Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Portos 13 de julho de 2015

Porto de Paranaguá aumenta em 107% o recebimento de caminhões

O Pátio de Caminhões do Porto de Paranaguá registrou, durante o mês de junho, a entrada de 44,7 mil veículos para descarregar soja, farelo ou milho. O número representa um aumento de 107% em relação ao mesmo período de 2010, quando o pátio recebeu 21,5 mil veículos, e de 8,5% em relação o recorde anterior, registrado em maio de 2013 (com 33,7 mil caminhões). No acumulado do ano de 2015, o pátio de triagem do Porto de Paranaguá recebeu mais de 196 mil caminhões para descarga de grãos.

O aumento no movimento de caminhões se deve aos investimentos, de R$ 7,49 milhões, feitos pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), nos últimos anos, em melhorias no pátio de triagem – local que recebe os veículos e onde é feita a amostragem do produto antes do embarque e onde, ainda, os caminhoneiros podem descansar com segurança.

Foram feitas melhorias no acesso, para agilizar entrada e saída dos veículos, e no sistema de classificação dos produtos, o que reduz tempo de permanência dos caminhões no local e permite um rodízio de maior de veículos.

“Diferentemente dos pátios de triagem dos Portos de Santos e São Francisco, que são privados e cobram do motorista a estadia, o nosso pátio é público e vamos com qualidade no atendimento ao usuário”, afirma o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino.

Os investimentos realizados nos últimos anos pela Appa são do Programa de Recuperação e Ampliação da Capacidade do Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá. O local tem capacidade estática para abrigar até mil caminhões simultaneamente, mas, diariamente, passam pelo Pátio cerca de 2,5 mil caminhões, com o objetivo de descarregar grãos no período de safra.

Dividino conta que o Pátio foi construído na década de 1970 e que a última etapa da construção foi concluída em 1980. Desde então, as redes elétricas e hidráulicas eram as mesmas. Nos últimos quatro anos retomamos os investimentos na segurança dos caminhoneiros”, destacou Dividino.

(Foto: André Kasczeszen / APPA)

Enersys
Volvo
Savoy
Retrak
postal