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Conteúdo 16 de fevereiro de 2009

Porto de Itajaí volta a operar como antes até o fim de fevereiro

Muito se noticiou sobre as chuvas que tanto prejudicaram Itajaí, SC, inclusive paralisando algumas operações do porto. Agora, tragédia passada, ficam os planos e as ações para reerguer o que foi destruído.

O arquiteto José Valdevino Arruda Coelho, mais conhecido como Tito Arruda, diretor técnico do Porto de Itajaí, conta que a prioridade na reconstrução do porto é o serviço de dragagem, visando estabelecer novamente o calado em onze metros no canal de acesso e na bacia de evolução do rio Itajaí. Depois, os esforços estarão voltados para a recuperação dos berços dois e três e reforço estrutural do berço um. Mais a frente, pensa-se na recuperação do Molhe Norte, em Navegantes, e aprofundamento do canal e bacia de evolução para 14 metros.

Tito Arruda conta que tudo ficou muito mais simplificado porque as empresas escolhidas pelo governo federal para promoverem a reconstrução dos berços já estão atuando na região ou no próprio local. “A Triunfo, por exemplo, construiu o Portonave – Terminais Portuário de Navegantes e parte da duplicação da Br-101, enquanto a Constromac é a responsável pela construção do berço zero do Teconvi. Esse conhecimento prévio de toda a região e do próprio Porto facilitará em muito todo o trabalho a ser desenvolvido por essas empresas”, diz.

De acordo com o diretor técnico, será significativo o aumento de produtividade que o porto apresentará com a entrada em funcionamento de novos equipamentos de terra. Além deste fator, houve aumento do cais em 250 metros, com a entrada em operação no início de fevereiro do berço zero – Teconvi. O Porto passará dos atuais 750 metros para um quilômetro de extensão. Por último, também haverá aumento da bacia de evolução, do calado do canal interno e externo.

Todo o Complexo Portuário do Rio Itajaí deve receber aporte global próximo a quinhentos milhões de reais, revela Tito Arruda. Esse investimento tem como fontes principais o governo federal e a iniciativa privada responsável direta pelos terminais privados e arrendados.

O profissional revela que a previsão mais pessimista é que no final de fevereiro, com a operação regular dos berços um e quatro, através do Teconvi, se tenha uma movimentação idêntica àquela anterior à enchente de novembro de 2008. “Isso se deve ao fato de que, mesmo operando com apenas dois berços, os equipamentos de terra novos oferecem um ganho de produtividade extraordinário. Então, com dois berços em funcionamento, iremos operar com qualidade e alto desempenho já em fevereiro”, garante.

Com tudo concluído, objetiva-se um ganho de pelo menos 40% de movimentação, finaliza Tito Arruda.

Ministro nomeia comissão para acompanhar trabalho de dragagem do rio Itajaí

O Ministro Pedro Brito, titular da SEP – Secretaria Especial de Portos da Presidência da República, anunciou João Aires Pinheiro como coordenador do grupo gestor de acompanhamento do trabalho de dragagem do canal de acesso e bacia de evolução do Rio Itajaí. Para auxiliá-lo, foram escolhidos Heder Cassiano Moritz e Amilton Machado Alcântara, indicados pela Superintendência do Porto de Itajaí.

Esta comissão visa a dar ao governo federal e à própria Autoridade Portuária de Itajaí reais condições de “atuar no controle, acompanhamento e fiscalização das obras e serviços emergenciais no Porto de Itajaí”, conforme publicação no diário Oficial da União.

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