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Reconhecimento 26 de fevereiro de 2024

Prêmio IFOY AWARD 2024: 17 soluções inovadoras na final. Várias têm fábrica ou representação no Brasil

A organização do International Intralogistics and Forklift Truck of the Year (IFOY AWARD), ou Prêmio Internacional de Intralogística e Empilhadeira do Ano – IFOY, considerado o “Oscar da Intralogística”, acaba de anunciar as indicações para o IFOY AWARD 2024 e mais uma vez fez uma seleção difícil. De um total de 35 empresas, 15 fornecedores de seis países se classificaram para a final com um total de 17 dispositivos e soluções, incluindo quatro startups.

Os provedores de soluções intralogística AGILOX, Crown, GLOBE Fuel Cell Systems, HWArobotics, Innok Robotics, Jungheinrich, MEYSENS, RAVAS, SAFELOG, SSI SCHÄFER e STILL podem ganhar um dos troféus mais cobiçados internacionalmente. BOX ID Systems, Brightpick, CIP Mobility e CYBRID estão na final do prêmio spin-off “IFOY Start-up of the Year”

“A rodada de nomeação foi excepcionalmente difícil. Mais da metade dos candidatos não chegou à fase final”, diz Anita Würmser, presidente do júri do IFOY. “Ainda mais claramente os finalistas refletem as megatendências do nosso tempo. Começando com a tecnologia de armazém cada vez mais sofisticada e estendendo-se à impressionante gama de aplicações de robótica móvel e IA, até componentes altamente inovadores e projetos cada vez mais complexos. Eficiência, escalabilidade e prontidão futura estão em demanda e os jurados do IFOY confirmarão quem tem vantagem.” Anita espera um duro debate nas sessões do júri para decidir os troféus vencedores, que serão entregues em junho em Baden, perto de Viena, na Baixa Áustria.

Três Soluções Integradas para Clientes nomeadas

A primeira classe de soluções integradas, que está sendo avaliada pela primeira vez em dois anos, promete ser particularmente empolgante. Grandes nomes e projetos pioneiros de automação estão na final.

Com os equipamentos AGILOX na BMW, o júri avaliará um projeto emblemático em termos de reabastecimento usando robôs móveis para o setor automotivo. Desde o final de 2023, 27 AMRs AGILOX ONEs têm fornecido às estações de trabalho da fábrica da BMW, em Regensburg, Alemanha, componentes para o chassi, ao invés dos rebocadores e carregamento manual das áreas de armazenagem de amortecedores. Em uma semana padrão, os AMRs movimentam cerca de 2.624 toneladas de contentores cheios e vazios em tráfego misto com pedestres, empilhadeiras e rebocadores, percorrendo cerca de 3.294 quilômetros.

Também concorrendo aos troféus IFOY está o ultramoderno centro de produção de produtos cosméticos da Beiersdorf AG, que foi desenvolvido pela STILL, como parte de um sistema integrado de produção e armazenagem. O projeto greenfield perto de Leipzig, na Alemanha, está sendo realizado como um modelo de leasing e é considerado um marco na intralogística inovadora na indústria farmacêutica. São utilizados equipamentos totalmente automáticos, com componentes móveis e estacionários. Um total de 25 veículos estão em operação, bem como um sistema de estruturas de estocagem com mais de 9.700 posições e uma altura de 12,7 metros. Além disso, foram instalados mais de 180 metros de transportadores contínuos. Uma das características especiais é um sofisticado sistema de energia para operação 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Os robôs de transporte móveis da SAFELOG na Fábrica 46 da Mercedes Benz são o terceiro destaque na categoria. Ao converter a linha de montagem do Sindelfingen, o foco foi a integração e a transparência dos processos de abastecimento ao longo da cadeia de suprimentos. Sistemas pick-by-light e uma frota de 350 AGVs do especialista em robótica bávara são usados para coletar e transportar componentes para as linhas de produção. Um sistema de monitoramento em tempo real desenvolvido em conjunto controla o status. Equipados com sua própria inteligência, os AGVs podem tomar decisões de forma independente, enquanto o sistema de controle mestre da Mercedes assume o controle em pontos críticos.

