Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 18 de setembro de 2007

RR Etiquetas lança etiquetas para medição de temperatura de produtos perecíveis

Uma etiqueta para medição de temperatura, colocada no momento do embarque da mercadoria, pode fornecer uma leitura precisa da temperatura do ambiente durante todo o processo de transporte de produtos frigorificados, congelados e resfriados.

A função básica dessa etiqueta é registrar as alterações de temperatura e indicar, em tempo real, se os produtos frescos e sensíveis estiveram expostos a condições que possam comprometer a sua qualidade original.

Lançada pela RR Etiquetas (Fone: 11 6525.9055), a etiqueta RR TXi é pré-programada, de acordo com a faixa de temperatura especificada para cada produto, e sua aplicação pode ser feita pelo próprio cliente ou por seu operador logístico, que simplesmente fixa as etiquetas aos paletes ou embalagens dos produtos. Antes de o produto ser embarcado, a etiqueta deve ser ativada, dobrando-se um dos seus vértices.

As novas etiquetas podem ser lidas de duas maneiras. Primeira, através dos LED´s (diodos emissores de luz) nelas localizados, que proporcionam uma rápida indicação visual se o embarque permaneceu dentro da faixa de temperatura aceitável – o verde indica que o produto esteve sempre dentro dos parâmetros aceitáveis; o amarelo indica que houve desvios fora da faixa aceitável, indicando a necessidade de alguma investigação posterior. As leituras dos LED´s são úteis para o pessoal que descarrega a mercadoria e de qualidade, em virtude da facilidade visual proporcionada.

Já para uma leitura mais detalhada das flutuações de temperatura ocorridas durante o transporte, todas as leituras de temperaturas armazenadas na etiqueta podem ser descarregadas para uma planilha Excel. As leituras de temperaturas são tomadas a intervalos de 5 minutos ou podem ser programadas de acordo com sua exata especificação. Isto favorece a identificação, com precisão, do momento exato em que houve desvios das especificações de temperatura e por quanto tempo, permitindo resolver problemas de custo de distribuição e tomar melhores decisões sobre segurança do produto. Esses dados são armazenados em um microchip descartável introduzido na própria etiqueta. Posteriormente, ele é coletado para análises. Pode-se monitorar atividades de até dois meses. Se porventura as alterações de temperatura estiveram fora dos limites estabelecidos e vierem a prejudicar a qualidade do produto ou afetar sua vida útil, ele é imediatamente descartado, evitando-se, assim, sua distribuição ao mercado.

Enersys
Savoy
Retrak
postal