Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Modal Marítimo 24 de março de 2016

Software auxilia empresas do setor de transporte com o eSocial

O eSocial ainda nem entrou em vigor, mas já está tirando o sono de muitos empregadores. Criado para consolidar as informações da área trabalhista em uma única entrega –para o governo – o eSocial passará a ser obrigatório a partir de setembro deste ano, para empresas que tiveram faturamento superior a 78 milhões no ano exercício de 2014. Apesar da aparente praticidade, o sistema ainda gera dúvidas e algumas preocupações aos usuários.

Antes de analisar os principais impactos promovidos pelo eSocial, é importante observar como é realizado o repasse das informações oriundas dos departamentos pessoais. Atualmente, existem várias obrigações que devem ser entregues de acordo com um cronograma específico, muitas, inclusive, são feitas de forma manual, dependendo da apuração de documentos. Além disso, algumas informações se repetem em novos envios, tudo porque órgãos como o Ministério do Trabalho, Caixa Econômica Federal, Previdência Social e Receita Federal dependem dos dados trabalhistas enviados pelas empresas.

O eSocial mudará a cultura das empresas na hora de transmitir as informações, uma vez que elas se transformarão em um único arquivo digital. Por isso é interessante lembrar que o eSocial deverá atingir de maneira completa a infraestrutura tecnológica de todas as empresas. Neste aspecto, devemos levar em conta ainda que, cada funcionário pode ter até 44 eventos relacionados a sua vida profissional. Isso significa que, estes eventos poderão totalizar mais de 2.300 informações com no controle e apuração dos tributos previdenciários. Um verdadeiro “Big Data” fiscal para empresas.

Mas os gestores do setor de transportes podem ficar tranquilos neste sentido. Afinal, nada melhor que se ter uma “mãozinha” quando precisamos lidar com algo novo, não é mesmo? Pensando nisso, a BgmRodotec, disponibiliza o software Globus, especialista na gestão de empresas de transporte rodoviário. Com o auxílio da plataforma, a entrega das documentações, por meio do eSocial, é eficaz, no prazo certo, sem multa e sem dor de cabeça.“Na prática, estar de acordo com todas as mudanças sem utilizar um sistema de gestão é praticamente inviável, o que justifica a importância do investimento neste tipo de ferramenta, já que isto será algo que otimizará o trabalho do setor responsável pelo envio das declarações”, avalia Valmir Colodrão, diretor da BgmRodotec.

webinar
webinar
Retrak
savoy
postal
Expo
Agronegocio
Farma
Carbono