Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 2 de abril de 2009

Produção industrial tem em fevereiro a segunda alta seguida

A produção industrial brasileira subiu 1,8% em fevereiro na comparação com janeiro, informou nesta quarta-feira, 1, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio dentro das estimativas dos analistas ouvidos pelo Agência Estado, de alta de 1% a +9%. Em janeiro o índice havia avançado 2,1%.

Na comparação entre fevereiro deste ano e fevereiro do ano passado, a produção da indústria registrou queda de 17%, dentro da das previsões, que variavam de recuo de 20,5% a -8,5%.

Segundo o IBGE, o patamar de produção voltou a nível próximo ao de junho de 2004. Dos 27 ramos da indústria pesquisados, 16 cresceram. A alta mais expressiva foi a dos veículos automotores, cuja produção cresceu 8,7%. Nos dois primeiros meses do ano, o setor avançou 52,2% e recuperou as perdas de novembro e dezembro, na fase aguda da crise financeira.

Outros setores que cresceram no mês, ainda de acordo com o IBGE, foram produtos químicos (8,0%), edição e impressão (10,3%), material eletrônico e equipamentos de comunicações (8,7%) e alimentos (1,4%).

As principais pressões negativas vieram de farmacêutica (-6,9%); máquinas e equipamentos (-3,2%) e outros equipamentos de transporte (-4,2%).

Ainda na comparação com o mês anterior, o segmento de bens de consumo duráveis (10,5%) alcançou a taxa mais elevada entre as categorias de uso, registrando o segundo resultado positivo consecutivo, que levou a um crescimento de 50,6% frente a dezembro de 2008.

A produção de bens de consumo semi e não duráveis (1,7%) reverteu o sinal após quatro meses de taxas negativas, período que acumulou perda de 7,6%. Bens intermediários (1,5%) assinalou o segundo avanço consecutivo em 2009, enquanto o setor de bens de capital (-6,3%) foi o único a reduzir a produção na passagem de janeiro para fevereiro.

 

Fonte: Diário do Comércio – www.dcomercio.com.br

Enersys
Volvo
Savoy
Retrak
postal