Dois modelos indicados para estocagem

Os cavalos de batalha de muitos armazéns e Centros de Distribuição de alto desempenho ainda estão entre os produtos mais vendidos. Este ano, o júri selecionou duas novas empilhadeiras de uma gama tradicionalmente ampla para a final.

A recém-desenvolvida ESR 1200, da Crown, com uma capacidade de carga de duas toneladas e uma altura de elevação de 14,2 metros impressiona com sua abordagem holística de sustentabilidade e produtividade. A empilhadeira de amplo alcance oferece melhorias no produto, como o novo design do mastro para maior estabilidade e visibilidade, bem como a redução contemporânea da pegada ecológica devido ao processo de produção redesenhado.

Com o EJC 112i da Jungheinrich, o júri escolheu um transpalete com bateria de lítio universalmente aplicável com capacidade de carga de até 1,2 toneladas e altura de elevação de 4,7 metros. No segmento de entrada tradicionalmente altamente competitivo, o multifuncional compacto promete estabelecer novos padrões em termos de capacidade, desempenho e potência. Suas características: dimensões frontais reduzidas, alta densidade energética e alta capacidade residual.

Três robôs móveis nomeados

AGV, AMR e companhia são a tendência em intralogística. Devido à escassez de trabalhadores qualificados e por razões de custo-benefício, muitos prestadores de serviços logísticos estão confiando cada vez mais nesses ajudantes móveis 24 horas por dia, 7 dias por semana. Por essa razão, o foco da indicação foi a adequação prática e o leque de candidaturas possíveis. Três fornecedores chegaram à final.

O robô de transporte autônomo INDUROS, da Innok Robotics, para cargas de até 700 quilos pode ser usado ao ar livre, “dentro de casa” ou em combinação, independentemente do clima, más condições do solo e outros obstáculos. Ele acopla e desacopla trailers de forma autônoma e um navegador da web moderno é tudo o que é preciso para operá-lo. A navegação híbrida usando LiDAR – Light Detection and Ranging – tecnologia que usa pulsos de laser para medir distâncias e criar mapas tridimensionais de alta precisão – ou GPS seleciona automaticamente a melhor forma de navegação e tecnologia de sensores sem interrupções. Não são necessárias marcações no solo, pontos fixos ou alças de indução no piso.

O SOTO da Jungheinrich se apresenta com um novo conceito de garra e o padrão de comunicação industrial VDA 5050 para uso em frotas mistas. O robô móvel totalmente autônomo pega pequenos transportadores de carga (SLCs) e os coloca em racks de fluxo em linhas de produção e montagem. Ele pode transportar até 24 pequenos transportadores de carga de diferentes tamanhos simultaneamente, o que permite um aumento de dez vezes na capacidade e uma velocidade de produção 60% maior. Os grupos-alvo são as indústrias automotiva, eletrônica e de linha branca, bem como a produção de moldagem por injeção.

Também na final está o primeiro veículo automatizado da série STILL EXV iGo. Sua “origem” como um veículo industrial promete tecnologia sofisticada, comissionamento simples e serviço rápido para soluções de automação escaláveis. A opção de usar o equipamento sozinho ou em operação mista em paralelo com outros equipamentos de operação manual, ou mudar para operação manual, se necessário, torna-o um robusto auxiliar de armazém, um veículo inteligente para o mundo dos processos dos armazéns automáticos, especialmente para empresas com frotas menores e pouca ou nenhuma experiência em automação.

Duas indicações entre os robôs estacionários

O potencial da robótica estacionária é enorme, especialmente quando se trata de modernizar armazéns existentes ou coletar pedidos. Desta vez, dois fabricantes chegam à final.

