Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Reconhecimento 29 de agosto de 2022

Seis empresas conquistam o troféu IFOY em diferentes categorias com as melhores soluções de intralogística

Jungheinrich, Locus Robotics, Noyes Technologies, robominds, SSI Schäfer e Synaos foram as vencedoras do Prêmio Internacional de Intralogística e Empilhadeira do Ano, que tem a Logweb como única jurada das Américas.

Foram reveladas as melhores soluções de intralogística de 2022, segundo o IFOY – Prêmio Internacional de Intralogística e Empilhadeira do Ano, considerado o “Oscar da Intralogística”. Seis empresas conquistaram o cobiçado troféu em diferentes categorias: Jungheinrich, Locus Robotics, Noyes Technologies, robominds, SSI Schäfer e Synaos. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 30 de junho, no BMW Welt, em Munique, Alemanha.

A decisão é baseada em uma auditoria de três etapas, composta pelo protocolo de teste IFOY, que compreende cerca de 80 critérios, o IFOY Innovation Check científico e o teste do júri. O fator decisivo é que os indicados não são comparados entre si, mas, sim, com seus produtos concorrentes no mercado. A Logweb é a única jurada das Américas a fazer parte.

“É uma oportunidade incrível conhecer essas inovações em primeira-mão e ter a oportunidade de ajudar a escolher as vencedoras. O convite para sermos jurados aconteceu em 2015 e isso só reforça nossa relevância no mercado, afinal, já são mais de 20 anos agregando conhecimento no setor de logística e Supply Chain, primando sempre pela qualidade do conteúdo oferecido ao mercado”, ressalta Valeria Lima, diretora executiva do Grupo Logweb.

Para Anita Würmser, presidente do júri do IFOY Award, a Logweb é uma referência no setor de logística com sua moderna plataforma multicanal. “O coração do IFOY Award é o seu júri internacional especializado, com jornalistas reconhecidos do setor, que também representam a principal mídia de logística em diversos mercados. A Logweb é uma das mais importantes revistas na América do Sul e uma referência na logística. A revista provê a alta qualidade editorial e o conhecimento de mercado que exigimos para o prêmio”, disse em entrevista exclusiva na ocasião do convite.

Veja aseguir os vencedores 2022 em cada categorias e suas características.

Veículo Especial – ERD 220i, da Jungheinrich

A vencedora na categoria “Veículo Especial do Ano 2022” foi a Jungheinrich, com a empilhadeira ERD 220i, movida a bateria de lítio, com capacidade para 2 toneladas. Esta máquina de dois andares possui plataforma de operação espaçosa com proteção estável de três lados e mastro flexível que pode ser usado até o terceiro nível da estrutura portapaletes.

Na versão drivePLUS e, em seu modo mais potente (P3), atinge produtividade 11,2% maior do que a média durante os testes para manuseio simples – o segundo maior valor de todos os tempos.

A ERDi pode recolher dois paletes, um em cima do outro, e devido ao mastro triplo, atinge alturas de racks de até 3.760 mm. Como é um equipamento inédito, não há material de comparação, mas ele movimenta todas as cargas que também são usadas em testes regulares de portapaletes com facilidade.

Veredito do teste IFOY: “Com a ERD 220i, a Jungheinrich estabelece novos padrões para uma empilhadeira elétrica segura, com proteção ideal e, ainda assim, supercompacta. O desempenho é de primeira classe e desafia a concorrência.”

Veículo guiado automatizado (AGV/AMR)  Locus Robotics AMR Solution, da Locus Robotics

Na categoria “Veículo guiado automatizado (AGV/AMR)”, a solução escolhida foi a Locus Robotics AMR Solution, robô autônomo móvel da Locus Robotics que trabalha de forma colaborativa com a equipe do armazém. A operação é extremamente fácil: o tipo e a quantidade dos produtos a serem coletados no local e colocados no pequeno transportador de carga no robô Locus são exibidos com clareza na tela sensível ao toque.

Cerca de 8.000 desses robôs estão atualmente em uso, 2.000 deles na Europa, cada um pesa 45 kg. O serviço oferecido pela empresa inclui substituição para manutenção e também em caso de mau funcionamento, sem custos adicionais para o cliente, além do “serviço de campo” a cada três meses para verificar a operação. A implementação da solução leva três meses.

Veredito do teste IFOY: “Com o robô colaborativo, varejistas, 3PLs, e também operadores de armazéns e fabricantes podem melhorar muito sua eficácia com um ROI de seis a oito meses. A solução conta com uma plataforma de execução integrada que usa algoritmos de otimização e dados de desempenho operacional para coordenar homem e máquina. A Locus possui 33 patentes nos Estados Unidos e sete na Europa. Outras 23 patentes estão sendo registradas na Europa.”

Start-up do Ano Noyes Storage,  da Noyes Technologies

O prêmio “Start-up do Ano” foi para a Noyes Storage, da Noyes Technologies, que desenvolveu o primeiro sistema de nanologística movido a robótica, ultradenso, automatizado e altamente flexível. A solução pode automatizar até as áreas mais pequenas com a tecnologia de armazenamento e, consequentemente, permitir prazos de entrega rápidos a um preço acessível. Até 2.000 SKUs podem ser compactados em um armazém de 30 metros quadrados, por exemplo.

