Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 25 de setembro de 2009

Projeto da Uniduto Logística prevê estrutura para transporte de etanol

A Uniduto Logística, que representa 88 usinas de etanol de São Paulo responsáveis por um terço da produção nacional, elaborou um projeto que pretende trazer uma mudança drástica na forma de transporte do produto no país.

A estrutura, de 570 quilômetros, ligará as principais regiões produtoras de São Paulo com a capital e o litoral, de onde o álcool seguirá para a exportação. O investimento é de US$ 1 bilhão e vai possibilitar o transporte de 17 bilhões de litros de combustível por ano. A previsão de entrada em operação é em meados de 2012.

Segundo o presidente da Uniduto, Sergio Van Klaveren, com o início do funcionamento do alcooduto, serão retirados das estradas 1,6 mil caminhões de carroceria dupla, conhecidos como "bitrem". Todo o transporte de etanol, 95% do qual hoje é feito por rodovias, deve passar para as dutovias, hidrovias e ferrovias. O álcool vai se beneficiar de um momento de crescimento, com uma mudança completa da matriz de transporte. A economia inicial no transporte do produto será de 25%, declara Klaveren.

De acordo com o presidente da Uniduto, a tendência é aumentar a participação do Brasil neste modal, que atualmente possui 20 mil quilômetros (km) de dutos, incluindo um gasoduto, um oleoduto e um mineroduto, contra 820 mil km dos Estados Unidos e cerca de 300 mil km da Rússia. O projeto demandará investimento de US$ 1 bilhão.

Klaveren calcula que a economia com o óleo diesel que deixará de ser utilizado pelos caminhões chegue a 85 milhões de litros por ano. Além disso, segundo ele, a retirada de circulação dos veículos pesados vai contribuir para a manutenção das estradas e a redução do número de acidentes. O início das obras do duto está previsto para meados de 2010.

Fonte: DCI

Enersys
Savoy
Retrak
postal