Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Portos 13 de abril de 2015

Tecon Salvador amplia movimentação de cargas eólicas

Terminal recebeu mais de 80% dos equipamentos que chegaram via Porto de Salvador e deu um salto de 100% no volume de cargas operadas neste início do ano

A partir de sua localização privilegiada, no estado que mais concentra projetos eólicos no país, o Terminal de Contêineres de Salvador, empresa do Grupo Wilson Sons, vem ampliando sua movimentação de cargas soltas (breakbulk) voltadas para a geração de energia eólica na Bahia. Até março, o terminal recebeu 32,4 mil metros cúbicos (5 mil toneladas) em equipamentos, o que representa mais de 80% de todo o volume destinado ao Porto de Salvador nos primeiros meses do ano. Já em relação à movimentação do terminal no mesmo período de 2014, o crescimento foi de 100%.

“A Bahia recebeu cerca de R$ 4 bilhões de investimentos em empreendimentos eólicos entre 2009 e 2014, e a previsão é de que outros R$ 5 bilhões sejam investidos no setor até 2016”, afirma Rafael Valverde, superintendente de Indústria e Mineração da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado. Ainda para esse ano, segundo o superintendente, está prevista a instalação de projetos como Alto Sertão III, da Renova, na região de Caetité, e de empreendimentos no município de Campo Formoso, pela Atlantic.

Devido a esse potencial, o Tecon Salvador vem intensificando o atendimento de clientes do segmento, o que foi possível após a ampliação e modernização do terminal em 2012. Para os próximos meses, está previsto o recebimento de outros lotes do segmento eólico, como guindastes, pás eólicas, conjunto de torres e nacelles, além de outros tipos de cargas soltas (breakbulk).

“Operar cargas soltas especiais exige uma equipe especializada e treinada para lidar com medidas e peso fora do padrão. Elas demandam o mínimo de transporte possível por serem equipamentos sensíveis e de alto valor agregado. É um desafio que o terminal já incorporou em seu dia a dia e ainda tem capacidade de ampliar sua movimentação”, conta Patricia Iglesias, diretora comercial do Tecon Salvador.

Diversas empresas formam a ampla cadeira de geração de energia eólica na Bahia. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, hoje no Estado destacam-se entre os maiores fabricantes de aerogeradores a Alstom, Gamesa e Acciona. Na produção de torres, figuram a Torrebras e a TEN. Em relação aos geradores de energia elétrica pela fonte eólica, os maiores players são Renova, Enel, CER, Sowitec, Brennand, Chesf, Rio Energy e Casa dos Ventos.

(Foto: Divulgação/Tecon Salvador)

Enersys
Volvo
Savoy
Retrak
postal