Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 19 de maio de 2009

Refrigerantes Kuat Eko, da Coca-Cola, usa modelo de distribuição já consagrado

O novo produto da Coca-Cola FEMSA Brasil (Fone: 0800 0212121) tem por objetivo trazer inovação ao segmento de refrigerantes, sendo a primeira bebida a combinar o sabor do guaraná com a naturalidade do chá verde e, ainda, ser revigorante. As principais embalagens são as latas de 350 ml e as garrafas PET de dois litros – e o produto aborda a temática da sustentabilidade, tão importante nos dias de hoje.

O Kuat Eko não terá uma operação logística independente dos demais da marca. Segundo Ronaldo Carvalho, gerente de Projetos de Distribuição da empresa, assim como todo e qualquer lançamento do sistema Coca-Cola, está sendo utilizado o mesmo modelo de distribuição que representa um diferencial competitivo na atuação. A novidade chega inicialmente aos mercados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, locais onde a empresa é responsável pela distribuição.

Carvalho aponta que o processo de distribuição é todo coordenado e administrado pelos fabricantes autorizados, com modelos distintos entre cada um deles. "Uns com equipes (motorista + ajudantes) próprias, outros com equipes terceirizadas, outros com equipes mistas. Não trabalhamos com Operadores Logísticos", informa.

Ele comenta que os processos internos para lançamento de produtos estão totalmente integrados à força de distribuição da empresa e, por isso, não há o risco de precisar de operações logísticas especiais, caso haja uma demanda maior pelo produto. "Isso nos dá a garantia de que o sistema Coca-Cola está bem dimensionado e preparado para suportar o sucesso deste lançamento", festeja.

A estrutura logística, ou o Sistema Coca-Cola Brasil – como diz o gerente de Projetos de Distribuição – dispõe de mais de 40 fábricas de refrigerantes, sucos, chás, mates e outras bebidas não-alcoólicas. Além dessas, conta com aproximadamente 100 Centros de Distribuição com diferentes perfis e tamanhos, e a frota é de 5.500 veículos, dos quais 50% são próprios e a outra metade é das empresas terceirizadas.

A Coca-Cola sabe da importância da logística para o sucesso de sua atuação, e por estar sempre lançando produtos que acabam tendo grande aceitação no mercado, Carvalho diz que a empresa busca constantemente adicionar valor ao seu negócio, pesquisando novas tecnologias, buscando melhores práticas de negócios, desenvolvendo e capacitando sua força de trabalho, o que certamente se traduz em investimentos.

Enersys
Savoy
Retrak
postal