Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Intralogística 1 de abril de 2021

Premiação internacional de intralogística, IFOY apresenta seus parceiros, que destacam as novidades no setor

Você já sabe que a Logweb é a única jurada das Américas a participar do IFOY Award (International Intralogistics and Forklift Truck of the Year), conhecido como o “Oscar da intralogística”. Isso representa um grande orgulho e o reconhecimento da importância do nosso trabalho, principalmente no setor de intralogística.

Na edição 2021 da premiação, concorrem 17 soluções de 14 fabricantes: arculus, Cargotec Engineering, Hai Robotics, Hänel, H+E Produktentwicklung, HHLA Sky, a subsidiária da BMW IDEALworks, Interroll Group, NIMMSTA, Oppidum TIC, Still, Synaos, Volume Lagersysteme e Waku Robotics. Os vencedores serão revelados no dia 21 de junho, em Viena, como já noticiamos no site e na revista Logweb.

Nesta matéria, vamos apresentar algumas das empresas parceiras do IFOY, que fazem esse prêmio acontecer.

 

Acessórios

A Cascade Corporation é especializada em implementos para empilhadeiras, como garfos, acessórios e tecnologias relacionadas. Seu destaque, apresentado nos Dias de Teste do IFOY, em março, foi a solução de pesagem móvel três em um, que combina a funcionalidade de um deslocador lateral, um posicionador de garfo e um carro de pesagem móvel.

As balanças de transporte integradas permitem que os operadores pesem as cargas durante a transferência, e o sistema inteligente possibilita que os dados essenciais do peso sejam coletados e, em seguida, comunicados ao visor na cabine via Bluetooth ou ao próprio sistema telemático da empilhadeira.

Durante os testes, a empresa também apresentou o deslocador lateral elétrico, voltado para empilhadeiras elétricas ou AGVs. Segundo a Cascade, a solução é 90% mais eficiente em energia do que um deslocador lateral hidráulico padrão, resultando em maior vida útil da bateria e redução do tempo de inatividade.

Outra novidade foi o sensor de garfos, ideal para uso em operações de e-commerce e locais de difícil acesso. Uma câmera digital embutida na ponta do garfo transmite via Wi-Fi informações a um display sem fio localizado na empilhadeira. A solução oferece visão aprimorada, permitindo que os operadores economizem tempo e esforço, lendo a etiqueta em uma caixa alta, engradado ou palete antes de retirá-la do rack.

 

Paletes

A CHEP, especializada em pooling de paletes, também é parceira do IFOY. Seu modelo de negócio, construído sobre os princípios da economia circular, consiste em fornecer paletes e contêineres que são compartilhados e reutilizados por produtores e fabricantes em toda a cadeia de abastecimento global.

Este sistema estende o ciclo de vida dos paletes em comparação com as plataformas unidirecionais e, portanto, consome menos recursos e produz menos resíduos. Em 2019, a CHEP lançou o Programa Mundial Desperdício Zero, uma colaboração centrada no cliente que visa fornecer novas soluções em escala, enfrentando o desafio atual de atender a uma demanda cada vez maior e ao mesmo tempo reduzir a pegada ambiental.

A iniciativa concentra-se em três áreas principais. A primeira é a eliminação do desperdício de embalagens, seja reutilizando, seja minimizando o uso de recursos naturais para a confecção.

A segunda é erradicar as viagens de retorno com caminhões vazios, através da colaboração. A solução de transporte colaborativo da empresa, ativa por mais de seis anos em toda a Europa, conta com mais de 230 colaboradores na região. Com isso, os clientes economizaram 75,8 milhões de quilômetros vazios e 86,2 quilotoneladas de CO² em todo o mundo.

A terceira é a remoção de ineficiências operacionais. Consiste em adquirir a habilidade de lidar com a incerteza e as mudanças para continuar a satisfazer competitivamente a demanda do consumidor sem desperdícios, altos custos e ineficiência.

“A dissociação do crescimento econômico do consumo de recursos não vai acontecer por si só. Será preciso coragem de nossos negócios e governos para repensar o modelo linear de cadeia de suprimentos ‘pegar, fazer, desperdiçar’ e mudar para uma economia circular”, explica Katrin Zeiler, diretora sênior do Zero Waste World da CHEP.

 

Infraestrutura

Outra parceira é a GARBE Industrial Real Estate GmbH, uma das maiores especialistas em logística e imóveis industriais na Alemanha e na Europa. Em 2020, a empresa se expandiu principalmente na Europa Central e Oriental (CEE) e, no começo deste ano, abriu um escritório na França.

O total da transação, com firma reconhecida em toda a Europa, no ano passado aumentou 23%, para 1,48 milhão de euros, dos quais 974 milhões correspondem a aquisições e 507 milhões a alienações.

De acordo com dados fornecidos pelo analista internacional Real Capital Analytics (RCA), isso significa que a GARBE foi responsável por 18% de todas as transações imobiliárias de logística.

“A demanda crescente por unidades de logística e armazenamento teve um impacto positivo em nosso negócio de locação. Por exemplo, assinamos novos contratos de locação para uma área total de cerca de 120.000 m² em propriedades sob nossa administração. Isso elevou a taxa de ocupação de todo o portfólio administrado por nós em até 99%”, conta Jan Dietrich Hempel, codiretor administrativo da marca e responsável pela divisão de gestão de ativos.

 

postal
JLL
JLL
JLL
JLL
postal
Sds
Retrak
savoy
JLL