponibiliza este espaço ao ILOG – Instituto Logweb de Logística e Supply Chain para que, na pessoa de sua presidente Valéria Lima, sejam realizadas entrevistas com os principais gestores de empresas de grande relevância no mundo logístico.

Aqui, cedemos espaço para Paulo Saez, sócio e cofundador da OK ENTREGA falar sobre a distribuição e, também, sobre as atividades da sua empresa. Acompanhe.

Valéria Lima: Quais os maiores problemas enfrentados hoje nas entregas?

Paulo Saez: O cenário de distribuição no Brasil e no Mercosul possui um conjunto de características que trazem muita complexidade e altos custos para os processos de logística, como: precariedade da infraestrutura de transportes, baixa oferta nos modais ferroviário e marítimo, regionalização e especialização das transportadoras, envelhecimento das frotas etc. Diante disso, para atender o nível de serviço esperado pelo mercado com viabilidade financeira, os embarcadores acabam utilizando serviços de dezenas ou até mesmo centenas de transportadoras, dos mais variados portes, em diferentes estágios de tecnologia e nos mais variados formatos de contratação: terceiros, frota própria, autônomos etc. Como consequência, o gestor enfrenta uma grande dificuldade em ter 100% das informações das entregas e ocorrências em tempo real e consolidadas em um único local. 

Valéria Lima: Como poderiam ser evitados e, mais ainda, como poderiam ser solucionados?

Paulo Saez: Como esse cenário depende de fatores que não estão nas mãos das empresas e, até por isso, não deve mudar a curto/médio prazo, a solução está em conviver da melhor forma possível dentro desse ambiente e, para tal, nossa sugestão é a adoção de plataforma integrada e centralizada que permita gerenciar:

– Entregas realizadas

– Comprovantes de entregas (PODs)

– Agendamentos nos clientes

– Entregas pendentes

– Ocorrências de entregas nas perspectivas operacionais e financeiras (custos adicionais de frete)

– Logística reversa (devoluções totais e parciais)

– Sinistros

– Provisionamento de fretes

– Auditoria dos CT-es recebidos (principais e complementares)

– Pagamentos dos serviços de frete etc.

Essa solução precisa de capaz de cobrir todos os processos logísticos de distribuição. Ocupar todas as lacunas, eliminando planilhas, e-mails e outros tipos de controles paralelos. Ser resiliente às adversidades operacionais já conhecidas, como: resistência no uso de diversos aplicativos simultâneos por parte dos entregadores e transportadoras, constantes alterações nas programações de coleta onde, muitas vezes, são alteradas transportadoras, veículos ou motoristas, quebra de veículos e celulares durante o trânsito, falta de sinal de internet, etc.

Valéria Lima: É sabido que a pandemia provocou mudanças nos e-commerce. Em sua opinião, quais foram as mudanças mais significativas?

Paulo Saez: De forma geral, a forma de consumo, que definitivamente migrou para o virtual e os valores e objetivos das pessoas que, com certeza, sofreram grandes modificações.

Valéria Lima: Quais mudanças trazidas pela pandemia vieram para ficar? Por quê?

Paulo Saez: Já na área de logística e demais áreas das empresas, a mudança de maior impacto foi a busca por soluções digitais, principalmente para questões que até então eram praticamente 100% físicas, como, por exemplo, o comprovante de entrega. Essa é uma mudança que não tem retorno.

Valéria Lima: Quais são, hoje, os meios para redução dos custos operacionais de frete?

Paulo Saez: Isso não mudou e nunca irá mudar, sempre será gestão minuciosa de cada detalhe, de cada operação, de cada contratação, etc.

Valéria Lima: Fale sobre o papel da tecnologia hoje no segmento de fretes: quais as mais usadas, finalidades etc.

Paulo Saez: O uso de tecnologia na gestão de entregas é o que permitirá às empresas alcançarem elevados níveis de serviços com custos competitivos, e isso irá alavancar o crescimento destas.

Valéria Lima: Hoje, o setor de fretes pode atuar sem tecnologia? Explique.

Paulo Saez: Não. O embarcador que insistir no uso de controle manuais correrá sérios riscos de estagnação e/ou altos custos logísticos.