Clientes de quase todos os setores têm a oportunidade de se beneficiar da otimização de espaço proporcionada pelo sistema. No e-commerce, possibilita economias nos armazéns centrais, além da economia de espaço, principalmente nas etapas do processo de pick & pack. A solução também reduz o risco de erros de coleta e devoluções dispendiosas.

Veredito do teste IFOY: “O armazém da Noyes é adaptado às necessidades dos seus clientes. No hub de nano-atendimento, os clientes finais localizados em áreas urbanas podem retirar seus produtos 24 horas por dia. De forma alternativa, os entregadores de última milha levam os produtos aos clientes finais de modo sustentável e livre de emissões, por bicicleta ou e-bike. O ROI é de doze a dezesseis meses – dependendo da necessidade de refrigeração.”

Solução de Armazém Integrado – IKEA Project Flat Pack Picking, da SSI Schäfer

Já a melhor “Solução de Armazém Integrado” foi para a SSI Schäfer, pelo IKEA Project Flat Pack Picking, implementado no maior Centro de Distribuição de pedidos de clientes alemães da loja de móveis sueca. Com ele, os funcionários da IKEA ficam livres de trabalho pouco ergonômico, pois a ferramenta paletiza itens grandes e pesados.

A solução de separação de pedidos escalável consiste em três áreas: a parte esquerda do sistema para o fornecimento dinâmico das embalagens de móveis, a área de separação real no meio, onde os quatro pórticos dos robôs fazem seu trabalho e ao qual nenhum humano tem acesso, nem mesmo para fins de teste, e a parte direita do sistema, para o fornecimento dos itens de movimento rápido.

Os robôs pórticos são equipados com garras multifuncionais que se adaptam automaticamente às dimensões dos artigos a serem recolhidos e ao tipo de embalagem por meio de ventosas ajustáveis ​​por servomotor.

Embalagens de até 2,5 metros de comprimento e pesando mais de 60 kg são retiradas com segurança do palete de origem e transferidas para o palete de pedidos.

Veredito do teste IFOY: “O novo sistema permite à empresa atender cerca de 3.000 pedidos de clientes a mais por semana em comparação a antes da aquisição. A sofisticada solução de separação de embalagens planas da SSI Schäfer também pode ser adaptada a uma ampla gama de diferentes SKUs, além da indústria de móveis e, portanto, também é muito interessante para outros mercados.”

Especial do Ano – Synaos IMS para Localização de Veículos, da Synaos

Na categoria “Especial do Ano”, a vencedora foi a Synaos, com o sistema de localização Synaos IMS – Vehicle Localization para empilhadeiras, com tecnologia de última geração. Sua detecção chega a uma precisão de cerca de 25 centímetros, alcançada com marcadores a cada 100 metros. A “caixinha preta”, parafusada na empilhadeira, opera com consumo de energia de 7 watts e transmite os dados de sua câmera – 15 imagens por segundo – via Wi-Fi para avaliação por meio de algoritmos de visão computacional.

Com a solução, é possível observar exatamente a utilização da frota. Todo o processamento de imagem do sistema ocorre localmente no computador embarcado, nenhum dado sensível precisa ser transferido para a nuvem.

Já existem tecnologias de localização de empilhadeiras, mas muitas vezes não são usadas pelo alto custo, o que não é o caso dessa solução.

Veredito do teste IFOY: “É extremamente fácil registrar a utilização da frota, criar mapas de calor para pontos críticos no Centro de Distribuição e otimizar os layouts do armazém. O hardware de baixo custo funciona em conjunto com um software inteligente. Toda empilhadeira com fonte de alimentação e opção de montagem pode ser equipada com o kit de sensores de localização de veículos, o que significa que um grande mercado pode ser atendido.”

Robô – robobrain.NEUROS, da robominds

Na categoria “Robô”, a vencedora foi a robominds, com o sistema operacional de robô neuronal robobrain.NEUROS, considerado um solucionador de problemas, realizando paletização e reconhecimento de caixas, por exemplo.

O robobrain.NEUROS já está sendo utilizado por empresas em diversos setores, especialmente na indústria automotiva, farmacêutica e de diagnósticos e intralogística.

Veredito do teste IFOY: “O sistema pode servir como plataforma para a próxima geração de automação em logística. Ele pode ser usado para criar um ambiente de automação fácil de usar e econômico.”

Apoiadores

Os patrocinadores do IFOY Award são a VDMA – Materials Handling and Intralogistics Sector Association e a VDMA Robotics + Automation Sector Association. Os parceiros são: Messe Dortmund; Cascade, fabricante de acessórios para empilhadeiras; CHEP, líder de mercado global em pooling de paletes; GARBE; LTG; Fliegl Fahrzeugbau; e BMW Group. A sede da organização do IFOY fica em Ismaning, perto de Munique. O IFOY Award tem o patrocínio de Robert Habeck, Ministro Federal Alemão para Assuntos Econômicos e Ação Climática.

Enersys
Volvo
Savoy
Retrak
postal