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Conteúdo 17 de março de 2009

Que cidade queremos?

No sentido tradicional, que vem da Idade Média, a logística reporta-se ao cálculo prático, que se opõe ao conhecimento teórico. Assim, temos a logística de um problema, de operações práticas determinadas; a logística da guerra, da ação militar; a logística da organização instrumental de um empreendimento (comercial ou industrial) e a logística dos transportes.

O segmento industrial apropriou-se do conceito por algumas décadas, mas os profissionais de logística, já no século passado, perceberam que as indústrias são apenas um dos importantes elos da cadeia de suprimentos (supply chain) e passaram a considerar outros elos como os fornecedores, os transportadores e os distribuidores.

O CSCMP – Council of Supply Chain Management Professionals (Conselho dos Profissionais de Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos), organismo de renome mundial no campo da logística, define-a como: o processo de planejar, executar e controlar fluxo e armazenagem, de forma eficaz e eficiente em termos de tempo, qualidade e custos, de matérias-primas, materiais em elaboração, produtos acabados e serviços, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor.

Cada atividade tem suas particularidades, sendo necessário determinar o melhor método, do ponto de vista econômico e estratégico para uso dos recursos. No processo logístico, o planejamento é o ponto de partida para o sucesso do negócio. Quando planejamos, analisamos uma série de situações, sempre buscando as melhores alternativas que trarão os melhores resultados. Com planejamento fica mais fácil de visualizar onde queremos chegar e o que temos de fazer para podermos alcançar o resultado desejado.

A cidade portuária necessita do porto funcionando com eficiência para se desenvolver bem. A presidente da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra), a economista Agnes Barbeito de Vasconcellos, disse em entrevista a este PortoGente que um porto eficaz seria aquele que atendesse as expectativas de escoamento de carga de todos os agentes exportadores e importadores brasileiros sem gargalos e este porto seria eficiente se fizesse isso pelo menor custo.

E a cidade eficiente? Como deve ser? Deixe aqui o seu comentário.

 

Fonte: PortoGente – www.portogente.com.br

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