A empresa

Valéria Lima: Explique o que é a OK ENTREGA: o que oferece, benefícios etc.

Paulo Saez: A OK ENTREGA é a Torre de Controle de Entregas capaz de centralizar 100% da operação em um único portal de monitoramento e análise de desempenho logístico nas perspectivas operacionais e financeiras. All in one. Permitindo ao gestor de logística acompanhar em tempo real diferentes KPIs sobre: entregas realizadas (IODs), comprovantes digitais (PODs), devoluções, sinistros e outras ocorrências executadas. A visibilidade é de 100% da operação! A OK ENTREGA facilita a vida dos entregadores, registra ocorrências com muita agilidade e em “real time”.

OK Entrega – Torre de Controle – INDICADORES
OK Entrega – Torre de Controle – Dashboard de Entregas

Valéria Lima: Quais os diferenciais da OK ENTREGA?

Paulo Saez: Velocidade de implantação. Por exemplo: já conseguimos implantar vários clientes diferentes com mais de 200 transportadoras em cada operação em períodos entre 30 e 60 dias. Não há necessidade de cadastro prévio para transportadoras e motoristas.

– Abrangência operacional. Temos cobertura para:

– Todos os modais: rodoviário, ferroviário, marítimo, aéreo etc.

– Todos os modelos de contratação: terceirizado, quarteirizado, frota própria, autônomos etc.

– Todos os tipos de frete: lotação (FTL), fracionado (LTL), cross docking (redespacho) etc.

– Resiliência operacional. Nossa solução foi concebida desde o projeto de infraestrutura e modelo de dados para absorver situações de alta demanda e possíveis falhas. Fato que nos trouxe como resultado, uma plataforma capaz de absorver problemas do cotidiano logístico com nenhum ou baixo impacto operacional.

– Evolução colaborativa. Contamos com equipe de desenvolvimento composta por profissionais de TI e Logística que atuam constantemente na evolução da solução a partir das sugestões e necessidades colocadas pelos clientes atuais e o mercado em geral.

– Flexibilidade para customizações. Temos como princípio a busca incessante de reduzir ou eliminar controles paralelos, retrabalhos e serviços de baixo valor agregado, por exemplo: recepção, conferência e arquivo de comprovantes de entregas.

– Suporte técnico aos usuários (clientes e suas transportadoras). Modelo inovador e altamente eficaz de suporte que nos permite atuar com equipe reduzida e alta satisfação dos clientes. Independente do modal de transporte, porte das transportadoras, tipo de frete, as informações são capturadas diretamente pelos entregadores no ato da entrega. 

Valéria Lima: Qual a abrangência de atuação da OK ENTREGA?

Paulo Saez: Brasil e Mercosul. Vale destacar que a solução OK ENTREGA, além de estar em constante evolução, conta com alta capacidade de adaptação às necessidades dos clientes. Por exemplo: para obtenção da informação de entrega (IOD-POD) ou devolução, são disponibilizadas três opções: o aplicativo OK ENTREGA utilizado pelo motorista no ato da entrega, o aplicativo OK ENTREGA utilizado posteriormente na base da transportadora; ou integração por API capaz de receber a informação de entrega e o comprovante digitalizado capturados no TMS da transportadora. Atualmente, os TMSs de mercado: ESL Sistemas, SSW Sistemas e JSL já possuem integração nativa com a solução OK ENTREGA. Independente da forma de entrada, 100% das imagens dos comprovantes são validadas por inteligência artificial + validação humana e registradas em cartório (digitalização com valor legal). Esse processo dispensa o retorno físico e/ou arquivamento dos comprovantes gerando uma grande moeda de troca para alterar o processo com as transportadoras. Elas passam a fazer a baixa no sistema e em contrapartida não precisam mais enviar o documento físico. Praticidade e menor custo operacional. Quanto aos veículos compartilhados, temos muitos clientes que fazem uso de cross docking e estes gerenciam os dois trechos de transporte com a OK ENTREGA. Por exemplo: Santher, Bauducco, Ypê, Jazam, Vinagre Castelo, Cooperativa Lar, Montana etc.

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