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Conteúdo 14 de setembro de 2010

Supermercados: atenção à sazonalidade

Para atender aos segmentos supermercadista e varejista, é preciso atentar ao espaço de movimentação das mercadorias e contar com mão de obra adequada para cada operação, sendo necessário ter sempre uma boa reserva de espaço para os períodos sazonais.

Ferramentas de TI, rastreamento, garantia de segurança e treinamento dos operadores são requisitos fundamentais para atendimento a qualquer segmento quando se fala em logística e transporte. Sobre os setores supermercadista e varejista, assunto de destaque nesta edição da revista Logweb, outros itens também são importantes, como o controle de datas de validade – sendo necessária a implementação de um WMS com as regras de FEFO –, a questão de espaço suficiente para os períodos sazonais e a limpeza e higienização constante dos veículos de transporte. É o que contam, a partir da própria experiência, os representantes de transportadoras e Operadores Logísticos entrevistados. Como do Grupo Localfrio (Fone: 0800 164060).

Para atender a esses segmentos, a empresa investe na modernização e atualização da frota e em treinamentos constantes dos colaboradores sobre saúde, segurança e qualidade, com o intuito de conscientizá-los sobre as normas operacionais e de conservação da vida. É o que conta Marcelo Orpinelli, CEO da empresa. "Atuamos dentro das normas de segurança, posicionamento que garante a certificação de acidente zero e Sassmaq (Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade)", aponta.

Já a ID Logistics (Fone: 11 3809.3400) investe na multiplicação da tecnologia voice picking e ring scan nas operações de varejo, que aumentam consideravelmente a produtividade e a qualidade na separação de pedidos. Também utiliza estruturas dinâmicas, como flow-rack e drive-in. "No caso do primeiro, para operações de unidades e pequenas caixas, como, por exemplo, produtos de higiene e cosméticos", explica o gerente de desenvolvimento comercial & marketing, Rodrigo Bacelar. Sobre segurança, ele garante que a empresa fornece informações confiáveis, manutenção dos autos níveis de acuracidade, cumprimento das obrigações trabalhistas e de normas de segurança do trabalho.

No caso da Itatibense Transporte e Logística (Fone: 11 4534.9200), os principais investimentos atualmente estão sendo realizados em tecnologias, como na implementação dos sistemas WMS e EDI. "Além disso, possuímos armazenagem verticalizada (porta-paletes), o que facilita a realização das operações", apontam Daniel Galvão Garcia e Carlos Alberto Gonçalves, do departamento comercial da empresa. Em segurança, a Itatibense conta com rastreamento em 100% da frota, CFTV e gerenciamento de risco pró-ativo.

Carla Jorge Butori, gerente de marketing da Santa Rita Logistic (Fone: 11 4166.6400) declara, por sua vez, que cada cliente tem as suas especificações de carga e descarga e a melhor maneira de se trabalhar com cada tipo de produto, seja pelo giro da mercadoria, pelo tipo de operação ou pelas especificações do produto. É feita uma pré-análise de cada cliente e, após reunião, é elaborado um manual de procedimentos, buscando alinhar as formas de trabalho. "Baseando-se neste manual realizamos treinamento aos nossos funcionários, instruindo-os de maneira geral ou específica para cada operação. Procuramos manter a melhor estrutura e estar sempre localizado em pontos estratégicos para obter maior agilidade e menor custo no transporte", conta a profissional. Outro detalhe importante, citado por ela, considerando o elevado volume de SKUs dos supermercadistas, é ter as ferramentas adequadas de gerenciamento de TI para melhor suporte e agilidade nas operações. "Além disso, é imprescindível manter uma boa relação com os clientes, discutir ideias e questionar sempre o trabalho realizado, a fim de estar sempre buscando melhorias. Outro ponto muito importante quando se opera com supermercadistas é a questão do espaço de movimentação das mercadorias e mão de obra adequada para cada operação, sendo necessário ter sempre uma boa reserva de espaço para os períodos sazonais", acrescenta.

Em segurança, a Santa Rita Logistic realiza agendamentos, opera com segurança 24 horas, sistema integrado de segurança, apólice de seguros, funcionários dedicados para cada operação e manual de procedimentos. "Além disso, o cliente pode ter um espaço na nossa estrutura para que, trabalhando em conjunto, acompanhe as operações", declara Carla.

