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Supply Chain 25 de abril de 2022

Tecnologia israelense reduz desperdícios na cadeia de suprimentos do varejo e é recurso para ESG

Reduzir expressivamente a quantidade de itens em estoque, com garantia de disponibilidade praticamente total de produtos nas lojas e a consequente minimização de sobras, perdas, encalhes e desperdícios. Além de melhorar os resultados financeiros, já que permite um retorno sobre capital investido em estoque (GMROI) de até três vezes, a tecnologia da empresa israelense Onebeat traz resultados diretos na redução do impacto ambiental de grandes cadeias de suprimentos, colaborando para que as empresas atinjam seus objetivos de ESG (sigla em inglês para environmental, social and corporate, expressão que remete aos compromissos empresariais de preservação ambiental, responsabilidade social e governança corporativa).

“Ao se quantificar o índice de redução nos estoques, ao se minimizar desperdícios e ao se evitar as liquidações, que estimulam o consumismo, é possível calcular a redução do impacto ambiental e da pegada de carbono da própria empresa”, argumenta Igor Melo, Head da Onebeat no Brasil. “A tecnologia Onebeat traz dados que podem ser utilizados pelas empresas nesses cálculos e possibilita analisar, com considerável precisão, a redução do seu passivo ambiental”, complementa.

Segundo o executivo, quem atua no varejo de moda, por exemplo, sabe que o volume de sobras em uma coleção pode ser gigantesco. “São os famosos leftovers, que acabam em liquidações. Ou, pior, são enviados ao descarte. A tecnologia Onebeat minimiza essas perdas e contribui para a preservação do meio-ambiente”, pontua.

Big data e inteligência artificial contra o desperdício

A Onebeat comercializa uma solução baseada em algoritmos de aprendizagem em tempo real (inteligência artificial), que faz a utilização massiva de dados (big data) para otimizar o fluxo de produtos no varejo e nos centros de distribuição. Segundo Melo, essa tecnologia permitiu a seus clientes a atingirem até 50% de redução nos estoques de lojas e alcançar até 99% de disponibilidade de produtos nos pontos de venda.

Entre os clientes brasileiros está a Aramis, empresa de vestuário masculino, que utiliza a tecnologia Onebeat desde abril de 2021. “Estamos vendendo mais peças com um sortimento menor e tivemos uma melhoria de 60% no giro de estoque”, relata Richard Stad, CEO da empresa, em matéria recente na imprensa. “Conseguimos manter as margens de lucro e reduzir a necessidade das liquidações”, complementa.

A tecnologia da Onebeat se integra aos sistemas estruturantes do cliente (como um ERP, por exemplo) para dar inteligência à gestão do varejo e contribui para reduzir os investimentos em estoques, melhorar a distribuição de itens de acordo com a demanda de mercado, reduzir faltas e rupturas, potencializar as vendas e praticamente eliminar as sobras e encalhes de mercadoria, além de problemas de perdas ligadas ao prazo de validade dos produtos.

Utilizando dados diários do varejo, o sistema é capaz de captar rapidamente as mudanças nas tendências de mercado e reorientar a produção, aquisição e a distribuição de produtos para as lojas. Na prática, a tecnologia Onebeat possibilita que os itens que estão despertando maior interesse dos consumidores fiquem disponíveis na quantidade adequada para atender a demanda específica em cada localidade.

Avihai Shnabel, gerente geral global da Onebeat, detalha os objetivos da empresa: “Desejamos que cada cliente encontre em uma loja exatamente o que ele precisa. O cliente comprará o produto certo para atender à sua necessidade, e não apenas os produtos em liquidação”. Para o executivo, no mundo de hoje, o consumismo leva à superprodução, ao excesso de estoque que resulta em perdas e desperdícios. “Com uma gestão mais inteligente, acreditamos que será possível produzir e apresentar ao consumidor uma quantidade menor de produtos e, mesmo assim, atender às suas necessidades, sem desperdícios de insumos e com redução no impacto ambiental”, afirma.

Mais inteligência

A tecnologia Onebeat de varejo é orientada por Inteligência Artificial (IA), que usa previsões de curto prazo para traduzir o comportamento do cliente em ações diárias em tempo real, que maximizam as vendas.

Com algoritmos de IA, todo o processo de varejo é otimizado, desde a alocação inicial de produtos até o reabastecimento. A operação é dividida em atributos básicos e, em seguida, a quantidade de estoque é ajustada. A tecnologia atua basicamente da mesma forma em diferentes segmentos de varejo, como moda, artigos de luxo, farmácias, eletrônicos de consumo, bebidas, bricolagem entre outros.

A Onebeat já otimizou mais de US$ 11 bilhões em valor de estoque em mais de 55 mil pontos de venda em marcas conhecidas na Europa, Estados Unidos, países da Ásia e do Pacífico e América Latina.

Entre os clientes estão o mega-grupo indiano Tata, que sozinho responde por cerca de 4% do PIB da Índia, e a Agência de Logística das Forças Armadas dos Estados Unidos, responsável pela distribuição de insumos e equipamentos à defesa norte-americana. A empresa está presente em todos os países da América do Sul e também no México.

No Brasil, possui clientes nos segmentos farmacêutico, moda (roupa e calçados), joias, eletroeletrônicos, bebidas, tintas, laticínios e home centers. Entre eles estão, além da Aramis, a Grand Cru, a Vivara e Lojas Lebes entre outros. “Ao todo, temos 18 grandes redes como clientes ativos, nas verticais de indústria, distribuição e varejo. Pretendemos dobrar esse número nos próximos 12 meses”, prevê Melo.

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