Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Investimento 31 de março de 2015

Scania inaugura nova fábrica de pintura de cabinas

Clientes poderão escolher entre 140 cores e terão acesso a produtos desenvolvidos com o mesmo padrão tecnológico da Europa

A Scania inaugura nova fábrica de pintura e montagem de cabinas de caminhão, mais eficiente e automatizada. O projeto foi inspirado nas plantas da Scania Suécia e Holanda, e faz parte da estratégia da montadora na busca por melhorias contínuas. “Com essa fábrica reafirmamos nosso compromisso com a qualidade de produtos e soluções que entregamos aos clientes e a disposição para contribuir com o desenvolvimento da região e do País”, afirma Per-Olov Svedlund, presidente e CEO da Scania Latin America.

A fábrica contará com a automação de processos como a implantação de sistema inovador de transporte de peças e de plataformas  elevatórias, medidas que resultam em maior ergonomia aos colaboradores. A pintura é automatizada, evitando perdas expressivas de material. “A nova linha de pintura usa 40% menos de tinta em relação à antiga fábrica, e todo excedente é reutilizado”, diz Svedlund. De acordo com a empresa, há um ganho expressivo de tempo, o que permite a produção de maior volume de cabinas metálicas, por exemplo.

A qualidade da pintura é atestada por projeto pioneiro de iluminação na América Latina, desenvolvido pela Scania em parceria com um fornecedor. Um túnel de luz de LED programável, composto por 400 luminárias, evidencia eventuais falhas na pintura primer, por mais discretas que sejam, tais como sujeiras, riscos ou amassados. O sistema é configurado para cada colaborador, que pode ajustar a luminosidade conforme sua percepção, melhorando o ambiente de trabalho. Além disso, as lâmpadas não esquentam como as luminárias. A vida útil da lâmpada é de 50 mil horas, enquanto a duração da tradicional é de 8 mil horas.

Prédio sustentável

O projeto foi desenvolvido com o objetivo de otimizar ao máximo a utilização de recursos naturais e reduzir o impacto ambiental. O prédio possui um sistema de ventilação por pressão positiva, impedindo a entrada de ar e de partículas externas que possam causar defeitos na pintura.

Para evitar o desperdício de água, o prédio conta com sistema de reutilização da água da chuva, captada em dois tanques de 20m³ cada, para ser utilizada em sanitários e limpeza externa. Sistemas de iluminação inteligentes reduzem em até 50% consumo de energia elétrica, se comparado ao da antiga fábrica.

Um incinerador é responsável por queimar os resíduos de gases e outros subprodutos da pintura. Parte do calor gerado é reaproveitado nas estufas, e a tubulação conta com sistema de limpeza por arraste que diminui desperdícios de material e contribui para a conservação dos equipamentos.

A nova fábrica de pintura e montagem de cabinas da Scania possui 8 mil metros quadrados de área construída e está instalada na planta de São Bernardo do Campo, em São Paulo.

(Foto: Divulgação)

postal
JLL
JLL
JLL
JLL
postal
Sds
Retrak
Sds
4K
Savoy
JLL