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Conteúdo 10 de fevereiro de 2009

Tarifas de metrô e trem sobem em SP

Desde ontem (9), a tarifa do bilhete unitário do metrô de São Paulo e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) passa de R$ 2,40 para R$ 2,55. O reajuste equivale a 6,3%.

O preço do bilhete que permite uso integrado entre ônibus e os trens do Metrô e da CPTM, aumenta de R$ 3,65 para R$ 3,75 –o equivalente a um aumento de 2,74%.

Além do reajuste, a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos criou um cartão que dá direito a oito viagens ou o Cartão Mensal com 50 viagens, com benefícios proporcionais ao volume adquirido. O Cartão Mensal Fidelidade 50 custará R$ 112,50 –R$ 2,25 a viagem. O valor do Fidelidade 8 é de R$ 19,60 –cada viagem sai por R$ 2,45. O cartão Fidelidade 20, que existe desde março de 2007, passa a custar R$ 47.

Para carregar o cartão, o passageiro escolhe créditos equivalentes a 8, 20, ou 50 viagens. O valor máximo para a carga é de R$ 200.

Reajuste

No ano passado, a tarifa do metrô também foi reajustada em 9 de fevereiro e passou de R$ 2,30 para R$ 2,40. Antes, a passagem não era reajustada desde novembro de 2006, quando passou de R$ 2,10 para R$ 2,30.

A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos afirma ter praticado neste ano aumentos abaixo da inflação em 13 meses –de janeiro a janeiro–, de 6,6%. O reajuste anual dos bilhetes do metrô e de trem tem como referência o IPC (Índice de Preços ao Consumidor), da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Madrugada

O Metrô e a CPTM apresentaram como novidade a chamada Tarifa do Madrugador, que também passa a vigorar em 9 março –ela não valerá, no entanto, para Vale Transporte ou cartões Fidelidade.

Com a medida, o passageiro que embarcar nas estações do metrô das 4h40 às 6h e da CPTM das 4h às 5h20 terá um desconto de R$ 0,20. Para isso, nos horários determinados, a catraca identificará a tarifa e cobrará o valor reduzido.

Contra fraude

A partir de hoje também, os bilhetes integrados metrô-ônibus simples e ida e volta deixarão de ser vendidos. O passageiro que já adquiriu estes bilhetes, no entanto, poderão usá-los até 8 de maio.

"O motivo da extinção deste modelo é que o bilhete único oferece tarifa menor, além de ser mais seguro e evitar fraudes", informa nota da secretaria.

 

Fonte: Revista Ferroviária

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