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Entregas 9 de novembro de 2022

Pitney Bowes lista cinco dicas logísticas para as empresas garantirem o sucesso na Black Friday

Considerado um dos períodos mais importantes do ano para atacadistas, e-commerces e varejistas, a Black Friday é um evento que promove, na última sexta-feira de Novembro, uma série de descontos em produtos de diversas lojas no Brasil e no mundo.

As vendas online têm ganhado relevância para os brasileiros, que mudaram a sua forma de consumir e passaram a considerar os comércios eletrônicos como mais um canal de compra. Uma pesquisa da Neotrust, de 2021, mostra que o faturamento da Black Friday chegou a R$ 5,41 bulhões, valor 5,8% maior que o mesmo período de 2020. Outro dado importante também é que o ticket médio aumentou 6,4% em relação ao ano anterior, com um valor médio de R$ 711,38.

Quando bem planejada pelas empresas, a data tem tudo para ser um sucesso, porém, a falta de preparação e planejamento em etapas básicas do processo logístico podem acabar prejudicando a performance dos negócios.

“A logística, muitas vezes deixada de lado, é um dos principais pontos de atenção. A falta de preocupação com a estruturação dessa etapa pode arruinar qualquer campanha de venda, por melhor que seja. Quando o cliente tem uma experiência de compra negativa, não existe desconto, produto, ou qualquer outro benefício que faça com que ele volte a fazer negócio com aquela loja e a entrega é parte primordial dessa experiência”, comenta Samuel Caparrotti, Country Leader da Pitney Bowes Brasil, multinacional especializada em soluções de logística, envio de documentos e pacotes

A Pitney Bowes acredita que todas as operações logísticas podem ser descomplicadas com planejamento, tecnologia e infraestrutura. Confira abaixo seis dicas logísticas para as empresas garantirem o sucesso na Black Friday:
 

1 – Identifique e corrija gargalos


Antes de receber o grande fluxo de pedidos durante o período de Black Friday, é preciso compreender possíveis gargalos atuais no processo logístico. Isso porque etapas que possam ter alguma ineficiência podem resultar em frotas não otimizadas, processamento de encomendas mais lentos e o uso de muitas pessoas com processos manuais e que poderiam ser mais bem distribuídos.

Melhorar o fluxo de despacho e entrega, ajustar cronogramas e otimizar processos são alguns dos aspectos que se enquadram neste sentido. Como exemplo, temos equipamentos que atendem desde o processo de separação e armazenagem do pedido, roteirização de frotas por região, categorias de produtos etc., até rastreabilidade de encomendas, o controle das demandas entre áreas e a integração das etapas logísticas.

Muitas vezes, a Black Friday antecipa a implantação de investimentos que já seriam necessários para a otimização de custos, recursos e tempo.


2 – Controle de estoque


Se o volume de vendas da Black Friday é um dos maiores durante o ano, o cuidado e a agilidade no controle de estoque são fundamentais para o sucesso dessa campanha.

Antes de qualquer coisa, é preciso analisar a quantidade de produtos disponíveis, se o estoque é limitado ou há produtos para reposição. Além disso, um ponto importante é planejar como esse estoque será armazenado e distribuído para clientes, transportadoras ou distribuidores.

A estratégia para a temporada fica mais completa e eficiente quando essa gestão é automática e a tecnologia apoia a estrutura de rotas, separação e cubagem durante a movimentação intensa das encomendas.

Com isso, as chances de prejuízos por excesso ou falta de insumos diminuem, além de ser possível otimizar a quantidade de itens por caminhão, fazendo com que as frotas sejam mais bem aproveitadas.


3 – Cuidados específicos na preparação das encomendas


Diferentes setores são impactados nesta época, desde produtos fracionados até grandes mercadorias, a Black Friday movimenta áreas como saúde, beleza, vestuário, pet, entre outros. São diferentes tamanhos, pesos, quantidades e particularidades.

Ter um processo de cubagem eficiente e preciso garante que as empresas estejam preparadas para gerenciar o volume de processamento de peso e tamanho dos pacotes de forma ágil e precisa, possibilitando que o operador ganhe mais tempo.

4 – Organize a área de transportes antes, durante e depois da Black Friday


Com menos risco de gargalos, o manuseio e o processamento de encomendas ajustados, é hora de pensar no last mile.

Com a grande oferta de produtos durante a Black Friday, o volume de encomendas aumenta consideravelmente e é preciso pensar que no final da cadeia logística está o cliente, que está cada vez mais exigente quanto aos prazos.

O Centro de Distribuição recebe e despacha milhares de pacotes por dia para mini hubs e transportadoras terceirizadas para que esta “última milha”, ou last mile, seja ágil.

Neste sentido, lembre-se de otimizar o frete com a utilização correta e eficiente das frotas e de garantir que a última etapa logística seja rápida. Isso só é possível com uma cubagem automática, segura e precisa, mitigando riscos de medições manuais. Além disso, contar com equipamentos de sistema de sorter pode agilizar, ainda mais, o processo de roteirização dessas encomendas.


5 – Pense também na logística reversa


O pós-Black Friday ainda gera volumes expressivos para o mercado, que necessita de um processo de logística reversa para a troca desses produtos de forma eficiente. Imagine que inúmeros produtos, de diversos tamanhos, são vendidos digitalmente e os clientes buscam um processo de devolução e troca que seja rápido e preciso.

Outra perspectivava que envolve a separação, a cubagem, o armazenamento, o processamento e a devolução desses produtos é o do mercado B2B. A relação entre empresas e clientes pode correr risco quando transportadores, distribuidores e outros fornecedores logísticos estão envolvidos.

Nesse sentido, todas as etapas devem estar mapeadas e preparado para recebimento e troca de pedidos. Contar com uma cubagem precisa e implantar processos automáticos pode mitigar riscos de erros manuais e perda da confiança do cliente B2B por erros que podem ser evitados, fazendo com que a relação dele com o cliente final permaneça positiva.

“Para a área do e-commerce, varejistas e transportadoras, disponibilizamos equipamentos e projetos dedicados sob medida, que automatizam o processo logístico de acordo com o porte e volume da empresa. Os equipamentos da Linha One Ship foram desenvolvidos para facilitar a cubagem e o manuseio de encomendas e pacotes, integrando diversos sistemas que garantem mais segurança, eficiência e velocidade nas operações”, finaliza Samuel.

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