Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 14 de dezembro de 2008

SINDIPEÇAS: setor deve ter incremento de 10% nas operações

Como representante do setor da reposição automotiva no Sindipeças – Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Fone: 11 3848.4848) e coordenador da campanha de conscientização pela manutenção preventiva “Carro 100%/Caminhão 100% – Quem tem chega bem”, Antônio Carlos Bento restringe a sua análise ao setor da reposição automotiva, que tem crescido, em média, 10,6%, sendo que, em 2007, obteve incremento de 12% nas operações e este ano deve manter o patamar de 10%.

“Acreditamos que isso deve ocorrer também em 2009, pois temos dados que mostram que 80% dos motoristas preferem levar o veículo a uma oficina de confiança, quando o mesmo já saiu da garantia de fábrica, e que 14% fazem isso mesmo no período da garantia. Portanto, o mecânico de confiança tem preferência na oficina porque o consumidor busca agilidade na entrega do veículo reparado e preço mais acessível.”

O diretor e conselheiro do Sindipeças e coordenador do GMA – Grupo de Manutenção Automotiva também ressalta que o setor vem trabalhando para incrementar os negócios da reposição: a campanha “Carro 100%/Caminhão 100% – Quem tem chega bem” é o maior movimento que envolve toda a cadeia para conscientizar o motorista com relação à importância da manutenção preventiva sob os aspectos de segurança, economia e meio ambiente. “Sabemos que não basta apenas sensibilizar os motoristas, é preciso trabalhar para dentro da cadeia, envolvendo os profissionais das lojas de autopeças, empresários e mecânicos, pois são eles que convivem no dia-a-dia com os motoristas e, por isso, precisam adotar o conceito da manutenção preventiva, se tornando consultores dos clientes para que a mudança de comportamento comece a acontecer. Para isso, o programa ‘Carro 100%/Caminhão 100%’ deve iniciar a parte de cursos e treinamentos voltados para esse público em parceria com o Senai. Precisamos capacitar o varejo e a oficina, incentivando a cultura da manutenção preventiva. Todas essas ações, seguramente, devem reverter bons resultados para toda a cadeia”, avalia Bento.

Ele também informa que outro ponto no qual pretendem trabalhar fortemente é a questão da certificação, tanto de serviços quanto de peças. O programa “Carro 100%/Caminhão 100%” busca esse caminho para melhorar a qualidade dos serviços prestados.

Bento lembra, ainda, que o setor continua com boas perspectivas, tanto para este ano como para os próximos. “Ainda é muito cedo para falar de crise, o mercado continua em expansão e a reposição tem excelentes oportunidades, o foco deve estar nos negócios e em oferecer serviços de qualidade.”

O Sindipeças representa mais de 500 fabricantes de autopeças que produzem tanto para as montadoras instaladas no país, como para o mercado de reposição para atender às necessidades da frota circulante estimada em mais de 28 milhões de veículos que necessita de manutenção periódica.

Sendo o elo produtor de uma cadeia forte e importante para a economia do país, o Sindipeças criou, em 1995, juntamente com outras entidades do setor (Andap – Associação Nacional do Distribuidores de Autopeças, Sincopeças-SP – Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos no Estado de São Paulo e Sindirepa-SP – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo) o GMA, que tinha o nome de GPE – Grupo de Planejamento Estratégico, para discutir e traçar metas em prol do desenvolvimento de toda a cadeia, sendo um fórum permanente de discussão que tem como objetivo identificar as ameaças e as oportunidades que interferem no setor da reposição automotiva, propondo idéias e elaboração de projetos, tendo como foco principal o consumidor. O resultado de todo esse trabalho é o programa “Carro 100%/Caminhão 100%”.





Nova pagina 1


Sobre as metas da associação para o próximo ano, Bento cita as principais: impulsionar o programa “Carro 100%/Caminhão 100%” e intensificar ações no combate à pirataria por meio de certificações compulsórias de peças junto à ABNT, que já teve início para 39 componentes ligados à segurança do veículo. Além disso, pela primeira vez, o setor de autopeças participa de campanha que será veiculada pela Rede Globo para alertar o consumidor e os comerciantes de autopeças sobre os riscos à segurança no trânsito provocados pelo uso de produtos piratas e de procedência duvidosa. O GMA participa do Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade para alertar a população sobre os riscos do uso de autopeças falsificadas e de procedência desconhecida, que podem provocar graves acidentes no trânsito.

Enersys
Savoy
Retrak
postal