Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 28 de outubro de 2008

PMDB é consagrado o grande vencedor nas cidades portuárias

Encerrado o segundo turno das eleições municipais de 2008, o PMDB foi o partido que mais elegeu prefeitos nas principais cidades portuárias do Brasil. Levantamento feito pelo PortoGente com base nos números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirma que dez candidatos da legenda (30%) tiveram seus nomes apontados como vencedores nas urnas dos 33 municípios portuários espalhados pelo País. Três das vitórias do PMDB foram confirmadas somente no último domingo (26).

Entre elas, destaque para a apertadíssima vitória de Eduardo Paes (PMDB) sobre Fernando Gabeira (PV) no Rio de Janeiro, com uma diferença de 1,66%, o que representa míseros 55.225 votos num dia em que mais de 3,6 milhões de cariocas foram às urnas. Nos últimos debates, tanto Paes quanto Gabeira comprometeram-se a dedicar parte de seu tempo à revitalização da região em volta do Porto do Rio de Janeiro. Caberá a Eduardo Paes transformar essa promessa em realidade.

Um candidato eleito no domingo e que possui forte ligação com o setor portuário é João Castelo (PSDB), futuro prefeito de São Luís (MA) e ex-presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), autarquia que administra o Porto de Itaqui.
 
Ele derrotou Flávio Dino (PC do B) por 55,84% a 44,16%. Para amenizar os efeitos do crescimento do porto que administrou, João promete construir um novo anel viário na Cidade, além de ampliar as principais avenidas.

Na disputa partidária dos municípios portuários, o PMDB fez 10 prefeitos, com larga vantagem sobre o PP, que teve cinco candidatos eleitos. PSDB, PT e PDT elegeram três prefeitos cada. PPS e PTB fizeram dois prefeitos e, na lanterna, ficaram DEM, PSB, PSC, PR e PV, com um chefe de Executivo cada. No entendimento do cientista político Amadeu Borges, esses resultados mostram que, muito mais que ideologias, o eleitorado ainda leva em conta o currículo do candidato.

“Não podemos dizer que as cidades portuárias possuem determinado perfil, o que levou 30% delas a eleger o PMDB. Até porque teve gente do PMDB que atacou o presidente Lula e outros do mesmo PMDB que tentaram de todas as formas atrelar sua imagem a do presidente da República. Não há ideologia partidária, mas sim análise do currículo do candidato. O que se espera é que os prefeitos eleitos saibam promover a integração entre porto e cidade”.

Fonte: PortoGente – www.portogente.com.br

Enersys
Savoy
Retrak
postal