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Conteúdo 15 de dezembro de 2008

Portal de localização ajuda a fugir do rodízio na cidade de São Paulo

Para fugir do rodízio de veículos na capital paulista, motoristas de caminhões e carros têm utilizado soluções como o portal de localização Apontador MapLink, buscando rotas alternativas para que possam chegar aos destinos pretendidos sem infringir a lei que prevê o decreto de rodízio municipal.

Segundo a empresa, hoje, as informações de endereços e rotas on-line são de fácil acesso. Os portais de georeferência oferecem muito mais que guias de ruas e opções para traçar uma rota, além de ser possível visualizar pontos de interesse, obter informações de trânsito em tempo real, consultar as condições do tempo, dados rodoviários, etc.

De acordo com Frederico Hohagen, diretor de Marketing e Vendas do Apontador MapLink, o Apontador Maps, um dos produtos do portfólio Apontador.com, possui diversas ferramentas que facilitam a busca de endereço, geração e personalização de rotas. “Ao lançar a opção de Rota Inteligente, o Apontador Maplink quis oferecer ao usuário a possibilidade de montar seu próprio caminho, uma forma alternativa de se desviar de determinados pontos e, principalmente, de fugir do trânsito. Oferece aos motoristas mais agilidade na entrega de mercadorias e coleta de produtos, entre outros serviços”, comenta.

Ele conta que, ao traçar uma rota, é possível adicionar pontos de parada, inclusive em locais que não fazem parte do trajeto inicial. “A ferramenta traça automaticamente uma segunda alternativa de rota, que inclui todos os pontos por onde o usuário quer passar”, revela. Outro opcional é que a ferramenta permite ao usuário dimensionar com o mouse áreas de restrição de passagem, isto é, ele pode destacar o território onde não deseja passar. É uma forma fácil de optar por diferentes caminhos.

Hohagen afirma que, só nos últimos 12 meses, o número de visitantes nos portais multiplicou por 10, e este fator é conseqüência do aumento de tráfego nas ruas. “A maior parte dos usuários é do Estado de São Paulo, e recebemos mensalmente, só desta região, três milhões de visitantes. Sem dúvida, a preocupação dos motoristas paulistanos com o caos no trânsito tem trazido maior visitação às páginas de notícias, câmeras, situações das estradas e corredores de trânsito”, explica.

O diretor informa, ainda, que, no portal, as informações são atualizadas entre 15 e 30 minutos e mostram aos usuários a situação dos principais corredores da capital paulista e carioca, trazendo, também, onde estão ocorrendo eventos, feiras livres, obras ou incidentes que possam atrapalhar o tráfego de carros. “Já as câmeras fornecem imagens ao vivo das principais rodovias do país, facilitando a escolha dos motoristas que pretendem pegar a estrada. Basta entrar no site e clicar na câmera desejada para visualizar em tempo real as condições do trânsito local”, destaca.

A expectativa é de que o número de acessos aumente ainda mais nos próximos meses, especialmente nos portais WAP (wap.maplink.com.br e wap.apontador.com.br), que também oferecem notícias do trânsito em tempo real. “Nunca fizemos campanha direta para isso, porém praticamente todas as ferramentas lançadas são voltadas para a melhoria do tráfego”, salienta Hohagen, dizendo que nunca foi realizada nenhuma ação de incentivo para o uso destas ferramentas.

Ele conta que o Roteirizador, por exemplo, oferece rotas a pé, de bicicleta, pelo caminho mais curto e desviando do trânsito, sendo que estas alternativas foram criadas justamente para dar maior leque de opção aos usuários. “As rotas traçadas pelo caminho mais curto fazem com que o motorista fuja das principais vias, cortando caminho por dentro dos bairros. Para quem prefere caminhos alternados, é uma ótima sugestão. A opção de desviar do trânsito é a melhor escolha para quem dirige nos horários de pico. A ferramenta considera a situação dos corredores de trânsito dando prioridade às avenidas descongestionadas”, sugere.

Do ponto de vista corporativo, Hogagen conta que o Apontador Maplink oferece soluções para todo tipo de empresa. “Os produtos desenvolvidos possuem extrema maleabilidade de preços e customizações. Isso faz com que qualquer empresa, de todo tipo, segmento e tamanho, possa adquirir soluções exclusivas que atendam às suas peculiaridades”, garante.

Klabin

No caso da Klabin, produtora, exportadora e recicladora de papéis, a ferramenta é utilizada para calcular despesas como pedágios, combustível e tempo de trajeto no transporte de 95% dos seus produtos. “Há três anos utilizamos o Webservice do Apontador MapLink. A partir dele desenvolvemos um sistema interno (o Transportation) e descartamos o uso de uma tabela de cálculo de pedágio, já que tudo é feito automaticamente pelo sistema”, destaca Ari Carlos Costa Junior, analista de negócios da Klabin.

De acordo com informações do Apontador, dessa forma, ao emitir uma nota fiscal, em qualquer uma das suas 17 fábricas, a Klabin já calcula quanto será gasto no transporte do material. “Isso facilita o processo de agendamento do pagamento ao transportador”, completa Costa Junior.

Produtos direcionados

Falando mais especificamente dos produtos direcionados a transportadoras e operadores logísticos, o diretor conta que o Apontador Maplink possui diversos produtos. “Além dos serviços prestados por meio dos portais, possuímos o RMT – Roteirizador Multiponto Transportes; o RUM – Roteirizador Urbano Multiponto; e o Guia Quatro Rodas Rodoviário Pró, que foi desenvolvido em parceria com a Editora Abril. Os três oferecem diversas alternativas de rota, mas somente no Guia é possível evitar estradas e fazer o bloqueio de determinadas regiões.”

Por fim, Hogagen lembra que outro produto muito utilizado neste sentido é o WebService, que consiste em as empresas pagarem pelo uso dos mapas e montarem internamente softwares e ferramentas customizadas para aperfeiçoar a área de logística. “O Apontador Maplink também oferece o desenvolvimento desta ferramenta exclusiva às empresas que não possuem equipe de tecnologia própria. Este produto pode ser moldado de acordo com a necessidade do cliente, sendo apto a agrupar em um só produto as ferramentas de geração de rotas alternativas”, conclui.

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