Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 19 de fevereiro de 2009

Pindamonhangaba briga para ter estação do TAV

A Área de Estruturação de Projetos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) informou que a escolha dos dois municípios que receberão estações do trem-bala entre as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo só será divulgada em abril. De acordo com Cláudio Pádua, do BNDES, qualquer notícia que relate a escolha de um ou outro município é especulação.

Na edição de sexta-feira, 13, a Tribuna do Norte trouxe uma matéria evidenciando a situação de Pindamonhangaba, que juntamente com outras cidades da região, pleiteia uma das duas estações intermediárias do trem bala.

No domingo, 15, outro jornal da região alegou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já teria escolhido São José dos Campos – fato desconhecido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – que ainda está fazendo levantamento das condições de várias cidades. 

Em contato com a Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Pindamonhangaba, Cláudio Pádua, explicou que uma empresa inglesa foi contratada para fazer o estudo das cidades que manifestaram interesse no empreendimento. "Existe um programa que recebe todos os dados do município e emite parecer – que é fundamental para a escolha. Este software analisa vários itens, como a topografia, geologia, preço das áreas e outros", disse o secretário de Planejamento da Prefeitura, Maurício Mar-condes.

Ele afirmou que Pindamonhangaba continuará lutando para receber uma das estações do trem bala.

Um ofício evidenciando pontos positivos de Pindamonhangaba foi encaminhado ao BNDES pelo prefeito João Ribeiro, que assim como outros chefes do executivo das cidades da região aguardam a decisão sobre os locais das estações.

 

Fonte: Revista Ferroviária

Enersys
Savoy
Retrak
postal