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Logística 25 de setembro de 2015

TGA Logística agora também por mar

Há 20 anos no transporte rodoviário de carga fracionada, a TGA Logística (www.tgalogistica.com.br) reúne todo o seu know-how e estrutura de coleta e distribuição para integrar de vez o modal mais promissor do país: a cabotagem. Segundo a empresa, a expectativa de retorno sobre o investimento (ROI) é de seis meses, nesta primeira fase, quando deverão ser consolidadas cerca de 40 TEUs/mês de carga fracionada, dry (seca) e refrigerada.

O diretor executivo, Adilson Santos, conta que a decisão da empresa em ampliar sua atuação para este segmento obedece a um momento estratégico, em que oportunidades começam a aparecer, apesar da crise econômica do país. “Entramos no mercado já ganhando em vantagem competitiva, por contarmos com o conhecimento e toda a estrutura que envolve consolidação de carga fracionada”, adianta Santos, lembrando que por isso mesmo, o custo do investimento é bem menor.

Mas a empresa não quer concorrer com os armadores. Para o diretor de Cabotagem da TGA, Álvaro Fagundes, o foco da operadora logística é a carga fracionada. “Do total da carga do modal rodoviário presente no mercado, com potencial para migrar para a cabotagem, 25% é fracionada”, afirma o executivo. Antenada com o crescimento de 12% do setor de cabotagem no 1º semestre deste ano, a empresa já se prepara para o segundo semestre, de olho na otimização dos negócios.

“Mas nosso interesse não é apenas no business da cabotagem”, ressalta Adilson Santos, lembrando que a cabotagem possui hoje o menor custo de transporte (T/km), o menor custo de seguro, menos avarias e sinistros e o menor consumo de combustível entre todos os modais. “Estamos nos alinhando a um modal econômico, seguro, sustentável e que promove menos poluição e desgaste da malha rodoviária”, explica o diretor.

Por conta desta aposta, a TGA Cabotagem já se considera a todo vapor, operando, a partir do Porto de Santos, suas linhas fracionadas door to door (porta a porta), tanto no FCL (Full Container Load) como no LCL (Less Than a Container Load).

As mercadorias são coletadas nas regiões Sul e Sudeste e embarcadas, regular e semanalmente, com destino aos portos de Manaus/AM (14 dias de navegação) e Suape/Recife/PE (3 dias de navegação), e quinzenalmente para o porto de Belém/PA (12 dias de navegação). O transporte das cargas é feito em carretas próprias para contêineres de 20’ ou 40’, de 1, 2 ou 3 eixos, com seguro completo porta a porta. A armazenagem também pode ser feita na origem, em Osasco/São Paulo, onde fica a sede da empresa, e no destino. Além disso, há todo um controle de processos, onde são estabelecidos prazos junto aos clientes, para recebimento da agenda, confirmação da viabilidade dos terminais nos portos, motoristas com documentação em dia e monitoramento das operações.

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