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Publieditorial 28 de outubro de 2022

Setor de serviços de logística precisa investir em tecnologia para crescer ainda mais

A adoção de soluções tecnológicas no setor garante aumento da produtividade e maior profissionalização dos clientes

Se antes da pandemia a transformação digital já era um tema latente do dia-a-dia das empresas de modo geral, hoje já passou de necessidade para ser uma realidade. Segundo o estudo “Mercado Brasileiro de Softwares – Panoramas e Tendências”, realizado pela Abes – Associação Brasileira das Empresas de Software, o Brasil recebeu US$ 45,7 bilhões em investimentos em tecnologia em 2021, um avanço de 17,4% em relação a 2020.

Além disso, o levantamento também aponta que o setor pode crescer 14,3% em 2022. Isso coloca o Brasil no topo do ranking de investimento da América Latina. E, alinhada a essa tendência e necessidade do mercado, a Veloe vem, cada vez mais, reforçando seu compromisso com inovação e oferta de tecnologia para facilitar a gestão de frota e as atividades dos seus clientes que utilizam, além das tags, a solução Alelo Frota, incorporada ao portfólio da Veloe em março do ano passado. “Buscamos ser o parceiro ideal para nossos clientes e o mercado de frota e logística é muito importante para nós. Trabalhamos para ofertar o máximo de soluções que possam agregar valor, independentemente do tamanho ou do tipo de frota”, conta Mauro Telles, superintendente de produtos da Veloe. “E como conseguimos ampliar nossa oferta? Usando tecnologia. É a melhor forma de conseguirmos otimizar, profissionalizar e alavancar resultados, tanto para nós quanto para nossos clientes”, completa Telles.

O lançamento do e-commerce no último mês de julho é uma das novidades que a Veloe está preparando para os clientes. Com ele, os gestores de frota podem solicitar propostas e contratar o Alelo Frota com uma nova experiência e muito mais liberdade, sem necessidade de um intermediário. “Essa possibilidade é totalmente self-service, prática e rápida para o cliente”, afirma o executivo. Porém, mesmo com a contratação do serviço sendo feita diretamente pelo cliente, a marca também oferecerá um executivo responsável pelo acompanhamento e orientações sobre o melhor uso da plataforma. “Ter um farmer, como chamamos o profissional que cuida do pós-venda, é fundamental para garantir a melhor otimização e assertividade dos insights que nossa plataforma gera”, comenta Telles. Segundo ele, “é fundamental estarmos cada vez mais atentos às novas realidades trazidas pela transformação digital e levarmos essas facilidades aos nossos clientes”. 

A princípio, a modalidade disponível para os clientes efetuarem a contratação pelo e-commerce é no modelo pré-pago e os serviços podem ser contratados por qualquer empresa que tenha alguma frota, independentemente do tamanho, mercado de atuação, tipo de frota (leve ou pesada) ou principais rotas (urbano ou rodoviário).

Outra novidade que vai ajudar muito as atividades dos clientes é a nova solução de Vale-Pedágio, que agora funciona com APIs integradas, que fornecem todas as funcionalidades necessárias para gerenciar esse serviço. “Com isso, agora temos autonomia e todas as funcionalidades no nosso domínio. Essa nova arquitetura torna as funcionalidades mais rápidas e completas, com uma experiência ainda melhor”, explica Mauro.

Dessa forma, os clientes e parceiros que usam a Veloe para o pagamento do VPO (Vale-Pedágio Obrigatório), como embarcadores e transportadores, ganham inúmeras funcionalidades e facilidades, como: compra de saldo, consulta de placa, cadastro e precificação de rota (roteirização), compra de viagens, consulta de status de viagem, recibo da viagem, cancelamento de compra e reemissão de viagem.

Além das novas ofertas, a Veloe também acredita que se conectar a parceiros que sejam players com DNA de inovação é uma ferramenta para impulsionar o negócio e ampliar a oferta de serviços. Pensando nisso, a marca já tem parceria com diferentes startups, como a Parkaz e a Cobli, por exemplo.  A primeira é para oferta de lavagem automotiva com pacotes e descontos exclusivos para clientes Veloe, com pagamento via aplicativo. Já a segunda é para produtos de telemetria e videotelemetria, como a “Cobli Cam”, solução com câmeras munidas de inteligência artificial instaladas nas cabines dos veículos para identificar automaticamente distrações e comportamentos de direção perigosa. Com isso, é possível reduzir custos, diminuir acidentes, entre outros. “A integração entre Cobli e Veloe traz inteligência, consistência e simplicidade para a gestão de frotas. A tecnologia está mais acessível, inteligente e já implementada em milhares de empresas.  Os gestores contam com mais informação para atuar de forma inteligente e estratégica. Já os motoristas recebem feedbacks em tempo real para melhorar seu modo de condução e segurança. Tudo isso para descomplicar e potencializar o dia a dia e a operação das frotas”, afirma Rodrigo Mourad, presidente e co-fundador da Cobli.

“Precisamos estar atentos às necessidades dos nossos clientes e às tendências do mercado para conseguir ofertar o que há de melhor. A tecnologia e como você utiliza os insights e dados que ela gera serão os diferenciais entre as empresas. E o futuro está mais próximo do que parece”, finaliza Telles.  

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