Para as operações voltadas aos segmentos em questão, a Santos Brasil Logística (Fone: 11 4393.4900) realiza diversas ações para a armazenagem correta dos produtos. A principal delas foi a implantação de novos sistemas de Gerenciamento de Armazéns e Transportes (WMS e TMS) em 2009, que permitem o gerenciamento de uma parte importante da cadeia de suprimentos (Supply Chain), o que minimiza o risco de erros, otimiza espaço para armazenagem e garante a melhoria da produtividade, como explica o diretor de logística, Ricardo Molitzas.

"Além da infraestrutura operacional, o setor também demanda um forte controle de datas de validade, conhecidos como ‘expire control’, em que é necessária a implementação de um WMS com as regras de FEFO (First Expire First Out), nas quais os produtos são atendidos respeitando a data de validade das fabricações de seus lotes", diz o profissional. Ele acrescenta que as melhorias realizadas pela empresa estão relacionadas à qualidade, ao armazenamento, à movimentação de produtos e mão de obra qualificada.

De acordo com Molitzas, os principais diferenciais para a logística feita para supermercados e atacadistas estão na estrutura de atendimento que monitoram a logística em tempo real por meio de um sistema de informação confiável.

Já na Target Logistics (Fone: 11 2142.9009) foram determinadas áreas exclusivas para estes segmentos de produtos, principalmente na operação nos CDs, como também realizados treina-mentos das equipes administrativas e operacionais com relação ao manuseio destes tipos de cargas com cuidados especiais no carregamento, descarga, limpeza e higienização constante dos veículos de transporte.

Para melhorar a segurança dos seus clientes, José Carlos D’Agostini, diretor de logística, diz que a companhia cumpre as exigências da legislação e procedimentos dos clientes, inclusive em suas auditorias, obtém as licenças específicas e respeita a compatibilidade das cargas, seja nos CDs ou nos veículos de transportes. "Também mantemos CDs monitorados com CFTV, sensores de presença e transportes em veículos rastreados", acrescenta.

Além de intensificar as operações de armazenagem no Brasil, com a ampliação e paletização do CD de 10.000 m2, a TGA Logística Transportes Nacionais e Internacionais (Fone: 11 3464.8181) está investindo na aquisição de frota própria para a distribuição das mercadorias dos clientes na Grande São Paulo e, a partir do próximo ano, em outros estados do Brasil. "O aperfeiçoamento profissional de colaboradores e motoristas envolvidos na operação também é uma preocupação constante da TGA, que preparou um projeto de treinamento, bem como um programa de fidelidade, a ser lançado ainda este ano", revela Nilson Gomes dos Santos, diretor de operações. A empresa, inclusive, informa em primeira-mão que busca parceiros para este projeto – clientes, fornecedores, postos de gasolina, lojas de conveniência, hotéis e pousadas no Brasil, Chile, Paraguai e Argentina, etc.

Sobre a questão de segurança, o profissional conta que muitos produtos voltados para o atacado, em geral, exigem um carregamento ainda mais cuidadoso, tanto de quem manuseia como de quem opera as empilhadeiras, por exemplo. "O cuidado com o sobrepeso e com a disposição dos volumes no veículo e nas prateleiras do armazém é que irá garantir que a mercadoria chegue intacta. O fator armazenagem também é fundamental, uma vez que o produto corre o risco de danos, caso o ambiente esteja úmido. Para garantir essa segurança, os investimentos já mencionados, principalmente os que dizem respeito ao novo Centro de Distribuição maior e mais equipado, são a nossa principal aposta", salienta Santos.

Por fim, a Trafti (Fone: 11 4358.7077), para atender melhor aos segmentos citados, conta com a manutenção constante dos veículos, investimento em sistemas que asseguram a pontua-lidade, eficiência e qualidade do serviço, investimento em sistemas de segurança, contratação de profissionais especializados e treinamento de colaboradores "para assegurar a chegada das mercadorias com eficiência nos diversos pontos de venda", diz o diretor comercial, Roberto Schaefer.

Falando em segurança, ele diz que risco é uma característica comum a diversas atividades e que, embora não possam ser eliminados completamente, alguns deles podem ser identificados e gerenciados, minimizando a probabilidade dos seus acontecimentos. "Acreditando nisso e na necessidade da restrição das informações da mercadoria com confiabilidade, exclusividade e garantia de monitoramento, a Trafti desenvolveu seu próprio Departamento de Gerenciamento de Risco, que monitora 24 horas todas as operações", conta Schaefer. Segundo ele, os veículos são rastreados por sistema via satélite e celular que garante, além da segurança, maior agilidade e pontualidade.

 

tabela 1

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