Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Case 1 de abril de 2024

Tecnologia transforma cadeia logística no setor de artigos esportivos

Com os padrões orientados pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, a Centauro – maior rede de artigos esportivos da América Latina – adotou uma tecnologia de coleta de dados que permite a um só aparelho realizar a leitura de códigos fisicamente ou por meio da radiofrequência.

“Para este projeto contamos com dois bons parceiros, a Zebra Technologies e a BicData, e conseguimos colocar duas funcionalidades diferentes em um mesmo coletor de dados”, conta Mariana Gimenez, Especialista de TI da Centauro.

Com isso, a rede de lojas conseguiu aumentar a produtividade e garantir mais controle sobre os produtos dentro da cadeia produtiva a partir de melhorias proporcionadas pelas soluções de leitura e identificação de códigos.

O diretor Comercial do Grupo BicData, Roberto Leal, explica a evolução do aparelho escolhido para o projeto. “Antes tínhamos a solução com apenas um coletor de dados e, agora, temos uma solução híbrida capaz de formatar tanto a leitura do código de barras tradicional quanto das etiquetas de RFID.”

Com mais de 150 lojas espalhadas pelo Brasil, soluções como essa garantem mais agilidade para todas as etapas, desde a recepção do produto no estabelecimento até a entrega final para o consumidor. “Hoje conseguimos fazer um inventário em um terço do tempo que fazíamos, além de realizar a recepção dos produtos em menos de cinco minutos”, conta o gerente de Retail Concept da Centauro, Silvio Batista.

No setor varejista de artigos esportivos, no qual há uma grande variedade de produtos semelhantes, mas com algumas variações como tamanho e cor, a agilidade pode ser a garantia de uma cadeia logística com cada vez menos falhas. Utilizando os padrões da GS1, o projeto permite mais controle e gestão por parte da empresa, ao passo que garante mais velocidade nos processos desde o início das operações.

“Os padrões da GS1 garantem uma língua universal para todos os fornecedores e fazem com que facilmente aquele produto possa se integrar na cadeia de consumo”, analisa Denis Carvalho, diretor de Contas da Zebra.

GS1 Brasil A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. A entidade conta com cerca de 58 mil associados que representam 36% do PIB nacional e 12% dos empregos formais. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos e comunicação, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística.

Volvo
BR-101
Mundial Express
Savoy
Globalbat
Retrak
postal