Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 2 de fevereiro de 2009

Terminal Intermodal de Pirapora deve ser inaugurado em março

O TIP – Terminal Intermodal de Pirapora, MG, que está sendo construído pela Vale e a FCA – Ferrovia Centro-Atlântica, deverá entrar em operação em março. De acordo com o prefeito Warmillon Braga, a estimativa é a de que os investimentos na implantação do novo corredor de exportação de grãos, ligando o Norte e o Noroeste de Minas ao Porto de Tubarão, em Vitória, ES, cheguem a R$ 300 milhões, com geração de aproximadamente 20 mil empregos diretos e indiretos.

Para a instalação do terminal, a prefeitura repassou à Vale e à FCA uma área de 80 mil metros quadrados, localizada às margens da BR-365, já que o projeto prevê a criação de um corredor logístico envolvendo os transportes rodoviário e ferroviário. Até Pirapora, a produção de grãos será transportada por rodovias. No terminal, as cargas serão armazenadas em silos e, posteriormente, levadas por ferrovias até o Porto de Tubarão. Braga afirma que o corredor permitirá à Vale e à FC maior competitividade, como também irá viabilizar o aumento do plantio de soja e milho no Noroeste do Estado, além do incremento da produção de álcool e açúcar.

Com o terminal, o prefeito espera que a região receba novos empreendimentos ligados ao agronegócio. Segundo ele, há possibilidade de instalação de três indústrias de adubos e de fertilizantes na região de Pirapora. “Com o aumento das áreas de lavouras, naturalmente haverá o incremento do consumo de fertilizantes, defensivos agrícolas e de sementes”, alega.

De acordo com Braga, o número de empresários interessados em adquirir terras no Norte e no Noroeste de Minas tem aumentado depois do início da construção do corredor de escoamento da produção de grãos. “Esse projeto abre novas perspectivas para a economia norte-mineira, pois temos disponibilidade de terras e clima favorável para a produção agrícola”, garante. “Ele terá impacto positivo na economia regional e na arrecadação das prefeituras”.

A capacidade do terminal, na primeira fase, será de 1 milhão de toneladas de grãos por ano. Para reativar o transporte de cargas entre Corinto e Pirapora – a linha férrea estava desativada –, já foram reconstruídos 159 quilômetros do trecho ferroviário, com a instalação de 120 mil dormentes, sinalização de 35 passagens de nível e substituição de 13 quilômetros de trilhos.

(Fonte: Hoje em Dia)

Enersys
Savoy
Retrak
postal