Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Segurança na estrada 15 de maio de 2024

Roubo de cargas: tecnologias são aliadas no combate às práticas criminosas nas estradas

O transporte eficiente de cargas é essencial para o bom funcionamento da cadeia logística do país e, consequentemente, da atividade econômica, já que todo tipo de produto tem a logística como uma de suas etapas para distribuição. Responsável por mais de 70% do total de cargas transportadas no Brasil, o modal rodoviário é o mais utilizado no país. Porém, também é o mais suscetível a roubos e acidentes com a carga. No quesito roubo, por exemplo, somente em 2023, foram registradas mais de 17 mil ocorrências com esse perfil no Brasil, uma alta de 4,8% em relação ao ano anterior, de acordo com dados do Centro de Inteligência da Overhaul. Para 2024, a previsão dos especialistas é um aumento de 1,1% no roubo de cargas.

Para evitar ações criminosas e promover a eficiência no transporte de cargas, a SmartLoad – 1ª Insurtech de mobilidade do país – utiliza tecnologia de ponta para revolucionar, integrar e simplificar o ecossistema logístico. “Estamos vivenciando um cenário alarmante e é essencial a busca por medidas mais eficazes para combater esse tipo de crime, que impacta não apenas as empresas e transportadoras, mas também a economia como um todo”, comenta o especialista em soluções securitárias para a logística e CEO da SmartLoad, Sylvio Bispo. 

Para mudar essa conjuntura, o especialista acredita que a tecnologia é a grande aliada das empresas que transportam mercadorias: “Com o avanço da inteligência artificial, do BI, da automação, do machine learning e de outras altas tecnologias, as empresas de logística têm sido capazes de otimizar suas operações, focando esforços na mitigação de riscos e na melhora da qualidade do serviço aos seus clientes. A tecnologia está transformando o transporte de cargas através do uso de softwares de gestão logística, como são os casos das soluções SmartLoad, que contribuem não apenas na modernização da comunicação dos embarques, como também em soluções securitárias e de gerenciamento de risco inteligente”, destaca o especialista.

Pensando na maior eficiência da mitigação de riscos, um dos desenvolvimentos da Insurtech é o SmartDriver, módulo de GR inteligente para gestão de profissionais de frota logística, que também oferece soluções securitárias inovadoras. Por meio da solução, os transportadores resolvem a etapa de cadastro e consulta de uma forma mais eficiente, levando em consideração comportamentos e rating de motoristas. “Ao fazer uma análise profunda do perfil de cada profissional, por meio de alta tecnologia, as transportadoras podem criar um ecossistema mais saudável, que contribua com a diminuição do risco de sinistros e prejuízos financeiros”, reforça Sylvio Bispo. 

Além das soluções desenvolvidas pela SmartLoad, o mercado de tecnologia para logística tem passado por um avanço importante nos últimos anos. São várias as ofertas de inovação em todas as etapas da jornada do transportador. Com isso, muitas empresas já têm sentido uma melhora em suas operações, mitigando riscos e reduzindo eventos e prejuízos.

Enersys
Savoy
Retrak
postal