A HWArobotics, fabricante de robôs para armazenagem, com sede em Cingapura, chegou à final com seu sistema de robô de transporte 3D SLS600 para cargas de até 50 quilos. Quer se trate de tamanhos variáveis ou fixos, robôs de vaivém bidirecionais ou 3D, todos partilham o mesmo trilho, podem mudar de corredor ou mover-se para diferentes níveis usando um elevador.  O SLS600 é ideal para e-commerce e outros cenários de baixa taxa de transferência e alta densidade. O sistema promete custos até 50% menores, especialmente ao modernizar armazéns existentes.

A SSI Piece Picking, da SSI SCHAEFER, é uma célula robótica para a separação anteriormente cara e trabalhosa de itens individuais. A versátil solução do sistema, incluindo software, é projetada para máxima precisão e oferece funções avançadas, como pick-and-place, reconhecimento de objetos usando inteligência artificial, determinação patenteada do ponto de preensão e manuseio suave do produto. A aplicação, que atinge até 1.200 picks por hora, é particularmente adequada para movimentadores lentos e médios e pode ser combinada de forma inteligente com sistemas de transporte. Os grupos-alvo incluem indústria, saúde, farmacêutico e cosméticos, comércio eletrônico e empresas de logística contratada.

Três especiais do ano na final

Pequena causa, grande efeito: muitas vezes são os detalhes inteligentes que fazem a diferença entre o sucesso e o fracasso de um produto. Três desses divisores de águas estão competindo na categoria Especial do Ano.

A avançada balança de placa de carro iCP com tecnologia de pesagem em movimento do fabricante holandês RAVAS marca o fim das paradas de pesagem e interrupções durante a condução. Quando o motorista pega o palete, o processo de medição é iniciado automaticamente. Durante o trajeto, o peso do palete é determinado e, se necessário, os dados podem ser enviados ao sistema para rastreamento e registro. Os dados de peso podem ser transferidos para qualquer ERP ou WMS e usados para controle baseado em peso.

Também qualificada para a final da IFOY está a GLOBE Fuel Cell Systems com o bloco de energia de célula de combustível GLOBE XLP80 movido a hidrogênio para uso em empilhadeiras de contrapeso de 2,5 a cinco toneladas. O bloco de energia é particularmente adequado para a indústria pesada, a indústria de bebidas e prestadores de serviços de logística em geral. A principal vantagem é a qualidade de acordo com as normas automotivas. Além disso, vários sensores enviam dados para a nuvem GLOBE DataCore, que está disponível aos clientes para relatórios e serviços.

O primeiro sensor ultrassônico 3D do mundo, o Toposens ECHO ONE, da MEYSENS, que imita a tecnologia de ecolocalização de um morcego, promete nada menos do que uma revolução na prevenção de colisões para robôs móveis. Em contraste com tecnologias de sensores, como LiDAR ou câmeras, que podem ser afetadas por condições de iluminação, reflexos e condições climáticas, o ECHO ONE acústico usa ondas ultrassônicas para detectar com precisão seu ambiente, mesmo quando os sensores ópticos atingem seus limites.

Quatro start-ups na final

No tradicionalmente abrangente IFOY Spin-off Award Start-up of the Year, o júri selecionou quatro finalistas, cujos pontos de venda exclusivos poderiam anunciar transformações revolucionárias.

Foi dada uma chance à solução de digitalização em tempo real BOX ID ProcessGuard para envio de mercadorias em logística de distribuição da start-up BOX ID Systems, com sede em Garching, perto de Munique. Graças à sua abordagem inovadora de IoT, o sistema permite a separação a prova de erros e otimiza os ciclos de contêineres de transporte. A solução pode ser conectada a sistemas em tempo real para comparações alvo-real e promete economias maciças para o grupo-alvo de fornecedores de serviços de atacado e varejo, indústria e logística.

O patenteado Brightpick Autopicker da start-up Brightpick, com sede em Bratislava, na Elosváquia, é um robô móvel autônomo que coleta e consolida pedidos diretamente nos corredores do armazém. Ao contrário de outros robôs de atendimento, o Autopicker baseado em IA não precisa mais ir e voltar para estações centrais de picking, o que permite maior rendimento com menos dispositivos. Os robôs são adequados para qualquer armazém onde o picking é necessário, mas também podem ser usados para outras tarefas.

