Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 19 de março de 2009

Prefeita de Cubatão embarga obra da ALL em pátio de manobra

A prefeita Marcia Rosa determinou a paralisação imediata das obras do pátio de manobras de trens que está sendo construído no ramal Paratinga-Piaçaguera, na Vila Esperança, em Cubatão, pela América Latina Logística (ALL), concessionária da malha ferroviária que corta a Cidade.

A obra havia sido embargada na sexta-feira pelo setor de fiscalização da Secretaria Municipal de Obras por não possuir alvará de licença do Poder Público. Entretanto, ontem pela manhã, ao receber a informação de que máquinas, operários e caminhões trabalhavam normalmente, desrespeitando a determinação da Prefeitura, a chefe do Executivo foi pessoalmente ao local ordenar a paralisação dos serviços.

"Cubatão não é terra de ninguém. Tem um comando e leis que devem ser obedecidas", declarou Marcia. A prefeita esclareceu que não é contra as obras que irão garantir o desenvolvimento de Cubatão e da Baixada Santista. "É preciso que fique claro que somos a favor do desenvolvimento, somos a favor do crescimento, da expansão, mas a Cidade tem comando e ele deve ser respeitado".

O pátio de manobras está sendo construído ao lado de um dos maiores núcleos habitacionais de Cubatão. Com aproximadamente 20 mil habitantes, a Vila Esperança faz parte de um grande projeto de reurbanização que está sendo bancado pelo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. "Todas as obras que serão realizadas aqui, sejam particulares ou estatais, precisam se adequar a este plano", lembrou a prefeita.

Marcia fez referência a uma outra obra realizada no ano passado em Cubatão que, segundo a Prefeitura, desobedeceu as normas locais. "A Comgás (Companhia de Gás de São Paulo) rasgou a Cidade de ponta a ponta e Cubatão não teve ganho algum com isso. Somente prejuízos e danos. Ficamos felizes que o gás chegue até Santos, consideramos importante a utilização do gás natural, mas queremos respeito com a nossa Cidade".

Por meio de nota, a ALL informou que tem parecer técnico favorável da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e licença ambiental para a realização das obras do pátio. Ainda conforme a nota, "a empresa também consultou lideres comunitários, por sugestão da própria Prefeitura, e obteve aprovação para o início do projeto".

Finalizando, a concessionária declarou que está aberta ao diálogo e informou que se reunirá hoje, às 10 horas, com representantes da Administração Municipal para encontrar a melhor solução para a construção do pátio de manobras na Vila Esperança.

 

Fonte: Revista Santos Modal
 

Enersys
Savoy
Retrak
postal