Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Logística Reversa 21 de fevereiro de 2024

Prysmian desenvolve programa de logística reversa de cabos pioneiro no Brasil

Líder mundial na indústria de sistemas de cabos de energia e telecomunicações, o Grupo Prysmian criou uma solução para destinar, corretamente, o excedente de cabos elétricos que não mais serão utilizados pelos clientes.

Pioneiro no mercado brasileiro de cabos de energia, o programa de logística reversa desenvolvido pela Prysmian integra clientes e fornecedores em etapas totalmente rastreáveis e auditáveis, o que proporciona segurança e credibilidade a todo o processo.

A logística reversa desenvolvida consiste no trabalho em equipe entre Prysmian (fabricante), clientes (distribuidores, construtoras etc.) e fornecedores (responsáveis pela destinação correta dos cabos).

Após comprar os cabos da Prysmian, o cliente os utiliza e separa as sobras, organizando-as conforme a quantidade e as especificações. Os critérios de separação são estabelecidos na capacitação promovida pela Prysmian junto ao cliente.

A capacitação é um dos grandes legados deste projeto, de modo que a prática de separação e descarte ambientalmente correto de cabos se torne um hábito sistematizado na organização.

Uma vez separadas as sobras, a Prysmian avalia todo o material e alinha o fluxo operacional e posterior destinação. Todo este processo ainda possui retorno financeiro atrativo aos clientes.

“Mais uma vez apresentamos ao mercado uma atrativa proposta de valor, capaz de efetivamente contribuir com a transição energética e sustentável brasileira. Desenvolvemos um processo customizável, capaz de considerar as particularidades de cada cliente, onde a Prysmian atua como integradora da cadeia de abastecimento”, afirma Lineu Pataro, gerente de logística da Prysmian.

A fase piloto do programa foi desenvolvida em parceria com o cliente Nortel, a maior distribuidora de suprimentos de manutenção, reparo e operação do Brasil e que pertence ao Grupo Sonepar.

“Os resultados iniciais são animadores. Durante a fase piloto realizada em parceria com a Nortel, conseguimos juntos recuperar 36 toneladas de cabos, o que nos permite ser otimistas com o potencial impacto ambiental e operacional desse programa quando estiver totalmente implantado com outros clientes”, completa Pataro.

“Foi uma experiência inédita para ambos, mas consideramos a fase piloto um grande sucesso. É desnecessário explicar o quão importante é a circularidade para o futuro do planeta. Iniciativas como essa se alinham perfeitamente com as diretrizes e os esforços da Sonepar e da Prysmian em contribuir com um planeta mais sustentável”, afirma Marcel Ricardo Milhan, gerente de produtos e suprimentos da Nortel.

O programa de logística reversa de cabos vem a completar uma outra iniciativa da Prysmian, igualmente pioneira, na circularidade de bobinas de madeira utilizadas para acondicionar os cabos. Da mesma forma, a Prysmian integra clientes e fornecedores de bobinas em um processo que garante a destinação correta, aumenta o volume de negócios e o reuso de materiais, além de evitar o corte adicional de árvores e reduzir emissões de carbono.

Volvo
BR-101
Mundial Express
Savoy
Globalbat
Retrak
postal