A startup CIP Mobility, com sede em Munique, Alemanha, repensou completamente a micromobilidade com seu mocci Smart Pedal Vehicle. A bicicleta de trabalho e carga livre de manutenção feita de material sintético é ideal para usuários comerciais que desejam operar de forma poderosa, mas sustentável, na última milha, bem como nas instalações da empresa ou em sua intralogística. A e-bike B2B promete autonomia de 60 a 80 quilômetros e taxa de reciclagem de 95%. Além disso, o uso de plásticos recicláveis na produção reduz as emissões de dióxido de carbono em cerca de 68% em comparação com os componentes de alumínio.

Carrega objetos pesando até 20 quilos sem peso e sem força física própria.

O exoesqueleto CYBRID, da start-up CYBRID, com sede em Hilden, na Alemanha, pretende ser o primeiro traje de suporte adaptativo para toda a parte superior do corpo no mercado. A roupa, que se encaixa bem ao corpo, acompanha os movimentos do usuário de forma totalmente automática e se adapta em tempo real ao peso adicional a ser compensado, à postura e às ações do usuário. O foco atual é a produção e logística.

Indicados IFOY no TEST CAMP INTRALOGISTICS

Devido à sua experiência, o IFOY AWARD é um prêmio de inovação altamente respeitado em intralogística com uma reputação global. A seleção é precedida por uma extensa auditoria com vários ciclos de nomeação e testes. Os produtos e soluções indicados para a fase final passam pela série de testes IFOY e pela verificação de inovação científica. Os indicados não são comparados diretamente entre si, mas com seus respectivos rivais no mercado. Além disso, jurados de 19 nações e suas equipes de assessoria da indústria viajam para o evento para avaliar os próprios finalistas – a Logweb é a única jurada das Américas.

Os entusiastas da inovação podem testar os finalistas do IFOY no TEST CAMP INTRALOGISTICS nos dias 10 e 11 de abril. Além dos 17 finalistas do IFOY, mais de 100 inovações estarão disponíveis para testes em 10.000 metros quadrados de espaço do salão. São esperados 1500 participantes.

A cerimônia de premiação acontecerá no dia 14 de junho na cidade imperial de Baden, nos arredores de Viena. Graças a uma cooperação com a HERMES austríaca, o Wirtschafts.Forum, o Centro de Congressos e o Casino Baden, na Baixa Áustria, proporcionarão um cenário espetacular para a cerimônia de premiação. Até lá, o resultado permanecerá em segredo – tanto para os finalistas quanto para o público

O International Intralogistics and Forklift Truck of the Year (IFOY AWARD) reconhece os melhores produtos e soluções de sistemas de intralogística do ano. O objetivo da organização é documentar a capacidade de desempenho e o impulso inovador da intralogística, ajudando a aumentar a competitividade e elevar o perfil de todo o setor na arena pública. Os vencedores do IFOY AWARD são selecionados uma vez por ano por um júri independente de jornalistas de comércio internacional.

Os patrocinadores do IFOY AWARD são a VDMA Materials Handling and Intralogistics Sector Association e a VDMA Robotics + Automation Sector Association. Os parceiros da IFOY são a Messe Dortmund e a fabricante líder mundial de acessórios para empilhadeiras Cascade. O parceiro de paletes IFOY é a CHEP, líder de mercado global em agrupamento de paletes. O parceiro logístico é a LTG. O parceiro do evento IFOY é a HERMES. Wirtschafts.Forum. A organização IFOY está sediada em Ismaning, perto de Munique. O IFOY AWARD está sob o patrocínio do Dr. Robert Habeck, Ministro Federal da Economia e Proteção Climática.

Em 2023, a cobertura sobre o IFOY AWARD alcançou 4664 artigos em 823 canais de mídia de 46 países. O alcance (bruto) da mídia online orgânica foi de 1,6 bilhão de leitores. 

Prêmio IFOY WWW.IFOY.ORG

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